Afogamento na Silveira gigante

Silveira, Garopaba (SC)

#Um surfista não-identificado foi retirado do mar praticamente sem vida durante o swell do final de semana retrasado (2 e 3/02), na praia da Silveira (foto), em Garopaba (SC), quando as ondas chegaram aos 10 pés plus.(ver matéria http://www2.waves.com.br/layout2.asp?id=3508&sessao=novidade).

O mar estava pesado e as condições exigiam bom preparo físico e muita disposição para atravessar a arrebentação. O problema é que, muitas vezes, os surfistas não conseguem (ou não querem) avaliar o perigo da situação. E é nessas horas que tragédias acontecem.

Segundo relatos de moradores e freqüentadores do local, um grupo de surfistas teria sido visto tentando varar a arrebentação quando uma série grande varreu muita gente no line-up.

Esse grupo de três surfistas estava ao lado esquerdo do pico, onde quebram umas esquerdas conhecidas como ?Mike Tyson?, e todos começaram a tomar muitas ondas na cabeça.

#De acordo com o surfista Márcio, o ?Joca?, de Florianópolis, que assistia tudo da areia, ele e os seus amigos notaram que uma prancha parecia estar sendo puxada por alguma ?coisa? presa no fundo. Não demorou para que concluíssem que se tratava de um afogamento.

Os outros dois que estavam na água finalmente conseguiram tirar o surfista do mar, já estava em estado grave. Márcio e seus amigos correram para o local e iniciaram o processo de ressuscitamento do surfista, que segundo o leitor Alaor, se chamaria Camilo.

?Tiramos o cara da água e ele tava feio, tava todo roxo, deve ter ficado uns
10 minutos embaixo d’água. Começamos a fazer massagem em seu peito
e um dos que tiraram ele lá do fundo começou a fazer respiração boca
a boca. Fiquei impressionado, a cena foi muito forte?, disse Márcio.

Após algum tempo de massagem no peito, o afogado começou a dar sinais de vida, mas sua situação era bastante grave. Um médico foi localizado na praia e veio prestar socorro. Em seguida, apareceu Morongo, surfista do pico e proprietário da Mormaii, que por acaso, também é médico.

O surfista Camilo foi levado foi transportado para um hospital da região de helicóptero, em estado de coma, com sintomas de edema pulmonar, segundo as testemunhas.

A galera iniciante deve ficar ligada nas condições do mar e evitar cair em dias muito grandes. Os surfistas sem experiência podem correr sérios riscos, inclusive de vida. Portanto, fica o recado para quem está despreparado para não desafiar o oceano em situações como essa, principalmente em tempos de total ascensão do big surf.

Exit mobile version