Alexandre Almeida foi varrido por um série na Joaca. Foto:Arquivo Super Surf/Nilton Santos. |
O atleta foi varrido por uma série e sofre para sair do mar. Nesta terça, Dadazinho voltou a encarar as pesadas ondulações da Joaca nesta terça-feira, mas não conseguiu varar a arrebentação.
?Estou pagando os meus carmas aqui na Joaquina. Estou sentindo um frio do caramba e ainda não consegui chegar no outside. Agora vou pro hotel me esquentar e comprar uma roupa de borracha pra voltar mais tarde?, disse o insistente Dadazinho, como é conhecido o número 12 do ranking do SuperSurf 2002.
Ele confessou estar traumatizado com a terrível experiência que viveu no primeiro dia.
?Foi bastante desagradável. Eu entrei no mar e já estava quase varando a arrebentação, mas veio uma série monstruosa de mais de 3 metros que me jogou lá para trás do costão e quando vi já estava bem próximo das pedras. Então remei para o costão tentando achar algum lugar para subir. Eu consegui ficar em pé numa pedra, mas logo veio uma onda gigante que me varreu e eu caí de joelhos. Depois veio outra série e achei que ia morrer afogado. Mas, acho que Deus me pegou pelo colarinho e eu consegui me agarrar nas pedras de novo, apareceu tipo uma escada nelas, eu fui subindo, escalando, minha prancha quebrou, me ralei todo, mas consegui sair daquele sufoco. Quando o salva-vidas chegou, eu já estava lá em cima e ele me perguntou: pô, você é maluco? Subiu por onde?. E eu falei: meu irmão, eu nem sei por onde, só sei que estou vivo!?, contou Dadazinho.
As ondas baixaram um pouco na terça-feira, mas as séries continuavam ultrapassando os 2,5 metros, com apenas quatro surfistas se aventurando no último dia de treinos livres para a quinta e penúltima etapa do SuperSurf 2002.
A expectativa é de que a força das ondulações diminua e as ondas fiquem perfeitas para a estréia da elite nacional, marcada para começar às 8 horas desta quarta-feira em Florianópolis (SC).
Ao contrário do carioca, o catarinense Andreas Eduardo conseguiu dominar a fúria da Joaca na terça-feira, praia onde sempre treinou durante os anos que o surfista de Piçarras morou em Florianópolis.
Ele mostrou grande conhecimento do lugar e pegou alguns tubos que impressionaram a platéia de surfistas que preferiu ficar na areia.
?Ontem (segunda-feira) fui surfar em Garopaba e hoje amanheci com esta coisa linda?, disse Andreas, logo que saiu da longa e quase solitária sessão de treinos na praia da Joaquina. Ele vai tentar recuperar a liderança do SuperSurf 2002 perdida para Maicon Rosa (PR) em Saquarema (RJ) e é um dos fortes candidatos ao título na Joaca.
?Cheguei sexta-feira da Europa e já estava esperando um mar assim, porque em Maresias (SP) deu altas ondas, em Itacaré (BA) e Ubatuba (SP) foi muito bom, Saquarema (RJ) agora também quebrou grandão e eu sabia que a Joaquina não ia falhar. As condições ainda não estão ideais, o swell (ondulação) está de Sul, tem muita massa d?água, as ondas estão fechando, mas se você pegar a onda boa vai surfar o tubo da sua vida. Acho que amanhã (quarta-feira) o vento vai dar uma parada, o mar vai dar uma acertada e o campeonato vai ter show de ondas com certeza?, prevê Andreas, que não quer criar muitas expectativas quanto à uma vitória no evento.
Andreas Eduardo foi o destaque desta terça-feira na Joaquina. Foto: Ricardo Macario. |
?Só quero me concentrar em cada bateria, passo à passo, onda por onda. Está todo mundo embolado, muitos têm chances e aquele que vencer aqui com certeza vai dar um grande passo para o título brasileiro. Espero que seja eu?.
O SuperSurf 2002 está promovendo uma das mais acirradas disputas pelo título brasileiro nos 16 anos de história do circuito organizado pela ABRASP.
Quatro surfistas diferentes venceram as provas deste ano, a liderança do ranking mudou de dono à cada etapa e 24 dos 48 competidores que vão participar desta penúltima etapa têm chances matemáticas de assumir a ponta.
O Super Surf 2002 é uma realização do Grupo Abril e da ABRASP, com o patrocínio da Volkswagen, que dará duas Saveiros aos campeões brasileiros, co-patrocinio da Suncoast by C&A e divulgação na MTV e Revista Fluir.
Esta quinta etapa também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).
Para obter mais informações, visite os sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br, que transmitirão on-line a competição.