Com uma belíssima campanha, o paulista Alex Ribeiro subiu ao topo do Mahalo Surf Eco Festival, etapa de nível 4 estrelas do WQS encerrada neste sábado, na praia da Tiririca, Itacaré (BA).
Clique aqui para ver as fotos
Em ondas de meio a 1 metro e formação regular, o atleta de Praia Grande não conseguiu nenhuma nota expressiva na decisão, mas superou o francês Paul-César Distinguin pelo placar de 11.25 a 8.90 pontos.
Foi a segunda vitória de Alex no WQS em 2014. Ele já havia vencido uma etapa no início do ano em Mar Del Plata, Argentina, e manteve o comando no ranking sul-americano em Itacaré, além de subir da 42a para a 37a posição na divisão de acesso do circuito mundial. “Foi uma bateria com notas baixas, mas consegui escolher duas ali e ele não foi bem. Estou muito feliz por garantir essa vitória aqui em Itacaré para o Brasil!”, diz o campeão.
Segundo João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America, somente o paulista Jessé Mendes e o cearense Michael Rodrigues podem impedir o título de Alex, mas precisam vencer a etapa Prime em Maresias (SP) na próxima semana e ainda dependem de um tropeço do líder do ranking.
“Foi um passo muito importante vencer aqui. Venho treinando bastante, coloquei a prancha no pé e deu tudo certo. Agora vamos em busca da vitória em Maresias”, finaliza o carismático atleta também conhecido como “Orelhinha”.
Na decisão em Itacaré, Alex e Paul-César lutaram o tempo todo em busca de uma onda com potencial, mas tiveram muita dificuldade.
Alex assumiu a liderança com uma nota 5.75 e amplicou a vantagem na última onda, com 5.50. O francês tinha 4.85 na melhor onda e passou a buscar 6.40, mas não conseguiu dar o troco no brasileiro, premiado em US$ 15 mil pela vitória.
Apesar da derrota, Paul-César comemorou o vice-campeonato. “Foi um bom resultado. Estou muito feliz por chegar à final aqui. As ondas estavam bem difíceis no fim, então estava complicado. Ele (Alex) conseguiu pegar uma boa e fazer a nota, mas estou feliz por ele. Vamos ver o que acontece na próxima”, comenta o francês.
Foi a segunda vez que o atleta de Hossegor marcou presença em Itacaré. “No ano passado eu perdi logo e este ano cheguei à final. Tive sorte, estou muito feliz por estar aqui”, conclui o vice-campeão.
Nas semifinais, Alex Ribeiro superou o paranaense voador Yago Dora por 14.25 a 13.40. Yago não completou um aéreo que poderia ter mudado a história da bateria, mas lutou até o fim em busca da vaga na decisão.
Na outra semi, outro surfista do Paraná deu adeus à competição em Itacaré. O competitivo Jihad Khodr bateu na trave por diversas vezes, até finalmente conseguir a virada no duelo contra Paul-César Distinguin. Com 5.25 e 4.25 no somatório, Jihad ficou em situação delicada no outside, pois o francês precisava de apenas 3.00 para recuperar a ponta.
E o golpe fatal veio logo em seguida, com uma esquerda trabalhada por Distinguin até o inside e avaliada em 4.00 pontos pelos juízes.
Resultado do Mahalo Surf Eco Festival 2014
1 Alex Ribeiro (Bra)
2 Paul-César Distinguin (Fra)
3 Yago Dora (Bra)
3 Jihad Khodr (Bra)
5 Marco Fernandez (Bra)
5 Yagê Araújo (Bra)
5 Krystian Kymerson (Bra)
5 Jay Thompson (Aus)