Adélia Camargo fatura sétimo título no A Tribuna

0

Heitor Pereira foi o grande nome da etapa. Foto arquivo: Paulo Kid.
Com uma vitória garantida antes mesmo do início das finais, a Escola Adélia Camargo Correia, de Guarujá, comemorou o sétimo título consecutivo no oitavo Circuito A Tribuna Colegial, o mais importante campeonato do país no gênero, encerrado no último  domingo (19/10), na praia do Tombo, Guarujá.

 

A competição, com o patrocínio da AntiQueda, reuniu 175 atletas de escolas de Bertioga até Peruíbe e teve praia cheia, com sol e ondas com boa formação, chegando até 1,5 metros na série.


Os campeões, com um time formado por grandes talentos do surf, somaram 115 pontos, mais do que o dobro do Don Domênico, outro colégio de Guarujá, com 59. Nas disputas individuais, os guarujaenses também dominaram os títulos, levando na Júnior (até 18 anos), com Tiago Lima, da Domingos José de Souza; na Mirim (limite de 16 anos), com Júnior Faria, do Don Domênico; e na Iniciantes (máximo 14 anos), com Emerson Silva, do Paulo Freire.


Só no Feminino Praia Grande ficou com uma conquista, festejada por Kátia Moura, do Francisco Martins Santos. Na outra disputa que empolgou o público, o College Girl AntiQueda, a aluna Thayane Araújo, do Itá, de São Vicente, foi a escolhida como a mais bonita da praia.


Novamente, a competição foi considerada um sucesso, tanto de público quanto de participação de atletas. ?Cada vez mais esse campeonato vem atraindo a atenção das escolas e isso aproxima mais o esporte com a educação, o que é o nosso objetivo desde o começo.

 

O Circuito A Tribuna vem melhorando a imagem do surf e isso é muito importante para a formação de novos talentos?, afirmou Marcelo Kassardjian, diretor da surfwear AntiQueda, marca com sede em Santos, que patrocina o A Tribuna desde o seu início em 1996.


Na disputa por escolas, o Adélia garantiu a vitória na etapa ainda na semifinal. Das 16 etapas disputadas até hoje no A Tribuna Colegial, o colégio faturou nada menos que 15.

 

?Só não levamos na estréia do campeonato, porque não participamos?, festejou o coordenador do Adélia, Pedro Luiz Gomes. ?Estávamos bastante ansiosos, porque na etapa passada vencemos por uma pequena diferença e a expectativa de manter a hegemonia era muito grande?, comentou.
       

?Mas, competimos confiantes no trabalho que desenvolvemos e nos nossos atletas que são tops de linha?, acrescentou Gomes. Segundo ele, o investimento na modalidade será mantido para 2004. Além de dar bolsa para os surfistas que são destaques nos circuitos paulista e brasileiro, a escola conta com a experiência do técnico Paulo Kid, para coordenar o time no A Tribuna.


Único tetracampeão do Circuito (venceu duas vezes na iniciantes e duas na Mirim), o guarujaense Heitor Pereira, do Adélia Camargo Correia, foi o grande nome na etapa. Apesar de não ter chances de faturar o seu quinto título, desta vez na categoria Júnior, por ter ido mal na etapa de abertura – cometeu interferência e foi desclassificado nas quartas-de-final, ele entrou na etapa disposto a garantir a vitória, para se despedir da carreira amadora em grande estilo.


?A partir de agora, vou me dedicar à categoria Profissional. Tenho chances de entrar no SuperSurf de 2004 e vou me dedicar muito até o final do ano. Mas queria muito terminar essa fase da minha vida com a vitória no A Tribuna, onde tive muitas alegrias e também ajudar a minha escola a ser novamente campeã. Graças a Deus deu tudo certo?, afirmou Heitor, que assegurou a melhor nota do evento, um 8,5, e na final venceu com tranquilidade.


A briga ficou mesmo para o segundo lugar e para o título. Três surfistas tinham chances de ficar com o caneco. Tiago Lima era o mais cotado, porque vinha de vitória na primeira etapa, mas tinha como rivais o também guarujaense Eduardo Oscar (Ceesma) e o bertioguense Ronisson de Jesus (Willian Aureli).

 

Quem se destacou foi Victor Juns (Instituto Brasília), ficando em segundo lugar. Eduardo Oscar bem que tentou, mas só ficou em terceiro lugar, seguido por Tiago, que com a colocação assegurou o seu primeiro título na carreira.


?Surfei mal na final, não achei as ondas e passei um sufoco. Eu não tinha feito as contas de qual posição precisaria, só queria chegar na frente dos meus rivais. Sabia que o Heitor estava fora da briga, mas durante a bateria, fiquei com medo de perder o título?, disse Tiago, que tem 18 anos e cursa o segundo ano do Ensino Médio. ?Em 2004, se conseguir patrocínio, vou virar profissional?, afirmou o competidor, que também ganhou o troféu de revelação da etapa.
 
Depois de viver anos à sombra de outros dois grandes talentos, o também guarujaense Adriano Mineirinho, e o ubatubense Hizunomê Bettero, o novo campeão Mirim do A Tribuna, Júnior Faria finalmente vem colhendo os resultados. Esta foi a sua quarta importante conquista no ano. Já garantiu o título paulista Júnior, por antecipação, foi vice-campeão brasileiro mirim e o quinto colocado no ISA World Júnior Championship, também entre os mirins, em Durban, na África do Sul.
       

?Acho que estou conquistando tudo o que não consegui antes. Eu sempre era vice, terceiro colocado, ficava entre os cinco. Agora, estou feliz?, disse Júnior, que está com 16 anos e estuda no segundo ano do Ensino Fundamental. ?Não sou bom aluno, mas dá para quebrar o galho?, afirmou Júnior, que venceu a etapa para garantir o título.
       

Sem o vencedor da primeira fase, Emerson Piai (Reynaldo Kuntz Bush), que perdeu na semi, ele teve uma disputa acirrada com o bertioguense Jefferson Silva (Willian Aureli) e o também guarujaense Ricardo Silva (Tancredo Neves), outros grandes nomes do surf brasileiro.


Júnior saiu na frente e Jefferson virou o resultado, passando de quinto para a liderança. Mas na sequência o campeão deu o troco e colocou ordem na casa, com uma nota 7. Quando já começava a festejar, nos segundos finais, Ricardo Silva pegou uma boa onda e veio até a areia. Precisava tirar 8,85 para vencer e ficar com o título e bateu na trave, ficando com nota 8. O surfista de Praia Grande, Clodoaldo da Veiga (Francisco Martins Santos), que foi o 5º colocado, ficou com o troféu de revelação da categoria. 
 
Entre os iniciantes, Emerson Silva também aproveitou a vantagem de estar competindo em casa e não deu chances aos adversários, repetindo a vitória da etapa de abertura, com 100% de aproveitamento. Ele saiu na frente e antes mesmo da metade da bateria ratificou a vitória, com uma nota 7,25 pontos. O campeão de 2002, Fabrício Caraça (Adélia Camargo Correia) era o principal concorrente, mas repetiu o segundo lugar da etapa inicial.

 

?Não foi fácil não. Dei sorte na escolha das ondas?, afirmou Emerson, que está com 14 anos, cursa a 6ª série do Ensino Fundamental e no surf é treinado pelo técnico Ademir Silva. Nesta categoria, o surfista revelação foi Willian Marroco (Estina Batista), de Praia Grande.
 
Com uma final só com atletas novatas, Katia Moura repetiu a vitória da primeira fase deste ano. Desta vez, ela teve uma disputa acirrada com a estreante Tamilyn Saito (Evolução), de Itanhaém, que começou na frente. No final, a diferença foi de apenas 0,60 ponto ? 6,25 a 5,65.

 

Aos 15 anos e cursando o primeiro ano do Ensino Médio, a campeã também ganhou no quesito simpatia. Sempre com um grande sorriso no rosto, ela pulou muito ao saber da vitória. ?Sou uma excelente aluna na escola e agora campeã colegial. Só falta ganhar um patrocínio para poder competir mais?, disse Katia.
 

Logo após as disputas nas ondas, um grande público se concentrou junto ao palanque fixo construído pela Prefeitura de Guarujá, para prestigiar três importantes ações ? a eleição da college girl AntiQueda, a estudante mais bonita da praia, a premiação dos vencedores da etapa e do Circuito e a homenagem que o Grupo A Tribuna prestou aos irmãos Cangiano, precursores na criação da estrutura dos campeonatos de surf.

 

Os quatro irmãos, Sérgio, 48 anos, Carlos Ika, 47, Lúcio, 46 e Aldo, 41, receberam troféus pelo grande incentivo que deram para a estruturação da modalidade. Foram eles que fundaram em 1979, a Associação de Surf de Santos, a primeira entidade representativa dos atletas e também organizaram os pioneiros campeonatos colegial e universitário.

 

?Para nós é uma honra essa lembrança, ainda mais num campeonato tão bem estrutura, que eleva a imagem do surf?, comentou Ika.

No desfile college girl, Thayane Araújo foi a vencedora, deixando em segundo lugar a vicentina do Zulmira Lambert, Stephanie Silva, que também foi destaque nas ondas, chegando à final da categoria Feminino.

 

?Tivemos uma etapa perfeita, com sol, ondas, grande público e surfistas de grande qualidade. Nossa intenção é sempre manter este nível?, destacou Bueno, que também comanda outro evento esportivo que movimenta toda a região, os 10 KM Tribuna FM.
       

Resultado do evento
 
Júnior (até 18 anos)

 

1 Heitor Pereira – Adélia Camargo Correia (Guarujá)
2 Victor Juns – Instituto Brasília (São Vicente)
3 Eduardo Oscar – Ceesma (Santos)
4 Tiago Lima – Domingos José De Souza (Guarujá)
5 Bruno Caraça – Adélia Camargo Correia (Guarujá)
6 Ronisson De Jesus – Willian Aureli (Bertioga)
Revelação – Tiago Lima
 
Mirim (até 16 anos)

 

1 Júnior Faria – Don Domênico (Guarujá)
2 Ricardo Silva – Tancredo Neves (Guarujá)
3 Jefferson Silva – Willian Aureli (Bertioga)
4 Flávio Nakagima – Paulo Freire (Praia Grande)
5 Clodoaldo Da Veiga – Francisco Martins Santos (Praia Grande)
6 Rafael Batista – Itá (São Vicente)
Reveleção – Clodoaldo Da Veiga
 
Iniciantes (até 14 anos)

 

1 Emerson Silva – Paulo Freire (Guarujá)
2 Fabrício Caraça – Adélia Camargo Correia (Guarujá)
3 Bruno Marques – Duque De Caxias (São Vicente)
4 Caio Do Carmo – Vera Cruz (Mongaguá)
5 Magno Pacheco – Jacinto Narducci (Guarujá)
6 Willian Marroco – Estina Batista (Praia Grande)
Revelação – Willian Marroco
 
Feminino

 

1 Katia Moura – Francisco Martins Santos (Praia Grande)
2 Tamilyn Saito – Evolução (Itanhaém)
3 Georgia Paschoal – Objetivo (Guarujá)
4 Stephanie Silva – Zulmira Lambert (São Vicente)
5 Jéssica Marques – Itá (São Vicente)
6 Karen Rodrigues – Raquel De Castro (Guarujá)
 
Escolas

1 Adélia Camargo Correia (Guarujá) – 115
2 Don Domênico (Guarujá) – 59
3 Francisco Martins Santos (Praia Grande) – 55
4 Domingos José De Souza (Guarujá) – 50
5 Itá (São Vicente) – 49
6 Paulo Freire (Guarujá) – 48
  
Ranking final 2003

 
Júnior (até 18 anos)

 

1 Tiago Lima – Domingos José De Souza (Guarujá) 1.729
2 Eduardo Oscar – Ceesma (Santos) 1.620
3 Victor Juns – Instituto Brasília (São Vicente) 1.490
4 Ronisson De Jesus – Willian Aureli (Bertioga) 1.319 
 
Mirim (Até 16 anos)

1 Júnior Faria – Don Domênico (Guarujá) 1.810
2 Ricardo Silva – Tancredo Neves (Guarujá) 800
3 Jefferson Silva – Willian Aureli (Bertioga) 1.466
4 Flávio Nakagima – Paulo Freire (Praia Grande) 1.458 
 
Iniciantes (Até 14 anos)

 

1 Emerson Silva – Paulo Freire (Guarujá) 2.000
2 Fabrício Caraça – Adélia Camargo Correia (Guarujá) 1.800
3 Bruno Marques – Duque De Caxias (São Vicente) 1.400
4 Caio Do Carmo – Vera Cruz (Mongaguá) 1.385 – 
 
Feminino

1 Katia Moura – Francisco Martins Santos (Praia Grande) 2.000 –
2 Jéssica Marques – Itá (São Vicente) 1.466
3 Gisele Leite – Liceu Santista (Santos) 1.431 –
4 Karen Rodrigues – Raquel De Castro (Guarujá) 1.121 
 
Escolas

 

1 Adélia Camargo Correia (Guarujá)  2.000
2 Don Domênico (Guarujá) 1.800
3 Itá (São Vicente)  1.556
4 Francisco Martins Santos (Praia Grande) 1.466