Acidente com balsa força adiamento em Fiji

0

Peterson ficou está garantido no terceiro round do evento. Foto: Pierre Tostee/ASP.

A quinta-feira também foi de folga forçada nas Ilhas Fiji. A balsa que faz o transporte até a Ilha de Tavarua ficou encalhada e provocou o adiamento da repescagem do Quiksilver Pro.

 

A expectativa é recomeçar a competição às 8 horas da sexta-feira no arquipélago de Mamanuca (18 horas de quinta-feira no horário de Brasília).

 

Apesar de menores, as esquerdas em Cloudbreak continuam apresentando boas condições e os surfistas puderam aproveitar o treino extra.

 

Bom também para Neco Padaratz (SC) e Raoni Monteiro (RJ), que ganharam mais tempo para uma melhor adaptação ao enorme fuso horário de 14 horas a mais de Fiji para o horário de Brasília. Eles não competiram na primeira fase, pois só chegaram na noite de quarta-feira e torciam para que o evento não fosse iniciado no primeiro dia.

 

O paranaense Peterson Rosa, o cabofriense Victor Ribas e o potiguar Marcelo Nunes, estrearam com vitórias na quarta-feira e avançaram direto para a terceira fase do Quiksilver Pro Fiji.

 

Mas, além de Neco e Raoni, o niteroiense Guilherme Herdy e o pernambucano Paulo Moura também encararam a repescagem, inclusive com os dois surfistas do Rio de Janeiro – Raoni e Herdy – sendo escalados na mesma nona bateria.

 

Os outros confrontos serão entre Brasil e Austrália, com Paulo Moura pegando Darren O?Rafferty na 11.a bateria e Neco Padaratz enfrentando Michael Campbell na 15.a e penúltima disputa por vagas para a terceira rodada da competição.

 

O hexacampeão mundial Kelly Slater foi derrotado pelo brasileiro Victor Ribas na primeira fase e inaugura a repescagem de “gala” do Quiksilver Pro 2004.

 

Além dele, três dos quatro campeões da história do WCT nas Ilhas Fiji também disputam o tudo ou nada da segunda fase: os australianos Mark Occhilupo (1999), Luke Egan (2000) e Michael Lowe (2002). Só o defensor do título, Andy Irons, venceu na primeira fase e passou direto para a terceira rodada neste ano.

 

O baiano Armando Daltro, há três anos sem um patrocinador principal, não pôde comparecer ao Quiksilver Pro por falta de verba para custear a cara viagem até o arquipélago de Fiji.

 

De acordo com Vitor Alves, manager de Raoni Monteiro, o atleta não conseguiu embarcar no vôo do dia 22 porque sua esposa, grávida de cinco meses, passou por um grave problema de saúde.

 

“Ele embarcou no vôo seguinte, no dia 24, onde encontrou com Neco Padaratz. Ambos chegaram em Fiji na data do evento, mas devido a falta de botes disponíveis para o traslado naquele horário foi impossível chegarem a tempo de disputar o primeiro round”, conta Alves.
  
Já Neco Padaratz pegou uma forte gripe e na sexta à noite, um dia antes de seu vôo, ainda estava febril. “Se embarcasse naquele dia, ele poderia piorar ainda mais”, esclareceu Charles Padaratz, irmão do atleta.

 

Mais informações em nossas próximas atualizações.

 

Quiksilver Pro

 

Repescagem

 

1 Kelly Slater (EUA) x Isei Tokovou (Fiji)
2 Taj Burrow (Aus) x Tom Carroll (Aus)
3 Taylor Knox (EUA) x Dane Reynolds (EUA)
4 Michael Lowe (Aus) x Shane Powell (Aus)
5 C.J. Hobgood (EUA) x Luke Munro (Aus)
6 Mark Occhilupo (Aus) x Luke Hitchings (Aus)
7 Luke Egan (Aus) x Greg Emslie (AfrS)
8 Jake Paterson (Aus) x Eric Rebiere (Fra)
9 Guilherme Herdy (Bra) x Raoni Monteiro (Bra)
10 Dean Morrison (Aus) x Nathan Webster (Aus)
11 Paulo Moura (Bra) x Darren O’Rafferty (Aus)
12 Pat O’Connell (EUA) x Troy Brooks (Aus)
13 Damien Hobgood (EUA) x Toby Martin (Aus)
14 Lee Winkler (Aus) x Kalani Robb (Haw)
15 Michael Campbell (Aus) x Neco Padaratz (Bra)
16 Sunny Garcia (Haw) x Tom Whitaker (Aus)