Apesar de parar nas semifinais da terceira e última etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, o cearense Adilton Mariano fez a festa em Saquarema. Ao chegar à semifinal, Adilton atingiu a marca de 1.700 pontos e só poderia ser superado no ranking pelo carioca Pedro Henrique, que precisava disputar a final para vencer a disputa, mas também parou na semifinal, como o cearense.
Clique aqui para ver o vídeo
O título, depois de três etapas da Seletiva, valeu o prêmio Petrobras nas Ondas ? uma passagem para Mentawai, com ajuda de custo de US$ 1.5 mil. A etapa foi vencida por Bruno Santos, de Niterói, que derrotou na final o catarinense Beto Mariano por 12,17 a 10,97, em boas ondas de cerca de meio metro da praia de Itaúna, e faturou o prêmio de R$ 10 mil.
O domingo foi reservado para as três fases decisivas. Depois de dois dias de condições pesadas e ondas de até 2 metros, o mar baixou,
mas manteve a qualidade, ratificando o apelido de Maracanã do Surfe. As disputas começaram com o paraibano Jano Belo e Messias Félix, que já haviam sido eliminados, ainda na liderança do ranking, empatados em primeiro lugar.
Porém, Adilton, Pedrinho e o paulista Bruno Moreira podiam ultrapassá-los. E foi o que aconteceu logo nas quartas-de-final. Adilton passou pelo jovem surfista de Saquarema Eduardo Rollins, enquanto Pedrinho superou o baiano Franklin Serpa. Já Bruno Moreira perdeu para o fluminense Bruno Santos, deixando o título entre o cearense e o carioca. Na outra bateria desta fase, o catarinense Beto Mariano derrotou o cearense Felipe Martins.
Caso parassem nas semifinais, o título iria para Adilton. Foi exatamente o que aconteceu. Bruno Santos achou um tubo quase no
final para garantir a vitória e a vaga na final sobre Adilton por 11,20 a 10,30 pontos. Pedrinho entrou na água pressionado, sabendo que precisava vencer para garantir o título e a sonhada passagem para Mentawai.
Beto Mariano largou na frente e obrigou o carioca a usar a tática de esperar uma onda que desse uma nota muito alta. A onda não veio e Adilton pôde comemorar após a vitória do catarinense por 13,5 a 8,1.
“Ir para Mentawai é o sonho de qualquer surfista. Antes da bateria e falei para o Beto ir lá e quebrar as ondas. Honrar o nome Mariano. Ele surfou muito o campeonato inteiro. É uma emoção muito grande conseguir este título, principalmente depois de no ano passado eu ter sentido na pele exatamente o inverso”, disse Adilton, lembrando que ao ser eliminado nas semifinais seu conterrâneo Messias Félix ganhou o prêmio Petrobras nas Ondas (uma passagem para Austrália).
Bruninho por sua vez comemora o melhor ano de sua vida profissional. O surfista de Niterói venceu a etapa do Tahiti do WCT e já tinha chegado à duas finais no Brasil, uma no SuperSurf e outra no Estadual do Rio.
“Ser campeão em Saquarema ainda tem um sabor especial. Poder comemorar com toda a minha família e alguns grandes amigos como o Raoni”, disse, pouco antes de dar um beijo na filha Sophia e na mulher Deborah.
Além do título do Petrobras nas ondas, Adilton Mariano assumiu a liderança do Brasil Tour, a divisão de acesso do surfe brasileiro, com 2.863 pontos. A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino foi quarta e última etapa do Brasil Tour, que ainda depende dos resultados de competições regionais para decidir seu título e os surfistas que subirão para o SuperSurf em 2009. O paulista Diego Santos está em segundo, com 2.738 e Pedro Henrique aparece em terceiro, com 2.669.
Os 10 primeiros colocados da Seletiva Petrobras também garantiram vaga no Festival Petrobras de Surfe, que acontece em dezembro, reunindo ainda as 10 melhores do Circuito Petrobras de Surfe e os 10 mais bem classificados no ranking do Petrobras Longboard Classic.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino tem o patrocínio da Petrobras, com o apoio da Lui Lui e Prefeitura de Saquarema. É uma realização da Abrasp, com a organização da Maxsports.
Resultados da terceira etapa da Seletiva Petrobras
1 Bruno Santos (RJ)
2 Beto Mariano (SC)
3 Adilton Mariano (CE)
3 Pedro Henrique (RJ)
5 Eduardo Rollins (RJ)
5 Bruno Moreira (SP)
5 Felipe Martins (CE)
5 Franklin Serpa (BA)
9 Guga Arruda (SC)
9 Thiago Souza (CE)
9 Jerônimo Vargas (RJ)
9 Odirley Coutinho (SP)
Ranking da Seletiva Petrobras 2008
1 Adilton Mariano (CE), 1.700 pontos
2 Pedro Henrique (RJ), 1.604
3 Messias Félix (CE), 1600
3 Jano Belo (PB), 1600
5 Guga Arruda (SC), 1.530
6 Renato Galvão (SP), 1.484
7 Hizunome Bettero (SP), 1.450
8 Jean da Silva (SC), 1.350
8 Rudá Carvalho (BA), 1.350
10 David do Carmo (SP), 1.348