A Tribuna Colegial

Adélia faz a festa

0

O Colégio Adélia, do Guarujá, voltou ao lugar mais alto do pódio no 22º A Tribuna de Surf Colegial, disputado no último domingo (19), na praia do Tombo, Guarujá (SP).

 

Com atletas em três das quatro finais e uma dobradinha na feminina, a equipe orientada pelo técnico André Cação comemorou o 14º título. Destaque, também, para a EE. N.S. Navegantes, no bairro Santa Cruz dos Navegantes, a Pouca Farinha, que terminou em quarto lugar geral, com dois vitoriosos no evento.

 

No individual, três surfistas repetiram as vitórias do ano passado, com destaque para Louisie Frumento, do time campeão, que chegou ao terceiro título seguido da Feminina (sub-18), igualando-se a outras três atletas, Jaqueline Diniz, Claudia Gonçalves e Julia Santos.

 

Na Júnior (sub-18), o atual bicampeão paulista estadual, Alax Soares, da N.S. Navegantes, ergueu o troféu pelo segundo ano seguido. Gustavo Giovanardi, do Objetivo Praia Grande, também garantiu o bi na Iniciante (sub-14), enquanto que Tarcysio Souza, também da Navegantes, foi o único estreante entre os vitoriosos, na categoria Mirim (sub-16).

 

No total, foram 36 escolas competindo, com representantes de Ilha Comprida a São Sebastião, incluindo grandes destaques da nova geração paulista. Mesmo com chuva, a praia ficou agitada, com as equipes na areia e muita torcida pelos atletas e equipes uniformizadas.

 

“Mais um ano, sucesso de novo, graças aos parceiros que a gente consegue, como a Unaerp, que foi patrocinadora e fez serviço de fisioterapia nos atletas, para poder mostrar para essa garotada do surfe, que educação anda junto com o esporte e fortalece a cidadania”, disse o gerente de marketing da Tri FM, Davidson Iuspa coordenador do evento.

 

A primeira final no mar foi a da Iniciante. Gustavo Giovanardi repetiu a vitória, com as duas melhores notas da decisão, 6.17 e 6.50. George Alves, do Colégio Vertex, de Santos, ficou em segundo lugar, seguido do atual campeão guarujaense da categoria e filho do ícone Amaro Matos, Derek Matos, do Don Domênico, e Victor Santos, da EMEF Pref. Antonio Fernando dos Reis, de São Vicente.

 

“Estou super feliz com essa vitória, por conquistar esse bicampeonato. Mar difícil e acabei achando boas ondas na final e queria agradecer a minha família e meus apoios”, vibrou Gustavo.

 

Na Feminina, Louisie também foi superior do início ao fim, abrindo boa vantagem sobre Melissa Policarpo, também do Adélia. Biana Maila, que veio de Ilha Comprida, representando a EE P. Judith Santana Diegues, voltou a subir no pódio do evento, em terceiro, seguida da campeã santista Isadora Parra, do Aristóteles Ferreira.

 

“Fechei o ano com chave de ouro e é a primeira vez que sou três vezes campeã de um campeonato, ainda mais o A Tribuna que tem história e eu também acabei entrando para a história da categoria”, disse a surfista, que faz parte do Instituto Gabriel Medina, em Maresias, e este ano foi campeã sub-18 do Brasileiro Feminino em Ubatuba e terceira no Sul-Americano Pro Junior.

 

Na Mirim, o resultado mais emocionante. Depois de uma bateria muito equilibrada, Tarcysio Souza virou nos momentos finais sobre Gustavo Mattos, do EE Dr. Abrahão Jacob Lafer, de Praia Grande. O campeão de 2016, Luan Hanada, do Objetivo Guarujá, ficou em terceiro dessa vez, com Samuel Alves, do Adélia, em quarto. “Foi uma vitória muito importante e eu dedico ao meu treinador, o Ademir Silva e a todo mundo da Pouca Farinha, que vem na mesma correria que eu, passando sufoco, mas sempre na praia, com objetivo de crescer”, comemora.

 

Também da “Pouca Farinha”, Alax Soares enfrentou dois amigos e companheiros diários de treinos, Ihgor Sant’Ana, do Adélia, e Júnior Siqueira, da EE Luiza Macuco. Giovani Pontes, do Adélia, que já foi campeão do A Tribuna, terminou em quarto. “O ano está sendo incrível para mim. Foi melhor do que imaginei, mas vinha trabalhando muito para colher bons frutos e espero, ano que vem, continuar no mesmo ritmo na categoria profissional”, fala.

 

“É bem difícil competir com os amigos, porque estamos no dia a dia do treino e eles sabem todas as estratégias, mas graças a Deus foi tudo certo. Escolhi um pico isolado da galera e consegui levar a melhor”, complementou o surfista, que teve as duas melhores notas da final, um 6.83 e um 7.50.

 

Ainda no evento, foi realizada a homenagem ao surfista Ronaldo Hipólito, o Pardal, por sua trajetória no surfe. Ele recebeu a placa das mãos do historiador do surf, Diniz Iozzi, também apelidado do Pardhal.

 

“O que vi aqui hoje foi fantástico. Na minha época, o surfe era motivo de apreensão para os pais, mas vi uma festa linda com os familiares incentivando os jovens a seguirem no esporte. Fiquei muito feliz”, ressaltou Pardal, fazendo questão de citar a presença do mentor no surfe e, segundo ele, primeiro big rider de Guarujá, Guaracy Pedro Moraes, hoje secretário adjunto de Esportes de Guarujá.
 
Resultados

 

Escolas

1 Colégio Adélia (Guarujá)
2 Colégio Don Domênico (Guarujá)
3 Objetivo Guarujá
4 EE N.S. Navengantes (Guarujá)
 
Júnior

 

1 Alax Soares – EE N.S. Navegantes (Guarujá)
2 Ihgor Sant’Ana – Colégio Adélia (Guarujá)
3 Júnior Siqueira – EE Luiza Macuco (Guarujá)
3 Giovani Ponte – Colégio Adélia (Guarujá)
 
Feminina

 

1 Louisie Frumento – Colégio Adélia (Guarujá)
2 Melissa Policarpo – Colégio Adélia (Guarujá)
3 Bianca Maila – EE P. Judith Santana Diegues (Ilha Comprida)
4 Isadora Parra – Aristóteles Ferreira (Santos)
 
Mirim

 

1 Tarcysio Souza – EE N.S. Navegantes (Guarujá)
2 Gustavo Mattos – EE Dr. Abrahão Jacob Lafer (Praia Grande)
3 Luan Hanada – Objetivo Guarujá
4 Samuel Alves – Colégio Adélia (Guarujá)
 
Iniciante

 

1 Gustavo Giovanardi – Objetivo Praia Grande
2 George Alves – Colégio Vertex – (Santos)
3 Derek Matos – Don Domênico (Guarujá)
4 Victor Santos – EMEF Pref. Antonio Fernando dos Reis (São Vicente)