Pelo segundo ano consecutivo, o campeão mundial sub-18 é do Brasil, mas pela terceira vez seguida a Austrália conquista a medalha de ouro no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008.
A decisão acabou ocorrendo com duas australianas comemorando no alto do pódio da categoria feminina, justamente a que não tinha ninguém do Brasil nas finais. Na sub-18, o catarinense Alejo Muniz herdou a medalha de ouro do potiguar Jadson André e na sub-16 o paranaense Peterson Crisanto terminou com a de prata por décimos de diferença para o tahitiano Tamaroa McComb.
Na feminina, o título ficou com Laura Enever e a Austrália festejou o tricampeonato. Essa série invicta foi inaugurada em 2006, quando o Brasil sediou a principal competição para surfistas com até 18 anos de idade do mundo.
?Não estou nem acreditando. Estou muito feliz pela vitória, pois esse é meu último ano na categoria e eu queria mesmo fechar essa fase da carreira com este título. Graças a Deus consegui este título pro Brasil?, falou Alejo Muniz, que não entrou na equipe brasileira pelas seletivas da CBS (Confederação Brasileira de Surf), mas foi convocado por índice técnico para competir na França.
?Lutei muito para estar aqui e quando recebi o convite aceitei na hora. Por ser convidado, a responsabilidade era muito grande e ofereço essa vitória para a minha família que sempre me apoiou em tudo. Foi legal também porque eu tinha perdido o título de 2006 no Brasil para o Owen Wright, ele me venceu aqui de novo na final do evento principal, mas na decisão eu consegui vingar todas as derrotas que tive para ele?.
Os dois finalistas da seleção verde-amarela trilharam caminhos diferentes no sábado de ótimas ondas de 4 a 6 pés de altura, as melhores de toda a semana na Plage du Penon, em Seignosse, na França. O novo campeão mundial Alejo Muniz começou o dia tropeçando na final do evento principal, mas garantiu sua vaga na decisão da medalha de ouro na última bateria da repescagem. Aí vingou os três surfistas que o tinham derrotado, pois chegou a grande final passando atrás do francês Marc Lacomare.
O catarinense surfou a melhor onda que entrou no duelo decisivo e com as notas 9,20 recebida nessa e uma 8,18 em outra muito boa, confirmou a vitória por 17,38 pontos, contra 16,28 do australiano Owen Wright, que ganhou favoritismo ao título com grandes performances durante a competição.
O havaiano Tyler Newton somou 11,64 pontos e levou a medalha de bronze pelo terceiro lugar e Marc Lacomare ficou com a de cobre, oferecida ao quarto colocado no evento realizado com o real espírito olímpico.
Na categoria sub-16, três brasileiros competiram no último dia. O paranaense Peterson Crisanto, dono da única nota 10 e do maior placar do campeonato, 19 pontos de 20 possíveis, venceu a final do evento principal para confirmar seu nome na decisão.
Os outros estavam na repescagem e quase que o paulista Jessé Mendes também consegue chegar ao pódio, mas acabou em terceiro lugar na disputa que indicou os últimos finalistas, justamente os dois que tinham caído da última bateria do evento principal, o havaiano Matty Costa e o francês Ian Fontaine.
O também paulista Gabriel Medina ainda passou duas baterias e foi barrado na fase anterior a da final da repescagem, por Jessé e o americano Conner Coffin.
A decisão da medalha de ouro na sub-16 foi a mais disputada e emocionante do ISA World Junior de 2008. Assim como Alejo Muniz, Peterson Crisanto surfou a melhor onda da grande final e ganhou a maior nota do último dia: 9,62.
Só que o tahitiano Tamaroa McComb também fez bonito em uma onda muito boa que valeu 9,10 e garantiu a medalha de ouro por décimos de diferença na segunda nota computada, 8,44 contra 7,54 do paranaense. O placar foi encerrado em 17,54 x 17,16 pontos. Matty Costa ficou em terceiro lugar com apenas 12,06 pontos e Ian Fountaine em quarto com 11,94 pontos.
?Apesar do ouro ter ficado perto, estamos felizes também com a medalha de prata, pois são cerca de 30 países participando e ficamos na frente de grandes potências do surfe mundial?, comemora Otoney Xavier, o técnico da seleção da Confederação Brasileira de Surf (CBS).
?Faltou pouco para o Brasil levar a medalha de ouro por equipes, mas conseguimos o bicampeonato individual na sub-18 e na sub-16 o Peterson (Crisanto) deu um show no campeonato e quase leva o título também. È a comprovação do trabalho sério que é feito nas categorias de base do Brasil, em que a CBS é a grande responsável por disponibilizar uma estrutura adequada para a evolução dos nossos garotos?, destacou Otoney.
A equipe brasileira participou do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 e viajou para a França com apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil, da Intermed, Comitê Olímpico Brasileiro, das marcas Bad Boy e Mormaii e da Viannatour, Surf Training e Image&Art Solutions.
Resultados
Equipes
1 Austrália (medalha de ouro)
2 Brasil (medalha de prata)
3 Hawaii (medalha de bronze)
4 EUA (medalha de cobre)
Sub 18
1 Alejo Muniz (Bra)
2 Owen Wright (AUS)
3 Tyler Newton (Haw)
4 Marc Lacomare (Fra)
Sub 16
1 Tamaroa McComb (Tah)
2 Peterson Crisanto (Bra)
3 Matty Costa (Haw)
4 Ian Fontaine (Fra)
Feminino
1 Laura Enever (Aus)
2 Tyler Wright (Aus)
3 Courtney Conlogue (EUA)
4 Airini Mason (Nzl)