Em boas ondas de até 1 metro, o Movistar Pro San Bartolo inaugurou três competições de uma vez só na sexta-feira no Peru.
O primeiro evento da ASP South America este ano abriu o WQS 2010 e também vale pontos para os rankings sul-americano profissional e para o da Associação Latino Americana de Surf (ALAS). O maior destaque do primeiro dia foi o paraibano Alan Saulo, que tirou as maiores notas – 7,83 e 7,57 – para registrar o maior placar da sexta-feira em San Bartolo, 15,40 pontos de 20 possíveis.
O peruano Ricardo Cruzado também começou bem ao totalizar 12,73 pontos, somando uma nota 6,83 da sua melhor apresentação.
Já o venezuelano Jesus Chacon ganhou o último confronto do dia marcando 11,67 pontos. Seu compatriota, Rafael Pereira, não está defendendo o título do Movistar Pro conquistado na final com o peruano Sebastian Alarcon, quando o evento estreou em San Bartolo, no Peru.
Neste sábado, entram na competição os oito cabeças-de-chave e Alarcon estréia na sexta bateria do dia. Mais quatro peruanos fazem parte desta lista, Gabriel Villaran, Carlos Málaga, Javier Swayne e Matias Mulanovich. Nela também constam dois brasileiros – Hugo Bittencourt e Bruno Moraes – e o norte-americano Erik Furuholmen.
A prova masculina do Movistar Pro San Bartolo termina neste domingo e no próximo final de semana o mesmo campeonato abre o WQS feminino de 2010 com uma etapa igualmente de nível 1 estrela. No ano passado, a campeã mundial Sofia Mulanovich confirmou o favoritismo em casa, na final peruana com Anali Gomez.