África do Sul recebe etapa do WQS

Peterson Rosa atropelou Zane Harrison, último wild-card do Rip Curl

#Um total de 26 brasileiros compete nesta semana no primeiro dos oito eventos de nível 6 estrelas do WQS 2002. O Mr. Price Pro abre o tradicional Vodacom Beach Africa Festival, em Durban, África do Sul, que também inclui competições de skate, bicicross e ainda a quinta etapa de nível 4 estrelas do WQS Feminino, com participação das brasileiras Jacqueline Silva (SC) e Juliana Guimarães (RJ).

No ano passado, o Brasil conquistou uma vitória dupla nas ondas do píer de North Beach, em Durban, com Peterson Rosa (PR) faturando o título no masculino e Jacqueline Silva vencendo a prova feminina. E no primeiro dia da competição masculina, o grande destaque foi Adriano de Souza, o Mineirinho, de apenas 15 anos, que tirou as duas maiores notas para garantir classificação para a terceira rodada da prova, que termina neste domingo (14/07).

Mas, antes de competir, Mineirinho passou um belo sufoco na África do Sul. Sem falar nada de inglês, ele desembarcou no país na sexta-feira, um dia antes do previsto, e acabou ficando durante 12 horas sob custódia da polícia no Aeroporto Internacional de Durban, até que os seus patrocinadores fossem avisados para liberá-lo.

Um dos destaques da equipe que representou o Brasil no ISA Surfing Games 2002, lá mesmo em Durban, Mineirinho estreou no Mr. Price Pro derrotando três sul-africanos na primeira fase. Com apenas 45 quilos, ele não encontrou dificuldades para mostrar todo o seu potencial nas ondas de meio metro que rolavam em Durban na última terça, tirando as duas maiores notas do dia ? 9,0 e 8,5.

Ainda no primeiro dia, Mineirinho disputou a segunda rodada e se classificou atrás do australiano Jamie Thomson, com ambos despachando aos norte-americanos Greg Kaplan e Sean Hayes.

#Dos 26 brasileiros que figuram na lista dos 208 inscritos para disputar os US$ 100 mil de prêmios e os 2.500 pontos no ranking, Adriano Mineirinho foi o único que entrou logo na primeira fase. Já o defensor do título do Mr. Price Pro 2001, Peterson Rosa (PR), mais Guilherme Herdy (RJ), Victor Ribas (RJ), Paulo Moura (PE), Rodrigo Dornelles (RS) e Marcelo Nunes (RN) estão na relação dos 32 privilegiados cabeças-de-chave que só estréiam na sexta fase, a que antecede às oitavas-de-final da competição.

Outros nove foram escalados como pré-classificados na quinta rodada, cinco vão iniciar na quarta fase e na terceira entram mais cinco brasileiros. Depois de passar as duas baterias que disputou, Adriano Mineirinho foi parar na nona das dezesseis baterias do terceiro rounde, para enfrentar os australianos Cristo Hall, Jamie Thomson e o sul-africano Antonio Bortoletto. Nesta terceira fase, estréiam o carioca Marcelo Trekinho, o pernambucano Bernardo Pigmeu, o paranaense Jihad Kohdr e os catarinenses Diego Rosa e Ricardo Ortiz.

Mas, só na quarta fase poderão ocorrer dobradinhas brasileiras no Mr. Price Pro. Logo na terceira bateria, o atual campeão brasileiro do SuperSurf Tânio Barreto (AL) e Danylo Grillo (SP) farão suas primeiras apresentações em Durban. O carioca Raoni Monteiro e os paulistas Beto Fernandes e Odirlei Coutinho também entram neste rounde.

Na quinta fase, dois brasileiros também estarão estreando juntos em mais duas baterias. Na quinta têm Wilson Nora (BA) e James Santos (SC) e os pré-classificados da 11a bateria são Armando Daltro (BA) e Renan Rocha (SP). Os outros brasileiros que vão entrar nesta última rodada das triagens são Fábio Gouveia (PB), Danilo Costa (RN), Yuri Sodré (RJ), Cristiano Spirro (BA) e Otávio Lima (PB).

Ranking WQS 2002 ? após 18 etapas

1) 4.905 ? Mikael Picon (FRA)
2) 4.669 ? Trent Munro (AUS)
3) 4.445 ? Victor Ribas (BRA)
4) 4.330 ? Toby Martin (AUS)
5) 4.255 ? Tim Curran (EUA)
6) 4.150 ? Drew Courtney (AUS)
7) 4.010 ? Armando Daltro (BRA)
8) 3.931 ? Troy Brooks (AUS)
9) 3.902 ? Glyndyn Ringrose (AUS)
10) 3.839 ? Paulo Moura (BRA)
11) 3.822 ? Odirlei Coutinho (BRA)
12) 3.473 ? Frederick Patacchia (HAW)
13) 3.462 ? Zane Harrison (AUS)
14) 3.385 ? Neco Padaratz (BRA)
15) 3.348 ? Lee Winkler (AUS)
16) 3.304 ? Bruce Irons (HAW)

Exit mobile version