Apesar da chuva forte em várias regiões do Nordeste, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino começou em uma quinta-feira (28/5) de céu claro e boas ondas na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE).
Até o Sol apareceu para saudar os 134 surfistas de 14 estados do país inscritos na segunda etapa da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro, que prossegue até domingo (31/5) no litoral Sul de Pernambuco.
Dos integrantes da Tropa de Ipojuca que entraram na quinta-feira, três se classificaram e Alan Donato foi o grande destaque ao estabelecer os primeiros recordes do campeonato na primeira bateria do dia.
?Quero muito fazer um bom resultado nesta etapa da Seletiva Petrobras, pois estou surfando em casa e isso é bem legal?, diz Alan
Donato, 22º colocado no ranking que classifica 15 surfistas para a Divisão Principal do Circuito Brasileiro.
?As ondas estão boas, Maraca tá funcionando bonito, conheço bem esta vala e essa será minha arma para avançar as baterias. Já ganhei a primeira e agora estou mais relaxado. Espero que o mar continue com boas ondas e quero também parabenizar a organização deste evento super importante para nós que somos daqui. Estáirado!!, finaliza Alan Donato.
A melhor onda surfada por Alan Donato na bateria que inaugurou a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na Baía de Maracaípe valeu nota 7.33 para o pernambucano, que totalizou 13.53 pontos. Só na vigésima bateria o potiguar John Max conseguiu ser melhor do que ele, ao tirar notas 8.00 e 7.00 para atingir o maior placar do dia, exatos 15 pontos.
Até aí, ninguém tinha superado as marcas de Alan Donato na vitória sobre o baiano Marco Fernandez, o potiguar Djackson Paulino e o pernambucano Jackson Santos. No primeiro dia foram realizadas as 24 baterias da rodada inicial e Donato avançou para enfrentar os cabeças-de-chave que entram na segunda fase nesta sexta-feira.
Campeões Brasileiros Desta lista fazem parte 32 dos 46 integrantes do grupo da elite nacional que foram até Pernambuco prestigiar a segunda Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de 2009.
Entre eles, estão quatro campeões brasileiros, o atual Gustavo Fernandes (RJ), Renato Galvão (SP), Tânio Barreto (AL) e Victor Ribas (RJ), que será um dos adversários de Alan Donato na primeira bateria desta sexta-feira na Baía de Maracaípe. Os outros são o carioca Jorge Spanner e o paulista Gilmar Silva.
O potiguar Joca Júnior também foi o número 1 do Brasil em 1996 e não participa mais do Circuito Brasileiro, mas competiu na Baía de Maracaípe e foi barrado logo em sua primeira apresentação.
Um total de 134 surfistas de 14 estados se inscreveu para disputar os R$ 40 mil e os 1.000 pontos que estão em jogo na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. O maior pelotão estadual veio de São Paulo, com 24 surfistas, seguido pelo Ceará (22), Santa Catarina (14), Bahia (13), Rio de Janeiro (12), Rio Grande do Norte (11), Pernambuco (10), Paraíba (9), Rio Grande do Sul (4), Sergipe (4), Paraná (3), Alagoas (3), Fernando de Noronha (3) e Espírito Santo (2).
Tropa de Ipojuca Apesar de em menor número, os pernambucanos querem aproveitar o fato de competirem em casa para lutar pelo título, principalmente os surfistas que formam uma verdadeira Tropa de Ipojuca.
Além de Alan Donato, que estreou com vitória, César Aguiar e Luel Felipe classificaram-se em segundo lugar nas suas baterias. A única baixa foi Junior Lagosta, que perdeu junto com outro pernambucano, Osvaldo Cajá.
Já o quarto colocado no ranking da Divisão de Acesso, Halley Batista, é um dos 48 cabeças-de-chave da segunda fase da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.
Assim como Donato, César Aguiar também vai encarar um campeão brasileiro na sexta-feira, o carioca Gustavo Fernandes, que faturou o título do ano passado, além do baiano Franklin Serpa e do paraibano Rafael Seixas na terceira bateria do dia. Luel Felipe foi para a sexta e Halley Batista faz sua primeira apresentação na décima, contra Felipe Teixeira (SC), Arthur Silva (CE) e Renan Borba (RS).
##
Líder do Ranking Entre os cabeças-de-chave está o paulista Odirlei Coutinho, que lidera o ranking desde a vitória na final paulista contra Emerson Piai na primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino do ano na Praia do Rosa, em Imbituba (SC). Ele encabeça a nona bateria e seu primeiro desafio será contra o bicampeão catarinense Diego Rosa, o cearense Charlie Brown e o gaúcho Robson Gobbato.
?Pretendo continuar na liderança e para isso até vim antes para competir na etapa do Nordestino do final de semana passado. Vim buscar uma melhor adaptação neste mar que é muito diferente lá de São Paulo?, conta Odirlei Coutinho, que já venceu uma etapa da Divisão Principal do Brasileiro em Ipojuca, mas na Praia do Cupe, em 2001.
?Foi um sonho aquele campeonato. O mar estava perfeito, parecido com Ubatuba (onde nasceu e mora), com uma bancada perfeita de
esquerdas, peguei altas ondas e foi muito emocionante também por ter sido minha primeira vitória no SuperSurf. Espero repetir isso nessa semana aqui, torcendo bastante para que dê boas ondas no evento?, diz Odirlei Coutinho.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da Maxsports e conta com patrocínio exclusivo da Petrobras. Apoio: Lui Lui. Transportadora oficial: GOL Linhas Aéreas Inteligentes. A segunda etapa na Baía de Maracaípe será promovida com o importante apoio do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Ipojuca. Organização técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que contará com a parceria da Federação Pernambucana de Surf e da Associação Nordestina de Surf (ANS), na única Seletiva Petrobras na Região Nordeste.
Segunda etapa da Seletiva Petrobras 2009
Segunda fase – estréia dos cabeças-de-chave
1 Jorge Spanner (RJ), Victor Ribas (RJ), Alan Donato (PE), Gilmar Silva (SP)
2 Daison Pereira (RS), Thiago de Sousa (CE), Marco Fernandez (BA), Walmir Neto (SE)
3 Franklin Serpa (BA), Gustavo Fernandes (RJ), Rafael Seixas (PB), César Aguiar (PE)
4 Tânio Barreto (AL), Renato Galvão (SP), David Silva (SP), Ronaldo Chicão (PR)
5 Ulisses Meira (PB), Beto Fernandes (SP), Michel Adriano (CE), Yure Nogueira (PB)
6 Leandro Bastos (RJ), Wilson Nora (BA), Luel Felipe (PE), Davi Teles (SE)
7 Edvan Silva (CE), Pedro Norberto (SC), José Junior (RN), Jeferson da Veiga (PR)
8 Adilton Mariano (CE), Fábio Silva (CE), Robson Santos (SP), Michel Gratz (ES)
9 Odirlei Coutinho (SP), Diego Rosa (SC), Charlie Brown (CE), Robson Gobbato (RS)
10 Halley Batista (PE), Felipe Teixeira (SC), Arthur Silva (CE), Renan Borba (RS)
11 Heitor Pereira (SP), Márcio Farney (CE), Sergio Pontes (AL), Felipe Ximenes (SC)
12 Diego Santos (SP), Saulo Junior (SP), Marcio Leal (BA), André Gonçalves (SC)
13 David do Carmo (SP), Hugo Bittencourt (RJ), Leonardo Morais (PB), Alex Ribeiro (SP)
14 Bruno Galini (BA), Alexandre Almeida (RJ), Anselmo Correia (RJ), Betinho Rosa (SC)
15 Alandreson Martins (BA), Greg Cordeiro (SC), Diego Ramos (SP), Alan Saulo (PB)
16 Messias Félix (CE), Danilo Costa (RN), Marcos Pastro (SC), Magno Pacheco (SP)
17 Guilherme Ferreira (SC), Bruno Moreira (SP), Yan Guimarães (RJ), Martins Bernardo (CE)
18 Michel Roque (CE), Bernardo Lopes (BA), Saulo Carvalho (PB), Marcelo Nunes (RN)
19 Hizunomê Bettero (SP), Felipe Martins (CE), Alan Jones (RN), Flávio Nakagima (SP)
20 Tomas Hermes (SC), Fabrício Júnior (RN), Yuri Gonçalves (SC), John Max (RN)
21 Beto Mariano (SC), Angelino Santos (CE) + 1º da 21ª bateria da 1ª fase + 2º da 22ª
22 Ricardo Ferreira (SP), Itim Silva (CE) + 2º da 21ª + 1º da 22ª
23 Jano Belo (PB), Flávio Costa (BA) + 1º da 23ª + 2º da 24ª
24 Rudá Carvalho (BA), Igor Morais (RJ) + 2º da 23ª + 1º da 24ª