Na expectativa de pegar um swell de sul que se aproximava da costa Sul do Brasil, no último final de semana saí em expedição rumo ao Farol de Santa Marta (SC).
Clique aqui para ver as fotos
Depois de viajar 870 km durante dez horas, na companhia dos surfistas Alemão de Maresias e Lucinei Mallas, finalmente chegamos ao nosso destino.
Na chegada fomos recepcionados pelo ?sherife? Ângelo Teodoro Ribeiro, local do pico há 30 anos e nosso guia na barca.
Anjinho, como Ribeiro é conhecido, foi logo avisando: ?No Farol é assim, se chegar na humildade será bem recebido, mas se pisar na bola vai tomar na cabeça?.
Os atletas da região Guilherme Ribeiro e Luis Saraiva nos esperavam para completar a barca neste pico bastante preservado de Santa Catarina.
Projetado por franceses, o Farol que dá nome ao local foi inaugurado há 115 anos e ilumina os caminhos do mar com alcance de 94 km.
Geograficamente é a primeira esquina do Brasil, já que desde o Uruguai são muitos quilômetros de praia em linha reta.
Para o surf a praia mais famosa é a do Cardoso, que suporta grandes ondulações sem perder a boa formação e proporciona tubos bem fortes no inside.
?Nas condições ideais é animal. Já surfei 12 pés sarados com esquerdas intermináveis no Cardosão?, afirma Saraiva.
Nos arredores também existem picos excelentes que recebem vários tipos de ondulação. Outro trunfo da região é o fato de o vento do temido Sul entrar como terral em vários picos, garantindo a qualidade das ondas.
?É impressionante a variedade de ondas que existem nesse lugar quebrando com diferentes condições. É um pico mágico?, atesta o paulista Alemão, antigo freqüentador do Farol.
Viemos com a missão de desbravar todas as praias do lugar e depois de vários dias cercando o swell, constatamos que ele não vingou como esperávamos. Mesmo assim rolaram boas ondas e todos fizeram a cabeça com belas manobras e alguns tubos.
Continuamos por aqui ainda na expectativa de pegar mais ondas, já que um novo swell está a caminho. Fica o recado: ?preserve a natureza, plante uma árvore e respeite as raízes?.