A presidente da Federação de Surf de Alagoas (Feseaal), Bianca Andrade, já confirmou o selecionado alagoano na primeira etapa da Confederação Brasileira de Surf, o Billabong apresenta CBS Brasileiro de Surf, que acontece a partir de sexta-feira (16/3), em Maracaípe, Ipojuca (PE).
Há oito anos, a praia do Francês, em Alagoas, abria a temporada da CBS. Esta semana, o paraíso do surf, a pernambucana Baía de Maracaípe, em Ipojuca, é o palco dos novos nomes prontos para brilhar nas competições internacionais.
Os iniciantes Júlio César e Wellington Reis, os mirins Willian David e Jamerson Cruz, na Júnior, Amando Tenório e Guilherme Carvalho, além dos atletas da Open Natan Mello e Gilberto Araújo, são os nomes que a Feseaal pretende inscrever.
Caso opte por inscrever Alagoas como time B, de oito integrantes, a presidente Bianca repetirá o que as seleções de outros estados usaram na temporada passada.
A Federação Paraibana de Surf (PBSurf) foi a primeira das Top 4 a divulgar os surfistas que estarão lhe representando como titular, que serão oito marcando pontos, ou “alternate”, que só pontuarão individualmente.
Na Mirim e Júnior, a Paraíba tem seu atual campeão Júnior Elivelton Santos, na disputa pela vaga do seu segundo Mundial seguido. Fábio Gomes e José Francisco Fininho completam o time, que também são ranqueados do tour passado.
Yorrana Borges, atual campeã paraibana, também aparece na seleção da Paraíba e na disputa por vaga ao Panamá.
A Paraíba terá em Ipojuca também seu campeão Open Arthur Villar e o vice Alan Amaro, ambos são de João Pessoa, capital do estado, a exemplo da vice Rayssa Fernandes e de Guilherme Carvalho, campeão Iniciante estadual e surfistas de segunda geração, já que o pai e os tios, um deles o ex-profissional Tony Vaz, também são adeptos do esporte surf.
Open Masculina e Feminina, Júnior Masculina e Feminina, Mirim e Iniciante, o evento inaugural do CBS Brasileiro de Surf soma, bateria a bateria, pontos para definir qual a seleção estadual garantirá 1000 pontos e largará na frente rumo ao título máximo que só a quarta e última etapa definirá.
A inscrição oficial dos times acontece apenas nesta quinta-feira à tarde em Maracaípe e a presença dos selecionados uniformizados. Na sexta-feira às oito horas com a bandeira de seu estado na tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras valem os primeiros pontos para as delegações.
A abertura do CBS Brasileiro de Surf, apresentada por Billabong de 16 a 18 de março, em Baía de Maracaípe, Ipojuca, Pernambuco, tem patrocínio Billabong com Nixon, Vonzipper e Xcel, Federação Pernambucana de Surf (FesurPE), Confederação Brasileira de Surf (CBS), Prefeitura de Ipojuca e Governo do Estado de Pernambuco junto com suas Secretarias de Esporte.