Owl Chapman

Acidente em Sunset

Owl Chapman, Sunset, North Shore de Oahu, Havaí.

1200x675
Owl Chapman é resgatado rapidamente em Sunset. Foto: Tracy Yamato.

 

Na última segunda-feira (23), o renomado mestre das gunzeiras e surfista veterano do North Shore de Oahu, Havaí, Owl Chapman, acidentou-se no maior dia da temporada em Sunset Beach.

Own fraturou o fêmur tomando uma lipada pesada em Sunset pela manhã. Havia muita gente na água, pois o mar estava clássico, com séries maiores de 3 metros e vento do quadrante sul, que deixa as direitas do North Shore totalmente épicas. 

 

Muitos amigos estavam na água e vários assistiram ao acidente, prestando socorro imediatamente. Os salva-vidas chegaram rápido e todos ajudaram a vítima a sair do mar de certa forma, já que o shorebreak estava pesado. 

 

Eu optei em surfar Jockos, que também estava grande, com muitas séries fechando o canal até Chuns Reef. Observava o mar de manhã em Sunset, pois sabia que lá estaria de bom, mas por ser o primeiro swell grande da temporada e prestes a rolar dois campeonatos em breve, o crowd estava intenso e resolvi ir para outro lugar. 

 

1403x956
Shaper e lendário surfista, ele ainda encara os maiores dias da temporada aos 67 anos. Foto: Reprodução.

 

Durante a manhã de altas ondas em Jockos, não tive como não reparar o som da ambulância  passando pela estrada em direção a Sunset. Cheguei a pensar que alguém tinha se machucado surfando, mas não imaginaria que fosse o Owl. Inclusive eu o vi passando com seu carro enquanto eu checava as ondas antes de cair no mar. 

 

Para quem está acostumado a surfar no North Shore, é comum escutar a ambulância quando o mar sobe. Quando saí da água, fui cumprimentar meus amigos salva-vidas e fiquei sabendo do acidente. Muita gente está chateada nesse momento e postando homenagens via mídia social.

 

Owl é muito querido no Havaí, pois além de ser um dos surfistas mais antigos que ainda surfa quando mar está grande, ele faz as melhores pranchas para essa onda em particular. Suas pranchas predominam no outside de Sunset e quase todos os surfistas têm uma gunzeira do velho Own Chapman em seus quivers. 

 

Infelizmente, com sua idade (67), sua recuperação será muito lenta e provavelmente ele não voltará mais a surfar no local que ele mais ama na vida. O que dá mais pena é saber que agora é a época do ano em que ele mais trabalha, pois é início de temporada e muitos optam em fazer suas pranchas em última hora, além dos turistas que vêm para a temporada. 

 

1200x800
Ricardo Taveira com uma prancha fabricada por Chapman: as melhores para Sunset Beach. Foto: Arquivo pessoal.

 

Infelizmente, um dia tão especial com altas ondas ficou marcado por um momento triste para a comunidade do surfe do North Shore.

 

Tenho certeza que todos estão sentindo a mesma tristeza que eu agora, e o sentimento bom que um dia de altas ondas nos traz, não é o mesmo quando um de nós se machuca. Força, Own Chapman!

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apnéia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surfe e ecoturismo no North Shore de Oahu. A Hawaii Eco Divers oferece serviços de viagem completo, incluindo acomodações, transporte, atividades turísticas e total assistência aos brasileiros que pretendem viajar ao Hawaii. Para saber mais, acesse Hawaii Eco Divers.

Exit mobile version