O potiguar Alan Jhones foi o principal destaque do Brasil no segundo dia de competições do Isa Games 2013 em Santa Catalina, Panamá.
Depois de duas ótimas ondas, o atleta garantiu um lugar na segunda fase da competição e, de quebra, escapou da repescagem da categoria Open, que acontece na tarde desta terça-feira.
Com um surf muito agressivo, Alan Jhones conquistou duas boas notas – 7.50 e 8.83 -, o bastante para ele terminar em primeiro, com um total de 16.33 pontos.
Na mesma bateria do potiguar estava o paraibano José “Fininho” Francisco. Ele não repetiu a boa atuação da estreia, mas conquistou classificação para a segunda fase na segunda colocação, com um total de 9.50.
O pior momento do Brasil no ISA Games aconteceu na manhã desta segunda-feira. Rudá Carvalho e Marco Fernandez não encontraram boas ondas e disputam a repescagem na mesma chave.
Rudá enfrentou um mar bem pequeno no início do dia, com pouca ondulação. O atleta conseguiu fazer uma primeira boa onda, mas não o suficiente para garantir a classificação. Com apenas 8.34 no total, o baiano ficou apenas na terceira posição.
“Acho que a organização deveria esperar um pouco mais para iniciar as baterias. As ondas estavam pequenas e acabamos prejudicados”, disse Rudá.
Com Marcos, a situação foi praticamente a mesma. Sem onda, o local de Camaçari (BA) tentou de tudo, mas pouco pôde fazer. Ele somou apenas 8.66 e também terá que amargar a repescagem. “Infelizmente não tinha onda”, comentou o atleta.
Para Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), as duas baterias perdidas pelos brasileiros não pode ser justificada pela fraca ondulção. “O mar estava pequeno para todos”, destacou.
A repescagem da categoria Open começa por volta das 14 horas (horário de Brasília) desta terça-feira.