Mormaii ASP Pro Junior

Alejo e Tininha no comando

Alejo Muniz, Mormaii Pro Junior 2009, Ferrugem, Garopaba (SC)

Alejo Muniz é campeão do Mormaii Pro Junior. Foto: Basílio Ruy.

O catarinense Alejo Muniz e a paraibana Diana Cristina venceram o Mormaii Pro Junior em Garopaba e largaram na frente nas seletivas sul-americanas para o Mundial Sub-20 na Austrália.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Nas finais disputadas no domingo de ondas de meio metro, mexidas pelo forte vento nordeste, na praia da Ferrugem, eles derrotaram o paulista Miguel Pupo e a catarinense Gabriela Leite. Nas duas baterias, os campeões totalizaram 15 pontos logo no início e o mar difícil do último dia impediu uma reação dos adversários.

 

A briga pelas quatro vagas no time masculino e pelas duas no feminino continua no próximo fim de semana em São Francisco do Sul, agora no norte de Santa Catarina.

Diana Cristina leva a melhor entre as meninas. Foto: Basílio Ruy.

Nas duas categorias, os títulos do Mormaii Pro Junior ficaram com os grandes favoritos. Neste ano, Alejo já conquistou o troféu de campeão brasileiro Sub-20, venceu uma etapa do WQS nível 6 estrelas em Portugal e a que abriu o Circuito Paulista Profissional no Guarujá, onde mora atualmente o surfista de Bombinhas que nasceu na Argentina, mas já é um brasileiro naturalizado.

“Eu já vim para cá com o objetivo de vencer e o que vinha me motivando muito, não queria falar isso antes, foi o falecimento da minha Vó. Eu queria dedicar um título para ela, fui para outra etapa do Circuito Paulista, mas não consegui isso lá porque não estava bem comigo mesmo ainda. Graças a Deus consegui agora, treinei bastante para isso, deu tudo certo e estou muito feliz”, falou Alejo Muniz, que liquidou o paulista Miguel Pupo logo nos cinco primeiros minutos da final.

Miguel Pupo fica com o vice na praia da Ferrugem, Garopaba (SC). Foto: Basílio Ruy.

Ele já abriu a última bateria do Mormaii Pro Junior com nota 8, mostrando muita força e velocidade nas manobras nas direitas da Praia da Ferrugem. Mesmo com Miguel tendo a prioridade de escolha da onda, Alejo ainda surfou mais duas seguidas para tirar uma nota 7 que sacramentou a vitória por 15,00 x 12,75 pontos, com o paulista conseguindo duas notas na casa dos 6 pontos.

 “Foi demais. Peguei duas ondas boas logo no começo da bateria, depois foi só administrar porque o mar estava bem difícil, mas ainda fiquei bem nervoso lá dentro. O Miguel (Pupo) quebrou todas as baterias que disputou desde sexta-feira, então poderia virar se viesse onda. Mas, mantive a paciência para deixar o tempo passar e com essa vitória dá até para pensar em tentar conquistar o título sul-americano esse ano também. Antes, minha meta era só a classificação para o Mundial da Austrália, porque meu sonho mesmo é ser campeão mundial lá”, afirmou Alejo Muniz.

Gabriela Leite disputa final na abertura do circuito sul-americano. Foto: Basílio Ruy.

 

Já Miguel Pupo não quis falar muito quando saiu do mar, visivelmente decepcionado pela falta de ondas. Mas, realizou grandes apresentações durante os três dias do Mormaii Pro Junior, assim como sua namorada, Barbara Segatto, que parou nas semifinais do feminino.

 

“Agora é ir pra São Chico pra ganhar lá”, foram suas únicas palavras. No domingo, Miguel despachou o dono da maior nota do evento, o paranaense Peterson Crisanto, antes de passar pelo baiano Franklin Serpa, que no primeiro duelo do dia estabeleceu um novo recorde de placar em Garopaba: 17,75 pontos.

“A gente vem se encontrando bastante nas baterias ultimamente e dessa vez o Miguel levou a melhor, achou duas ondas boas para me vencer”, falou Franklin Serpa, terceiro colocado junto com o carioca Jerônimo Vargas no Mormaii Pro Junior.

 

“Não tive sorte de pegar as ondas que estavam vindo para mim nas outras baterias, mas campeonato é isso mesmo. O Pupo é um amigão, aliás todo mundo aqui é amigo, e o terceiro lugar também é um bom resultado. Lógico que a gente sempre quer vencer, mas semana que vem tem mais em São Chico e vou tentar ganhar lá”.

Em Garopaba, a primeira vitória no Mormaii Pro Junior foi comemorada pelo catarinense Julio Terres. Ele apresentou a melhor manobra na final do Air Show Tripping e ganhou a passagem aérea para o Peru. A segunda decisão a entrar no mar foi a feminina e a atual campeã sul-americana profissional Sub-20, Diana Cristina, praticamente confirmou sua permanência no posto de número 1 do continente com a nota 9 que recebeu na terceira onda que surfou. Ela já tinha começado com um 6 que fechou o placar da final feminina na Praia da Ferrugem em 15,00 x 6,50 pontos.

“Um dos meus objetivos esse ano é ser campeã de novo no Pro Junior, então estou feliz por conseguir começar o ano com essa vitória”¸vibrou Tininha, como é mais conhecida a indiazinha da tribo Potiguara, da Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. “Agora vou com tudo para tentar repetir o resultado lá em São Chico e ainda vou ficar aqui por Santa Catarina um tempão, até o SuperSurf que vai ter no Costão do Santinho no final de setembro”, contou Diana Cristina.

Nos dois últimos anos, Gabriela Leite foi quem começou a temporada Sub-20 com vitória nas grandes ondas de Punta Rocas no Peru em 2007 e em Pichilemu no Chile em 2008. Ela agora vai competir praticamente em casa, pois mora em Balneário Barra do Sul, vizinha de São Francisco do Sul. Nas semifinais, Gabriela ganhou uma disputa acirrada contra a capixaba Barbara Segatto, mas a atleta da equipe Mormaii nada pôde fazer na grande final do Mormaii Pro Junior.

“Lá no Chile tinha altas ondas, no Peru também, ganhei os dois lá, mas aqui hoje o vento terral está muito forte, as ondas pequenas e a Tininha pegou as duas únicas boas que entraram na bateria”, falou Gabriela Leite. As duas representaram a América do Sul no Mundial Pro Junior da ASP no início deste ano na Austrália, mas não foram bem. Agora começam novamente formando o mesmo time feminino, com Barbara Segatto e a paulista Camila Cássia dividindo o terceiro lugar.

 

Resultados


Masculino

 

1 Alejo Muniz (SC)

2 Miguel Pupo (SP)

3 Franklin Serpa (BA)

3 Jerônimo Vargas (RJ)

5 Marco Fernandez (BA)

5 Peterson Crisanto (PR)

5 Magno Pacheco (SP)

5 Ian Gouveia (SC)


Feminino

 

1 Diana Cristina (PB)

2 Gabriela Leite (SC)

3 Camila Cássia (SP)

3 Bárbara Sebatto (ES)

Exit mobile version