Vice-campeão brasileiro em seu ano de estreia na elite profissional, o potiguar Alan Jhones descansa em sua cidade natal, Baía Formosa (RN), depois de um temporada intensa em 2010.
O atleta ainda foi vice-campeão do ISA Games no Peru, segundo no ranking final do Brasil Tour e ficou em quarto no Nordestino Pro.
Em entrevista exclusiva ao Waves, Alan fala sobre o planejamento para o próximo ano e comenta seu desempenho nas competições deste ano.
Você esperava chegar ao vice-campeonato brasileiro em seu ano de estreia? Conte como foi o circuito em sua primeira temporada.
Foi o melhor ano da minha vida. Sempre tive o sonho de estar na elite do surf brasileiro. Teve até uma vez que pedi ao Geraldinho (Geraldo Cavalcanti) para me convidar a uma etapa do SuperSurf (antigo Brasil Surf Pro). Ele falou para treinar e me esforçar que um dia estaria lá.
Nunca imaginei que iria chegar tão perto no primeiro ano. Fiquei em segundo no brasileiro, segundo no Brasil Tour e em quarto no Nordestino. Olhando bem foi um ano espetacular mesmo (risos).
Você liderou boa parte do Brasil Surf Pro, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo depois de um início arrasador. Acha que sentiu desgaste físico, já que participou de muitas competições neste ano?
Queria manter o mesmo ritmo do começo do ano, mas foram muitas competições. Também houve campeonatos em que levei pranchas erradas ou estava muito cansado para aquele treino de manhã cedo. Mas, graças a Deus, tudo serviu de experiência para o ano que vem.
Obteve o terceiro lugar no ISA Games deste ano com um ótimo desempenho no Peru. Como foi sua participação no campeonato?
Foi minha primeira viagem internacional e surfei muito bem neste campeonato, pois sabia que era o campeonato da minha vida. Queria também que todos me conhecessem a partir daquele evento. Foi uma experiência e tanto Quero agradecer a toda federação brasileira pelo convite e a Pena por ter acreditado em mim.
Quais são seus objetivos para 2011? Vai priorizar etapas do WQS e do brasileiro?
Sim, meu principal foco será etapas do WQS e brasileiro. Pretendo me sair bem nestes dois campeonatos e acredito que até melhor do que neste ano. Os WQS têm acontecido em mares de linha e perfeitos. Quero dar trabalho a um monte de gringos em 2011 (risos).
Pretende descansar com a família agora no final de ano? Quais são os planos?
Pô, já estou em Baía Formosa, cidade onde nasci e pretendo morrer, com minha família e meus amigos. Mas agora em janeiro vou para Fernando de Noronha para uma viagem de treino e em fevereiro os campeonatos começam.
Mande algum recado para a galera que torceu por você e te apoiou nesta temporada.
Muito obrigado e continue torcendo, quem sabe daqui a alguns anos não sairá um campeão mundial do Nordeste! Quero desejar um feliz ano novo de muita paz e saúde para todos.