Presidente da ISA (International Surfing Association), Fernando Aguerre reuniu-se com Daniel Ortega Saavedra, presidente da Nicarágua, antes do início do ISA World Master Championship na residência presidencial em Manágua.
A reunião também foi acompanhada pelo Ministro do Turismo, Mario Salinas, pelo organizador do evento e Presidente Executivo da Gray Line Tours Nicarágua, Valenti Lucy, e pelo filho do presidente Ortega Laureano.
Na reunião o presidente apoiou o fato do esporte ser um passo para uma vida mais saudável. Ficou intrigado com a devoção dos surfistas pelo esporte e como eles se divertem nas ondas.
“Eu acredito fortemente que os esportes são os principais componentes para a união de diversas pessoas. Estou muito feliz em receber os atletas de 26 países para desfrutar das ondas da Nicarágua”, afirma Ortega.
Aguerre falou sobre as raízes do esporte, a vida de Duke Kahanamoku, pai do surf moderno e medalhista olímpico de natação cinco vezes, e do desenvolvimento do esporte nos últimos 30 dias, incluindo a popularização na América Latina.
Aguerre acredita que o surf é um dos principais contribuintes para a economia nicaraguense e explicou a importância que o surf tem no progresso econômico dos países atuantes no esporte.
“Fiquei impressionado com a preocupação do presidente Ortega para criar um mundo melhor. Este evento é uma semente que se tornará uma bela árvore nos próximos anos. A Nicarágua tem excelentes ondas e é um grande destino para os surfistas que gostam de diversão, ondas fortes e povo acolhedor e amigável”, afirma o Aguerre.