Mount Agung

Aeroportos fechados em Bali

0
1920x1200

Vulcão envia coluna de fumaça com mais de 6.000 metros altura. Foto: Firdia Linsnawati / AP/ The Teleghaph.

 

O alerta do vulcão Mount Agung foi elevado ao nível máximo nesta segunda-feira (27), prontamente fechando o principal aeroporto de Bali, Indonésia, em meio ao temor de uma erupção ainda maior.

 

Pelo menos 445 voos foram cancelados depois de o vulcão erguer colunas de cinzas no céu, deixando 59 mil turistas presos na ilha.

A agência de desastres naturais da Indonésia informou que o aeroporto foi fechado por 24 horas e as autoridades consideram reabri-lo nesta terça (28) depois de analisar a situação.

 

O pequeno aeroporto internacional na vizinha ilha de Lombok já havia sido fechado no domingo, depois que as cinzas voaram em direção ao leste.

 

“Contínuas nuvens de cinza às vezes são acompanhadas de explosões que ecoam até 12 km do pico”, escreveu a agência de desastres naturais no Facebook. “Os raios de fogo são cada vez mais observados à noite. Isso indica que o potencial de uma erupção maior é iminente”.

1920x1200

Turista observa a explosão do Mount Agung em um templo próximo. Foto: Reuters / The Teleghraph.

 

O alerta passou do nível 3 para o nível 4, o maior, e forçou as pessoas a evacuarem o local em uma área de  até 10 km ao redor do vulcão. Antoriormente, essa área era entre 6 e 7,5 km.

 

Kasbani, chefe da agência geológica local, disse que o alerta subiu na última segunda-feira, às 6 horas locais, quando o vulcão passou a expelir magma. No entanto, ele diz que não está esperando uma erupção maior.

 

“Nós não esperamos uma grande erupção, mas temos que ficar alerta e nos antecipar”, diz.

As autoridades indonésias e regionais já haviam ligado o alerta para voos em torno do Mount Agung no domingo, quando as erupções do vulcão enviaram uma pluma de cinzas vulcânicas superior a 6.000 metros de altura.

Estradas, carros e edifícios perto do vulcão, no nordeste da ilha, foram cobertos de cinzas, enquanto dezenas de voos foram cancelados. Durante a noite, um brilho vermelho do que parecia ser magma, pôde ser visto em fotografias pela Antara, a agência estatal de notícias.

1920x1200

Erupção em Bali: mais de 100 mil pessoas precisam ser evacuadas. Foto: Reprodução / The Teleghraph.

 

O vídeo divulgado pela agência nacional de desastres também mostrou um fluxo de lama de detritos vulcânicos e lava fria descendo pelas encostas do vulcão.

“Cuidado com inundações de lahar (lava fria) em torno do Mt Agung”, disse o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, na rede Twitter.

“Estou muito preocupado porque deixei minha casa para trás e também estou preocupado com minha família”, disse o fazendeiro Putu Suyasa, de 36 anos, que fugiu com alguns de seus parentes de uma aldeia a oito quilômetros do vulcão.

A agência de desastres naturais da Indonésia disse que cerca de 100 mil aldeões precisam deixar a zona de perigo expandida, mas que menos da metade desse número já havia deixado.

 

 

Sutopo Purwo Nugroho informou que cerca de 40.000 pessoas haviam evacuado, mas outras não deixaram porque se sentem seguras ou não querem abandonar seus animais. Ele disse que “as autoridades irão entrar na área para persuadi-las. Se necessário, vamos evacuá-las à força”.

Um dos principais locais turísticos de Bali, o Mount Agung é o ponto mais alto da ilha, om 3.142 metros de altitude. Em sua última erupção, no ano de 1963, cerca de 1.600 pessoas morreram.

 

Fonte The Telegraph