Alckmin eleito amigo do surf

0

Governador Geraldo Alckmin recebe homenagem no Quebra-Mar, Santos (SP). Foto arquivo: Ricardo Macario.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é uma das presenças confirmadas no segundo Santos Surf Festival, evento que promove a cultura do surf na cidade onde a modalidade nasceu na década de 30.

 

?Convidamos o governador e ele aceitou. A visita acontece no dia 25, quando ele receberá o título ‘Amigo do Surf’ devido todo o apoio do governo aos campeonatos?, explica Diniz Iozzi, idealizador do evento, que acontece entre os dias 21 e 27 no Quebra-Mar, Santos.

 

O segundo Santos Surf Festival terá várias atrações como o campeonato de longboard, válido pela abertura do Brasileiro Profissional, e o Museu do Surf.

 

A competição conta com período de espera pelas melhores ondas. Paralelamente, acontece a tentativa de quebra de recorde mundial do maior número de surfistas numa mesma onda, para superar a atual marca de 42 surfistas.

 

Já o Museu estará aberto durante todo o evento, das 8 às 18 horas, e conta toda a história do esporte no Brasil e no Mundo, por intermédio de uma mostra evolutiva de pranchas, equipamentos, vestuários e outros utensílios.

 

Há também uma galeria de fotos de momentos marcantes de esportistas pioneiros e de campeões de diferentes épocas e modalidades, além de depoimentos de personalidades. ?São 150 pranchas e o nosso diferencial é a interatividade, com o público recebendo informações dos nossos monitores treinados?, comenta Pardhal.

 

Segundo ele, um dos objetivos do evento, além de enaltecer a cultura de um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, é fortalecer o comércio e a indústria do surf na região.

 

Pardhal também fez questão de ressaltar o empenho e comprometimento social do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa. ?Se não fosse o prefeito não teríamos essa estrutura?, destaca o organizador do evento.

 

Três secretarias municipais estão totalmente envolvidas, a de Esportes, a de Governo e a de Comunicação. ?Os secretários Lidney Castro (Esportes), Márcio Lara (Governo) e Chico La Scala (Comunicação) e suas equipes colaboraram muito. Temos de dar o crédito e reconhecer a importância deste apoio ao esporte?, acrescenta Pardhal.

 

?Teremos os restaurantes com o prato surfista, a preço promocional, o Estrela de Ouro (comida japonesa) e o Guadalupe (mexicana) e o sorteio diário de pranchas às 18 horas. Para participar basta pegar o cupom gratuitamente numa das surf shops da cidade?, exemplificou.

 

As atividades do segundo Santos Surf Festival já começam na sexta-feira, às 18 horas com a homenagem aos pioneiros do surf na Prefeitura de Santos.

 

Neste ano serão lembrados os surfistas da década de 60, representados por José Luiz Saint? Anna, o Santana, Carla Canepa, Adalberto Mariane Júnior e Alberto Mansur Athié (in memoriam).

 

No sábado, quando é comemorado o Dia do Surfista, que entrou para o calendário da cidade pela Lei Municipal nº 2.172, pela propositura do vereador Fábio Nunes, o Fabião, será realizada a solenidade oficial de abertura às 9 horas no Quebra-Mar.

 

Para o domingo, o dia está programado para demonstrações de surfistas que fizeram e fazem a história do surf, como Homero.

 

O 2º Santos Surf Festival tem o patrocínio de VI Fiberglass Foam e Sabesp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Turco Loco e a colaboração do Caderno de Esportes de A Tribuna.

 

Incentivadores culturais: Silver Surf, Sthill, Rip Wave, Surf Store, Classic Longboards, Hot Water, Zampol e Hawaii Surf Point. Realização da Federação Paulista de Surf, com homologação da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.