Adriano Souza teve o melhor desempenho deste sábado em Barra do Sul. Foto de arquivo: Ivan Storti / Divulgação. |
O sábado amanheceu completamente diferente do primeiro dia. As ondas no Point da Dô subiram para 1 metro e apresentaram boas condições durante todo o dia, com o sol trazendo um bom público para a praia.
A torcida vibrou bastante com a classificação do surfista local Rafael Imhof, mas o grande destaque do evento foi o jovem paulista Adriano de Souza, 16 anos, que quebrou todos os recordes do campeonato em sua bateria nas oitavas-de-final.
Mineirinho, como é mais conhecido, tirou uma nota 9,83 em uma de suas ondas e totalizou 17,33 pontos de 20 possíveis, superando inclusive o paraibano Fábio Gouveia, uma das maiores estrelas do surfe brasileiro e mundial.
“Para mim foi extraordinário, pois a onda surgiu do nada e abriu inteirinha, dando condições para que eu conseguisse encaixar várias manobras”, contou Adriano de Souza, que está iniciando a sua primeira temporada como surfista profissional e quer abandonar o apelido Mineirinho da vitoriosa carreira amadora.
“Agora começa uma nova fase e este evento aqui em Barra do Sul está servindo como um ótimo treino para chegar lá na primeira etapa do SuperSurf (semana que vem em São Sebastião-SP) no gás”, completou o novo recordista do Vida Marinha Pro Trials 2003, que na sua melhor onda recebeu três notas 10 e duas 9,5 dos juizes, resultando numa média 9,83, a maior de todo o evento.
O paraibano Fábio Gouveia, que no final do ano passado se mudou do Recife (PE) para Florianópolis (SC), ganhou a disputa pela segunda vaga na bateria do carioca Bruno Santos e do paulista Leonardo Oliveira.
“Essa é a primeira vez que venho aqui em Barra do Sul e estou amarradão por estar morando em Floripa, porque me dá mais oportunidade de correr esses eventos. E é legal também porque os meus filhos vêm junto e como eles ainda vão disputar muitos campeonatos, já vão conhecendo os lugares, as praias e as ondas que eles vão surfar no futuro”, falou Fabinho.
Ele e Adriano de Souza vão abrir as quartas-de-final do Vida Marinha Pro Trials, disputando as duas primeiras vagas nas semifinais, contra o catarinense Ricardo Ortiz e o capixaba Leandro Moulin, que se classificaram na primeira oitava-de-final.
A segunda quarta-de-final também foi formada no sábado e envolverá o carioca Anselmo Correia, o baiano Flávio Costa e os catarinenses Raphael Becker e Andreas Eduardo.
BRIGA PELA LIDERANÇA – No sábado também estrearam os líderes do ranking brasileiro do ABRASP Super Trials, com os dois primeiros colocados também seguindo para o domingo decisivo do Vida Marinha Pro Trials.
O número 1 Tadeu Pereira, de Ubatuba (SP), começou com o pé direito vencendo a 11a. bateria da quarta fase, enquanto o vice-líder Cristiano Guimarães, cearense radicado em Florianópolis (SC), passou atrás do gaúcho Rodrigo Dornelles na disputa seguinte.
“A bateria foi muito disputada, inclusive com o Renan Rocha, surfista que até o ano passado era da elite mundial do WCT, que no finalzinho acabou ficando com a segunda vaga. Fiquei observando bastante tempo o mar e ainda bem que deu certo a minha tática de pegar as ondas mais aqui do lado esquerdo”, contou Tadeu.
O Vida Marinha Pro Trials é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e ASB (Associação de Surf de Barra do Sul), com supervisão da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). O evento tem o patrocínio da Vida Marinha e da CODESC, co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul, apoio da Magyrus Silk & Sign, Nanete, Califórnia, Vicunha, Willrich, Dalila Malhas, Bica D’água, Hotel Bandeirantes da Barra e Formas Comunicação Visual, com divulgação da Rede Atlântida FM e Boletim de Olho No Mar. O título do Vida Marinha Pro Trials vale um prêmio de 4.000 reais e 1.000 pontos no ABRASP Super Trials, ranking que classifica 28 surfistas para a elite nacional do SuperSurf de 2004.
Vida Marinha Pro Trials 2003
Cronograma do domingo
9 horas: Baterias restantes das oitavas-de-final
5 Maicon Rosa (PR), John Junior (SC), Jano Belo (PB) e Gilmar Silva (SP)
6 Tadeu Pereira (SP), Renan Rocha (SP), Rodrigo Dornelles (RS), Cristiano Guimarães (SP)
7 Bruno Moreira (SP), Marcondes Rocha (AL), Renato Galvão (SP), Álvaro Bacana (MA)
8 Rafael Imhof (SC), Daison Pereira (RS), Tânio Barreto (AL), Rodrigo Lima (PR)
10h20: Quartas-de-final: primeiras baterias
1 Ricardo Ortiz (SC), Leandro Moulin (ES), Adriano de Souza (SP) e Fábio Gouveia (PB)
2 Anselmo Correia (RJ), Flávio Costa (BA), Raphael Becker (SC) e Andreas Eduardo (SC)
11h40: Semi-finais
12h30/12h50: Intervalo
12h50: Final
13h20: Cerimônia de premiação