O sucesso do Desafio Internacional de Surf Universitário que rolou na praia do Futuro, Fortaleza (CE), entres os últimos dias 6 e 8 de junho, rendeu bons frutos ao país.
Ailton Júnior, 30, presidente da Associação Brasileira de Surf Universitário (Abrasu), foi convidado por Maile Aguerre, presidente da Associação Pan-Americana de Surf, a dirigir o Departamento Universitário da sua associação.
Depois de organizar o duelo entre universitários brasileiros e americanos, Ailton desenvolve o trabalho de propagar a categoria pelas três Américas.
“O objetivo é fazer três etapas de um campeonato pan-americano no próximo ano”, afirma o presidente da Abrasu.
Ailton organiza há oito anos o Campeonato Cearense de Surf Universitário e vê essa nova oportunidade como uma forma de impulsionar o desafio internacional entre universitários.
Ele será apresentado aos 18 presidentes de associações dos países filiados à Associação Pan-Americana de Surf durante um torneio de surf, que acontece na Bahia, em novembro.
“O Brasil entra na história desse esporte e assume um cargo internacional. Portanto, a partir de agora vou me dedicar ainda mais para desenvolver o surf universitário na América do Norte, Central e Sul”, finaliza Ailton.