Adriano Alemão é o favorito no paulista amador

0

Adriano Alemão é favorito ao título de campeão paulista amador. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
No ano passado ele foi vice-campeão brasileiro profissional. Há menos de um mês, chegou muito perto do título paulista profissional, ficando novamente com o vice nos minutos finais. Agora, no Okdok Paulista de Surf Amador, o guarujaense Adriano Melo, o Alemão, está muito próximo de comemorar o título. Líder isolado do campeonato, que terá a 4ª e última etapa domingo e segunda (dias 14 e 15) em Santos, só não leva o caneco se um dos dois adversários diretos – Carlos Bahia, de São Sebastião, e Amaro Matos, também de Guarujá, – vencerem a competição.

 

Isso se ele não chegar à final. No circuito, ele soma uma vitória na etapa de abertura na praia de Maresias, em São Sebastião, um 2º lugar, na Praia do Tombo, e um 5º na Praia Grande. ?Dessa vez acho que dá. Mas vou pensando em vencer a etapa, para não ter surpresas?, afirma o surfista de 19 anos, que compete há quatro nos pranchões e é apontado como uma das maiores revelações da categoria.

 

No ranking, Alemão soma 2.556 pontos, contra 2.285 de Carlos Bahia. Amaro é o 3º colocado, com 2.151 pontos. O vencedor da etapa anterior, Jaime Viúdes, atleta de Itanhaém radicado em Guarujá, aparece na 4ª posição, com 2.062, mas sem possibilidades de chegar ao título.

 

Além dos pranchões, o Okdok Paulista de Surf terá as categorias open, feminino e master (acima dos 35 anos). Das três categorias, apenas a feminina já tem sua campeã definida por antecipação. A ubatubense Luana Coutinho venceu duas etapas e foi vice na outra, não podendo mais ser alcançada.

 

Na master, a disputa está entre dois nomes que já fizeram história no surf brasileiro, o santista Almir Salazar, único tetracampeão paulista de surf profissional até hoje, e o ubatubense Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95. O mesmo Ricardinho também chega com condições de levar o título open, disputando contra Jaime Pereira, de Itanhaém, que lidera o campeonato, e Júnior Faria, de Guarujá.

 

A disputa acontece no Quebra-Mar, em Santos, no domingo e segunda, período no qual está prevista a entrada de um swell. Mais informações sobre o Circuito, como ranking e os resultados das três etapas anteriores, estão disponíveis no site da federeção paulista de surf.

 

O Okdok Paulista de Surf 2004 tem o patrocínio de Brisbane – Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. A etapa teve a colaboração das prefeituras de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Sebastião. Organização da Federação Paulista de Surf.