A quarta e última etapa do Hang Loose Surf Attack 2010 terminou neste domingo (24/10), em ondas de meio metro e formação irregular no Canto do Maluf, Guarujá (SP).
Clique aqui para ver as fotos das finais
Válido pelo campeonato paulista amador, o circuito revelou os campeões estaduais do ano nas categorias Júnior (sub-18), Mirim (sub-16), Iniciantes (sub-14), Estreantes (sub-12) e Petit (sub-10).
Gabriel Adisaka (Júnior), Filipe Toledo (Mirim), Edgard Groggia (Iniciante), Wesley Dantas (Estreante) e Samuel Pupo (Petit) sagraram-se campeões do circuito paulista amador de 2010.
Na decisão da etapa na categoria Júnior, Sidney Guimarães perdeu a chance de ficar com a taça do evento e do circuito.
O peruibense bem que tentou, mas não achou as ondas e terminou na quarta e última colocação.
Destaque da final, Maxsswell Ribeiro dominou a bateria e saiu campeão de Pitangueiras. O praiagrandense apostou nas direitas, aplicou várias manobras na onda da série e abriu a disputa com 7.25 pontos.
No decorrer do confronto, seus adversários Sidney Guimarães, Arthur Aguiar e Wesley Santos sentiram dificuldade para se posicionar no outside e não conseguiram notas expressivas.
Maxswell ficou mais para dentro do pico, achou outra boa direita faltando cinco minutos para o fim, descolou a rabeta em um pequeno aéreo, arrancou 6.50 dos juízes e garantiu o título da etapa. O peruibense Wesley Santos terminou como vice e o ubatubense Arthur Aguiar foi terceiro.
##
Com o resultado, Gabriel Adisaka, eliminado no último sábado, nas semifinais, ficou com o caneco do ano na Júnior, principal categoria do circuito.
Clique aqui para ver as fotos das finais
“Quero agradecer a Deus pela vitória. Não estava bem no ranking, mas acabou dando tudo certo e estou muito feliz. Agora é correr os eventos do Pro Junior em 2011 e pegar altas em Noronha”, comemora, emocionado, o ubatubense.
O Hang Loose Surf Attack premia os campeões Júnior e Mirim com uma passagem para a disputa do WQS de 2011 em Fernando de Noronha (PE). Filipe Toledo também faturou o passaporte para o evento.
Filipinho, que está no Peru, onde disputa ISA Games, garantiu antecipadamente o título do ano na terceira etapa, em Maresias.
Uma bateria emocionante marcou a decisão da categoria Mirim. Wesley Santos e os locais Deivid Silva e Victor Bernardo brigaram até o final do confronto pelo título.
Poucos minutos antes de soar a sirene, era difícil dizer quem sairia vitorioso. Mas Wesley assumiu a ponta ao quebrar uma onda da série e faturou a etapa. Deivid Silva (2º), Victor Bernardo (3º) e Marcos Correa (4º) completaram o pódio.
“Encontrei uma direita salvadora, acelerei, mandei um aéreo, finalizei com uma batida e consegui a vitória. Ano que vem vou correr todas as etapas do paulista para tentar ganhar o circuito”, diz o eufórico Wesley.
##
Na final da categoria Iniciante, Marcos Correa atropelou seus adversários Igor Moraes (2º), Leonardo Guimarães (3º) e Alcides Lopes (4º).
Clique aqui para ver as fotos das finais
Com apetite de campeão, o vicentino começou a bateria de forma arrasadora. Manobrou forte em duas ondas, fez notas altas (6.00 e 7.50) e dificultou qualquer tentativa de virada.
“Fiz as notas no começo e consegui administrar o resultado. Estou amarradão com a vitória. Quero agradecer a Deus e aos meus patrocinadores. Pretendo correr e me dar bem no brasileiro amador de 2011”, afirma Marcos.
Mesmo com a derrota nas quartas-de-final da etapa, o guarujaense Edgard Groggia acaba o ano no topo do ranking do circuito.
“Quero agradecer a Deus. O nível do paulista amador é forte e este título vale muito para minha carreira. Agora é comemorar”, festeja Groggia.
Na Estreante, Samuel Pupo roubou a cena e levou a etapa ao vencer a bateria final com certa facilidade. Líder do ranking, o ubatubense Wesley Dantas ficou com o vice-campeonato e assegurou o título na categoria. O catarinense Gustavo Ramos terminou em terceiro e o local Vitor Mendes amargou a última posição.
“É um circuito complicado. Tem muita gente boa e qualquer um tem chance de vencer. Estou bastante feliz e motivado para seguir minha carreira”, diz Wesley.
Na categoria Petit, Samuel Pupo foi impecável nesta e nas outras etapas. A vitória veio em bateria disputada contra o carioca Paulo Renato (2º), o local Eduardo Mota (3º) e o atleta de Bertioga Guilherme Lima (4º).
O pequeno gigante termina 2010 invicto. Ou seja, venceu as quatros disputas e faturou o circuito na categoria. “Nunca imaginei que fosse ganhar as quatro. Estou muito feliz”, festeja sob o olhar orgulhoso de sua mãe o jovem Pupo.
##
Resultados da quarta etapa do Hang Loose Surf Attack 2010
Júnior
1 Maxsswell Ribeiro
2 Wesley Santos
3 Arthur Aguiar
4 Sidney Guimarães
Mirim
1 Wesley Santos
2 Deivid Silva
3 Victor Bernardo
4 Marcos Correa
Iniciante
1 Marcos Correa
2 Igor Moraes
3 Leonardo Guimarães
4 Alcides Lopes Neto
Estreantes
1 Samuel Pupo
2 Wesley Dantas
3 Gustavo Ramos
4 Vitor Mendes
Petit
1 Samuel Pupo
2 Paulo Renato
3 Eduardo Mota
4 Guilherme Lima
Ranking Final
Júnior
1 Gabriel Adisaka (Uba) – 2285 pontos
2 Lucas Santos (Uba) – 2282
3 Deivid Silva (Gua) – 2276
4 Filipe Toledo (Uba) – 2230
5 Maxsswell Ribeiro (PGR) – 2187
6 Sidney Guimaraes (PER) – 2041
Mirim
1 Filipe Toledo (Uba) – 2900
2 Deivid Silva (Gua) – 2366
3 Wesley Santos (PER) – 2341
4 Igor Moraes (SSB) – 2312
5 Marcos Correa (SVI) – 2114
6 Victor Bernardo (Gua) – 1992
Iniciante
1 Edgard Groggia (Gua) – 2629
2 Victor Bernardo (Gua) – 2556
3 Alcides Lopes Neto (SC) – 2539
4 Igor Moraes (SSB) – 2456
5 Marcos Correia (SVI) – 2312
6 Alex Sandro Santos (Uba) – 1969
Estreante
1 Wesley Dantas (Uba) – 2900
2 Samuel Pupo (SSB) – 2556
3 Herbert Moreno (Gua) – 2431
4 Vitor Mendes (Gua) – 2268
5 Renan Pulga (SSB) – 1997
5 Jefferson Veiga (PGR) – 1997
Petit
1 Samuel Pupo (SSB) – 3000
2 Eduardo Mota (Gua) – 2700
3 Kaue Germano (SSB) – 2195
4 Guilherme Lima (BER) – 2114
5 Lucas Leal (SSB) – 1843
6 Vinicius Parra (SAN) – 1742