Circuito Cearense

Adilton Mariano dá show

Adilton Mariano, Long Bong Surf 2013, Ponte Metálica, Fortaleza (CE)

 

Adilton Mariano abusou das boas manobras no Long Bong Surf 2013 e faturou o título da categoria Profissional. Foto: Edvan de Sousa.

No último feriadão, os amantes do surf puderam conferir um verdadeiro show de manobras radicais protagonizado pelos melhores atletas do Ceará e de outros estados que compareceram à Ponte Metálica, Fortaleza, para disputar o Long Bong Surf Ponte, etapa que ganhou status de tradicional no calendário do surf cearense.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Na disputa 12 títulos e os destinos de muitos que apostam suas vidas no esporte. E o grande campeão da principal categoria do evento, a Profissional, foi o atleta local da praia do Futuro, Adilton Mariano. 

 

No sábado ele já havia mostrado que estava em sintonia com as ondas da Ponte Metálica. Mas, foi no último dia da competição que Adilton apresentou todas as suas armas.

 

Na semifinal, conquistou uma virada sensacional nos segundos finais da bateria, tirando das mãos de Pablo Paulino a vaga na final que parecia certa. Depois foi a vez de enfrentar a bateria mais esperada de toda competição, a final. Foi nesse momento que deu pra ver que Adilton estava em uma tarde inspirada. 

 

Em sua primeira onda conseguiu uma nota na casa dos sete pontos que o colocou na liderança da bateria. A partir daí ele manteve a liderança, mesmo com o local de Iparana, Thiago de Sousa, fazendo uma nota acima de oito. Por ter cometido uma interferência, Thiago acabou ficando com a segunda colocação. A terceira e a quarta colocação ficaram com Diego Mendes e José Milton, respectivamente.

 

“Estou muito feliz. Tracei uma estratégia que reflete bem o momento que estou vivendo em minha carreira. Minha intenção foi de diversificar as manobras e buscar variar ao máximo as manobras, por isso, eu dividia a bateria em dois momentos: na primeira metade da bateria eu ficava mais para o Havaizinho da Ponte, depois eu descia um pouco mais. Assim pude aproveitar dois estilos de onda diferente e aumentar a possibilidade de diversificar minha apresentação”, declarou Adilton. E ele ainda completou suas palavras falando como foi sua preparação para essa vitória:

 

“Venho perseguindo um bom resultado há algum tempo e essa vitória veio em uma hora muito oportuna. Pra mim é uma resposta de que tudo o que tenho feito está dando resultado. Todo o empenho nas surf trips como a do Havaí e a da China e Indonésia, como também o treinamento físico, espiritual e psicológico tem se refletido em um melhor desempenho nas competições e no freesurf”, finalizou o campeão.

 

Entre os amadores o grande campeão da Open, a principal categoria entre os aspirantes a profissionais, foi o local da praia do Titanzinho, Rafael Venuto, que surfou muito para superar Thomas Demétrio, Juvemar Silva e Jhone Fran, respectivamente segundo, terceiro e quarto colocados.

 

“Minha estratégia foi buscar sempre o domínio do pico para pegar as melhores ondas e não deixá-las para meus adversários. Graças a Deus deu certo e agora é só comemorar com minha família e meus amigos”, declarou Venuto.

 

Entre os mais experientes, melhor para Cardoso Jr. que dominou a Kahuna, Alexandre Rodrigues que extrapolou na Senior e Rogério Dantas que quebrou tudo na Master.

 

Já a categoria mais clássica de todas, o grande campeão foi Geraldo Lemos. Considerado um dos melhores longboarders do Brasil, Geraldinho tem se consolidado nessa categoria sendo o cara a ser batido em todas as etapas regionais e locais as quais participa.

 

Entre os Juniores, o grande vencedor foi o local da praia do Iguape, Luiz Silva, que mostrou um surf agressivo e arrojado para arrancar as maiores notas dos árbitros e levar o título para sua praia, localizada a 50 km da capital cearense.

 

Na Mirim e na Iniciante os vencedores foram Jannifer de Souza e Matheus Ramos, respectivamente. E na Infantil, o grande vencedor entre os meninos foi o pequeno Thiago Eduardo, com Juliana Sousa faturando entre as meninas.

 

Long Bong Surf Ponte Durante três dias os cearenses e os muitos turistas que passaram pela Ponte Metálica, um dos principais pontos turísticos do estado do Ceará, tiveram a oportunidade de vivenciar o melhor da cultura surf. 

 

Manobras radicais, protagonizadas por alguns dos principais atletas do Nordeste e do país, concurso de beleza, com direito a beldades amantes do surf e muita Surf Music, com a Banda Maverick, em um verdadeiro festival.

 

Para muitos dos presentes a Ponte Metálica é um verdadeiro patrimônio cultural do surf cearense e o retorno dos campeonatos ao tradicional pico alencarino mantém viva a cultura, a memória e a história do esporte que, apesar de ter ficado dez anos afastado de um de seus principais berços, retorna para reclamar o seu lugar de destaque no cenário regional do esporte dos reis polinésios, como explica Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará:

 

“Em nenhuma outra praia o público fica tão próximo dos atletas. Na Ponte os fãs estão praticamente ao lado de seus ídolos, fazendo com que os competidores assumam o merecido lugar de destaque. Além disso, a Ponte Metálica sempre foi uma referência para o surf cearense a nível nacional e ver os tempos áureos do surf cearense se repetindo em uma festival com direito a música, concurso de beleza e show de surf é um privilégio. Viva o surf cearense!”, finalizou o dirigente.

 

O D’Cofibras Apresenta: Long Bong Surf Ponte contou com Patrocínio de LONG BONG Surf Wear, Governo do Estado (Através da Sesporte) e Prefeitura de Fortaleza. Apoio: Pranchas Coopsurf, Teccel, Procopy, Pirata Bar, Hotel Litoral, Red X e Reggae Club. Realização: Top 16 Promoções e Federação de Surf do Estado do Ceará.

 

Resultados


Profissional


1 Adilton Mariano

2 Thiago de Sousa

3 Diego Mendes

4 José Milton

 

Open


1 Rafael Venuto

2 Thomas Demétrio

3 Juvemar Silva

4 Jhone Fran

 

Junior


1 Luiz Silva

2 Rafael Tigrão

3 Jhone Fran

4 Deyvison Santos

 

Kahuna


1 Cardoso Junior

2 Marcos Aurélio

3 João Carlos

4 Jorge Gringo

 

Senior


1 Alexandre Rodrigues

2 Juvemar Silva

3 Sérgio Ricardo

4 Rogério Dantas

 

Master


1 Rogério Dantas

2 Alexandro Nogueira

3 Sérgio Ricardo

4 Flávio Sukita

 

Longboard


1 Geraldo Lemos

2 Demétrio Santos

3 Quest Silva

4 Marcelo Bibita

 

Open Feminino


1 Yanca do Santos

2 Yanca Costa

3 Thais Moraes

4 Juliana Sousa

 

Mirim


1 Jannifer de Souza

2 Davi Sobrinho

3 Eugênio Alves

4 Ronaldo de Souza

 

Iniciante Masculino


1 Matheus Ramos

2 Cauã Costa

3 Mathias Ramos

4 Raoni Ribeiro

 

Iniciante Feminino


1 Juliana Sousa

2 Yanca Costa

3 Letícia Cavalcante

4 Ariane Gomes

5 Raíssa Souza

 

Infantil


1 Thiago Eduardo

2 Lucas Bezerra

3 Cauã Costa

4 Cauã Lima

Exit mobile version