Adriano Souza detona no Vida Marinha Pro

Adriano Mineirinho chegou invicto na final e garantiu a vaga para o Mundial Amador

Adriano Souza teve o melhor desempenho deste sábado em Barra do Sul. Foto de arquivo: Ivan Storti / Divulgação.
Depois de dois dias de disputas emocionantes, apenas 24 dos 136 surfistas inscritos no Vida Marinha Pro Trials continuam na disputa do título da quarta etapa do Circuito ABRASP Super Trials 2003, que será encerrado neste domingo em Balneário Barra do Sul (SC).

 

O sábado amanheceu completamente diferente do primeiro dia. As ondas no Point da Dô subiram para 1 metro e apresentaram boas condições durante todo o dia, com o sol trazendo um bom público para a praia.

 

A torcida vibrou bastante com a classificação do surfista local Rafael Imhof, mas o grande destaque do evento foi o jovem paulista Adriano de Souza, 16 anos, que quebrou todos os recordes do campeonato em sua bateria nas oitavas-de-final.

 

Mineirinho, como é mais conhecido, tirou uma nota 9,83 em uma de suas ondas e totalizou 17,33 pontos de 20 possíveis, superando inclusive o paraibano Fábio Gouveia, uma das maiores estrelas do surfe brasileiro e mundial.

 

“Para mim foi extraordinário, pois a onda surgiu do nada e abriu inteirinha, dando condições para que eu conseguisse encaixar várias manobras”, contou Adriano de Souza, que está iniciando a sua primeira temporada como surfista profissional e quer abandonar o apelido Mineirinho da vitoriosa carreira amadora.

 

“Agora começa uma nova fase e este evento aqui em Barra do Sul está servindo como um ótimo treino para chegar lá na primeira etapa do SuperSurf (semana que vem em São Sebastião-SP) no gás”, completou o novo recordista do Vida Marinha Pro Trials 2003, que na sua melhor onda recebeu três notas 10 e duas 9,5 dos juizes, resultando numa média 9,83, a maior de todo o evento.

 

O paraibano Fábio Gouveia, que no final do ano passado se mudou do Recife (PE) para Florianópolis (SC), ganhou a disputa pela segunda vaga na bateria do carioca  Bruno Santos e do paulista Leonardo Oliveira.

 

“Essa é a primeira vez que venho aqui em Barra do Sul e estou amarradão por estar morando em Floripa, porque me dá mais oportunidade de correr esses eventos. E é legal também porque os meus filhos vêm junto e como eles ainda vão disputar muitos campeonatos, já vão conhecendo os lugares, as praias e as ondas que eles vão surfar no futuro”, falou Fabinho.

 

Ele e Adriano de Souza vão abrir as quartas-de-final do Vida Marinha Pro Trials, disputando as duas primeiras vagas nas semifinais, contra o catarinense Ricardo Ortiz e o capixaba Leandro Moulin, que se classificaram na primeira oitava-de-final.

A segunda quarta-de-final também foi formada no sábado e envolverá o carioca Anselmo Correia, o baiano Flávio Costa e os catarinenses Raphael Becker e Andreas Eduardo.

 

BRIGA PELA LIDERANÇA – No sábado também estrearam os líderes do ranking brasileiro do ABRASP Super Trials, com os dois primeiros colocados também seguindo para o domingo decisivo do Vida Marinha Pro Trials.

 

O número 1 Tadeu Pereira, de Ubatuba (SP), começou com o pé direito vencendo a 11a. bateria da quarta fase, enquanto o vice-líder Cristiano Guimarães, cearense radicado em Florianópolis (SC), passou atrás do gaúcho Rodrigo Dornelles na disputa seguinte.

 

“A bateria foi muito disputada, inclusive com o Renan Rocha, surfista que até o ano passado era da elite mundial do WCT, que no finalzinho acabou ficando com a segunda vaga. Fiquei observando bastante tempo o mar e ainda bem que deu certo a minha tática de pegar as ondas mais aqui do lado esquerdo”, contou Tadeu.

 

O Vida Marinha Pro Trials é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e ASB (Associação de Surf de Barra do Sul), com supervisão da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). O evento tem o patrocínio da Vida Marinha e da CODESC, co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul, apoio da Magyrus Silk & Sign, Nanete, Califórnia, Vicunha, Willrich, Dalila Malhas, Bica D’água, Hotel Bandeirantes da Barra e Formas Comunicação Visual, com divulgação da Rede Atlântida FM e Boletim de Olho No Mar. O título do Vida Marinha Pro Trials vale um prêmio de 4.000 reais e 1.000 pontos no ABRASP Super Trials, ranking que classifica 28 surfistas para a elite nacional do SuperSurf de 2004.


Vida Marinha Pro Trials 2003
Cronograma do domingo

 

9 horas: Baterias restantes das oitavas-de-final
5 Maicon Rosa (PR), John Junior (SC), Jano Belo (PB) e Gilmar Silva (SP)
6 Tadeu Pereira (SP), Renan Rocha (SP), Rodrigo Dornelles (RS), Cristiano Guimarães (SP)
7 Bruno Moreira (SP), Marcondes Rocha (AL), Renato Galvão (SP), Álvaro Bacana (MA)
8 Rafael Imhof (SC), Daison Pereira (RS), Tânio Barreto (AL), Rodrigo Lima (PR)

10h20: Quartas-de-final: primeiras baterias

1 Ricardo Ortiz (SC), Leandro Moulin (ES), Adriano de Souza (SP) e Fábio Gouveia (PB)
2 Anselmo Correia (RJ), Flávio Costa (BA), Raphael Becker (SC) e Andreas Eduardo (SC)

 

11h40: Semi-finais

12h30/12h50: Intervalo

12h50: Final

 

13h20: Cerimônia de premiação


 

Exit mobile version