A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard começou na última sexta-feira (23/7) na praia do Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes (RJ).
O dia amanheceu com ondas de meio metro e formação irregular. Os atletas precisaram se desdobrar para conseguir boas notas.
O conhecimento do pico fez toda a diferença no primeiro dia de disputas e, por conta disso, o grande destaque acabou sendo o atleta local Ailton Junior, que compete na categoria Amador Masculino.
Com uma boa escolha e muita intimidade com as ondas, ele somou incríveis 17.00 pontos, um 9.00 e um 8.00, além de descartar um 7.50 e um 6.75 na bateria que encerrou a sexta-feira.
“Eu estou muito feliz por ter passado. Consegui achar duas boas direitas mesmo com mar em condições complicadas. Eu consegui me adequar ao mar que estava com o meu perfil, dando ondas mais para direita e eu estou contente”, declara Ailton.
Bem antes de Ailton Junior encerrar o dia em alto estilo, o capixaba Erisberto Abrantes competiu logo na segunda bateria do dia pela categoria Pro / Am e também se destacou nas águas do Farol. Com duas boas ondas em uma bateria bem complicada, Erisberto arrancou um 7.75 e um 7.00 para somar 14.75 pontos e passar em primeiro.
“Dei sorte e peguei duas ondinhas boas. O mar está difícil e é preciso concentrar para achar a onda boa. Agora preciso me concentrar para continuar mandando bem no evento. Esse ano vou correr o circuito nacional inteiro e pretendo competir mais algumas etapas do mundial” diz o capixaba.
Depois da bela atuação de Erisberto, um duelo a parte movimentou o primeiro dia de competições. Valendo duas vagas no ISA Bodyboarding Games, a categoria Junior é uma das que mais chamou a atenção. Com atletas até 16 anos, o nível de competição foi alto e os favoritos conseguiram avançar para o segundo round.
O atual campeão brasileiro da categoria, Raul José, de Pernambuco, e o vice-campeão em 2009, o carioca Lucas Fitaroni, se enfrentaram logo na estreia. A dupla não deixou por menos e avançou em primeiro e segundo lugar, com vantagem para o atleta do Rio de Janeiro.
“A disputa foi bem acirrada. Ano passado ele ganhou e agora quem sabe eu não consigo ficar em primeiro. Estou bem focado e quero representar o Brasil no ISA Games. Esse é um grande sonho que eu tenho”, afirma Lucas.
Neste sábado a categoria Super Top abre as disputas, programadas para as 8 horas. Logo em seguida será a vez das tops profissionais estrearem. O evento é transmitido ao vivo pelo site Paipo.