Pena Festival

Alan reina em casa

Alan Jones, Pena Festival 2011, Baía Formosa (RN)

Alan Jones conquista título do Pena Festival no seu quintal de casa. Foto: Lima Jr.

O potiguar Alan Jones venceu o Pena Festival, válido pela oitava etapa do Tour Nordestino Profissional, e de quebra faturou o título da Tríplice Coroa Pena na última quinta-feira na praia do Pontal, Baía Formosa (RN).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Em ondas de até 1,5 metro, o campeão nordestino de 2009 e vice-brasileiro em 2010 derrotou o cearense Messias Félix (2º), o pernambucano Halley Batista (3º) e o baiano Bruno Galini (4º) na decisão do evento.

 

“Ainda não acredito. Estes dias vão ficar marcados para o resto da minha vida”, comemora o novo Rei do Nordeste 2011.

 

Desde o início, Jones mostrou que não seria fácil superá-lo nas mágicas direitas em que ele está acostumado a surfar diariamente. Exímio conhecedor do pico, ele posicionou-se de forma precisa para pegar as melhores. No instante final, virou em cima do ídolo cearense, campeão nordestino em 2007 e brasileiro em 2009, Messias Félix.

 “Queria vencer, mas não deu, no final até consegui virar para primeiro, mas o Alan nos segundos finais retomou a primeira colocação e realmente mereceu vencer o evento”, diz Messias.

Jones abriu a bateria final com uma onda que valeu 7.60 e logo em seguida, esbanjando radicalidade, fez um 9.07 para permanecer na ponta durante quase todo o confronto, apesar de seus oponentes não terem facilitado em nenhum instante. Além de Messias, que virou em cima de Alan, Bruno Galini, atual campeão, e Halley Batista impressionaram com excelentes performances e distribuíram uma sequência de high scores.

Félix, que já tinha um 8.97 como melhor nota, quase no final foi presenteado com a maior onda que quebrou na bateria, e ele não desperdiçou, triturou uma direita perfeita com uma sequência de manobras fortes e verticais que lhe renderam um 9.17 e a liderança.

“Estou amarradão em ter feito esta final aqui em BF com atletas  de alto nível competindo nesta última etapa da Pena, estou orgulhoso de mim mesmo. Quero agradecer aos meus patrocinadores meu shaper TBC, aos meus familiares e a todos que torceram por mim”, fala Messias.

Mas, o dia era mesmo do local que veio logo atrás respondendo com um desempenho incontestável com direito a rabetada, batida, tubo e um aéreo para fechar a conta em 9.57 e retomar o primeiro posto, o título da etapa e a coroa de Rei do Nordeste.

“Estou muito feliz de ter vencido esta etapa em casa, estava bastante confiante. Comecei a Tríplice Coroa na quarta colocação lá no Ceará, em seguida, mesmo estando machucado, fui quarto novamente em Itacaré. Graças a Deus venci aqui em BF e estou feliz”, comemora Jones.

 

“O Pontal deu altas ondas durante todo o evento e foram diversas notas boas, a Pena mais uma vez está de parabéns em fazer um dos melhores eventos de surf que já aconteceram aqui no Nordeste. Agora é só comemorar os dois títulos, Etapa e Tríplice Coroa, com todos os meus amigos e familiares no Bar do meu pai, o Cocota”, conclui.

Somando 8.07 e 8.33 o integrante do quinteto fantástico de Maracaípe, e figura sempre presente nos pódios Halley Batista correu atrás do resultado e fez uma bela campanha em busca do título. Não conseguiu a vitória, mas com belas atuações terminou a prova na terceira colocação.

“O campeonato da Pena foi de alto nível, Graças a Deus cheguei nesta final e consegui ficar na terceira colocação. Gostaria de ter levado a etapa, mas o Alan Jones aqui é uma parada dura e mereceu ser o grande campeão, Messias também surfou muito e vem em uma excelente fase, só tenho mesmo é que comemorar mais uma final em minha carreira”, destaca.

Na quarta colocação ficou o baiano Bruno Galini, que chegou a final de forma tímida, mas sempre mostrando um surf polido e muito técnico. Passou todas as baterias que disputou na segunda colocação, na final não conseguiu encontrar a ondas certas e ficou com o quarto lugar.

“Nas baterias anteriores não consegui surfar bem, passei todas em segundo. Fui passando até chegar à grande final onde dei o meu melhor, mas vencer o Alan Jones aqui é quase impossível, ele surfa muito, conhece essa onda como ninguém, mesmo assim estou feliz com o meu resultado”, afirma Galini, dono do título do Tour Nordestino em 2010.

Nesta sexta-feira, tem início a quinta etapa do Brasileiro de Longboard, que encerra as atividades do Pena Surf Festival. No domingo o Prefeito Nivaldo Melo e os Secretários dos Esportes do Município e Estado estarão presentes para participar da coroação do novo Rei do Nordeste, Alan Jones.

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

O Pena Surf Festival conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande no Norte, Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Emprotur, Seel, Matesa, Filati, Erbele, Starboard, Haco, Blocos Teccel e Pranchas BF. Divulgação: Surf Tv, Surfbyte, Tropical FM, Rádio Mix, Revistas Fluir e Wave Wind, Sites Vida Surf, Waves, Surfbahia, Surfguru e Cearasurf, Woohoo e ESPN. Realização: Abrasp, ANS, FESURF e TOP 16 Promoções.

Resultado do Pena Festival 2011

1 Alan Jones (RN)
2 Messias Félix (CE)
3 Halley Batista (PE)
4 Bruno Galini (BA)
5 Alan Donato (PE)
5 John Max (RN)
7 Itim Silva (CE)
7 Paulo Moura (PE)

Exit mobile version