Coca-Cola Quiksilver

Alejo no molejo

Coca-Cola Quiksilver Prime 2012, Itaúna, Saquarema (RJ)

Cabeça-de-chave número 1, Alejo Muniz confirma favoritismo na estreia. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.
Neozelandês Billy Stairmand crava os novos recordes do evento. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Os brasileiros alternaram bons e maus momentos na abertura do Coca-Cola apresenta Quiksilver Prime 2012 nesta terça-feira na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

 

Clique aqui para ver a entrevista com Alejo

Clique aqui para ver a entrevista com Jean

Clique aqui para ver a entrevista com Alex Ribeiro

Em ondas de 2 metros e ótima formação, Simão Romão, Alex Ribeiro, Jean da Silva, Alejo Muniz e Messias Félix venceram suas respectivas baterias e garantiram vaga no segundo round do evento.

Foram disputadas 17 das 24 baterias da primeira fase e outros cinco representantes do país conseguiram a classificação em segundo. Em contrapartida, onze brasileiros já deram adeus à competição.

Cabeça-de-chave número 1 do evento, o top da elite mundial Alejo Muniz confirmou o seu favoritismo em uma disputa equilibrada contra o francês Romain Cloitre (2o), o peruano Cristobal de Col (3o) e o havaiano Kai Berger (4o).

Alejo teve uma reação fulminante no final depois de passar dez minutos praticamente em branco, sem nenhuma nota de expressão. Com um belo trabalho de backside nas esquerdas, ele pulou da última para a primeira posição com notas 9.00 e 5.00.

Campeão da triagem, Cristobal de Col tentou tirar a segunda vaga das mãos de Cloitre a qualquer custo, mas não achou boas ondas e assim como Kai Berger despediu-se da etapa Prime de Saquarema.

Gabriel Medina é outro brasileiro da elite mundial classificado ao segundo round. O cabeça-de-chave número 2 ficou com a segunda vaga na bateria vencida pelo atleta das Ilhas Canárias, Jonathan Gonzalez.

Outros representantes no World Tour, Raoni Monteiro e Heitor Alves ainda não estrearam em Saquarema. Já Miguel Pupo perdeu a bateria para Simão Romão e Sebastien Zietz (Haw) e deu adeus à disputa.

Saquá clássica O potente swell que chegou na última segunda-feira ao Rio de Janeiro e causou estragos em todo o litoral do estado, fez as esquerdas quebrarem clássicas na Laje de Itaúna na manhã desta terça-feira.

O neozelandês Billy Stairmand roubou a cena e cravou os recordes do primeiro dia do Coca-Cola apresenta Quiksilver Prime na vitória sobre o peruano Gabriel Villaran (2o), o sul-africano Travis Logie (3o) e o brasileiro Robson Santos (4o).

Billy conectou a seções em Itaúna e com várias manobras na mesma onda só não fez chover em Saquarema. A nota 9.23 e o somatório 17.06 são os números a serem batidos.

Outros estrangeiros que tiveram destaque nesta terça foram Gabe Kling (EUA), Kai Otton (Aus), Damien Hobgood (EUA), Glenn Hall (Irl) e Kolohe Andino (EUA).

##

Simão Romão solta a paulada de backside. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.
Gabriel Medina avança em segundo. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Brasileiros Simão Romão e Miguel Pupo foram os primeiros brasileiros a cair na água na bateria que abriu o primeiro round do Coca-Cola apresenta Quiksilver Prime.

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

 

Clique aqui para ver a entrevista com Alejo

Clique aqui para ver a entrevista com Jean

 

Clique aqui para ver a entrevista com Alex Ribeiro

Eles tiveram a companhia do havaiano Sebastien Zietz e do taitiano Alain Riou. Quem levou a melhor foi Simão, que jogou duro de backside e somou notas 7.00 e 7.50 para não largar mais a liderança.

Miguel conseguiu 5.83 em bons ataques de frontside, mas Zietz não deu mole e ficou em segundo com 6.10 e 5.37 no total.

Com as ondas um pouco menores por causa da mudança da maré, foi a vez do paulista Alex Ribeiro brilhar em Itaúna, com 16.30 pontos no maior somatório entre os brazucas.

O surfista classificou-se ao lado do atleta de Guadalupe, Charles Martin, e eliminou o australiano Davey Cathels (3o) e o português (4o) da disputa.

Jean da Silva e Messias Félix aproveitaram o frontside afiado nas esquerdas de Itaúna e também carimbaram o passaporte para a próxima fase na primeira posição.

 

Além de Gabriel Medina, terminaram em segundo e também avançaram os brasileiros Hizunomê Bettero, Bino Lopes, Yan Guimarães e Tomas Hermes.

Foram eliminados nesta terça-feira, assim como Miguel Pupo, os brasileiros Rudá Carvalho, Jessé Mendes, Ricardo dos Santos, Robson Santos, Jano Belo, Halley Batista, Caio Ibelli, Charlie Brown, Bernardo Pigmeu e Luel Felipe.

Faltam estrear pelo país: Willian Cardoso, Leandro Bastos, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro, Heitor Alves, Flavio Nakagima, Yuri Sodré, Davi do Carmo, Filipe Toledo, Leo Neves, Jerônimo Vargas, Thiago Camarão, Peterson Crisanto e Jihad Kohdr.

Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira às 6:30 horas (horário de Brasília).

 Baterias pendentes da primeira fase

18 Willian Cardoso (Bra), Mitch Crews (Aus), Aritz Aranburu (Esp) e Leandro Bastos (Bra)
19 Olamana Elelogram (Haw), Wiggolly Dantas (Bra), Marlon Lipke (Ale) e Flavio Nakagima (Bra)
20 Brett Simpson (EUA), Jay Thompson (Aus), Yuri Sodré (Bra) e David do Carmo (Bra)
21 Raoni Monteiro (Bra), Filipe Toledo (Bra), Royden Bryson (Afr) e Leonardo Neves (Bra)
22 Yadin Nicol (Aus), Nathan Yeomans (EUA), Thiago Camarão (Bra) e Jeronimo Vargas (Bra)
23 Granger Larsen (Hav), Tanner Gudauskas (EUA), Peterson Crisanto (Bra) e Keanu Asing (Haw)
24 Heitor Alves (Bra), Jay Quinn (Nzl), Lincoln Taylor (Aus) e Jihad Khodr (Bra)

Leia mais

Simão motorizado

Ibelli chega junto

Exit mobile version