Almir Salazar faturou o título Master do AntiQueda e foi vice no Longboard. O santista é um exemplo para as novas gerações. Foto de arquivo: Divulgação. |
Chegando em duas finais, ele ficou com o título do campeonato na categoria Master (vencendo a etapa) e ainda foi vice na Longboard.
Além disso, acabou sendo o único atleta de Santos campeão do circuito – que sofreu adiamento em dezembro em razão da falta de ondas.
“É bom manter a tradição da família”, disse Almir, 44 anos de idade, que na final da Longboard competiu ao lado do sobrinho Alex Leco Salazar – filho do lendário Picuruta.
“Só faltou o meu irmão aqui, mas a gente deu conta do recado”, disse Almir.
Na Longboard o campeão foi o guarujaense Danilo Rodrigo, que faturou a etapa.
Já na Master, Almir superou na bateria decisiva Orlando Carriça – que era seu maior adversário no ranking -, Luís Neguinho e Edson Vieira.
Assim como Almir, mais dois surfistas disputaram duas finais. Bruno Caraça e Diego Meinha estiveram na briga da Mirim e da Júnior.
Na Mirim, Diego Meinha ganhou a etapa, mas Bruno levou o título do circuito ao ficar na 3ª posição.
Na Júnior, ambos não tiveram a mesma sorte. O duelo ficou entre Emerson Piai e David do Carmo. Emerson iniciou a bateria na frente, mas David deu uma virada com uma excelente série de ondas – tanto que obteve a maior nota do evento, um 9,83. Os dois também brigavam no topo do ranking, e David levou a melhor.
“Quero agradecer a todos que me ajudaram, é uma conquista muito importante pra mim”, declarou o surfista de Praia Grande, que está com 18 anos.
Na Open, outro atleta de Praia Grande faturou o Circuito AntiQueda. Mesmo perdendo nas fases eliminatórias, Ricardo Ferreira manteve a 1ª colocação do ranking – ele ganhou as duas etapas iniciais da competição e por isso tinha boa vantagem em relação aos oponentes.
A vitória foi de Rafael Souto, de São Vicente, que passou com tranqüilidade por Alessandro Mariano, Rodrigo Pereira e Eduardo Oscar na bateria final.
Na categoria Iniciantes que fez a festa foi o guarujaense Emerson Silva, que precisou vencer a etapa para assegurar o título. Os quatro líderes da classificação se enfrentaram na decisão, o que tornou a disputa emocionante.
Emerson manteve uma boa média de notas e terminou à frente de Fabrício Caraça, Leandro Santos e Magno Pacheco.
E no Feminino a campeã tem apenas 11 anos de idade – surfa desde 2001. Jéssica Marques, de São Vicente, ficou em 3° lugar, suficiente para garantir a liderança do ranking.
“É meu primeiro título e espero que venham muitos”, afirmou. Na etapa a 1ª colocação foi de Rose Santana, que ficou com o vice do circuito.
“Recebemos atletas de todo o litoral do Estado, o que prova o sucesso do campeonato”, ressaltou Paulo Sérgio Nogueira Lopes, diretor da AntiQueda.
O Circuito AntiQueda Santista teve o patrocínio da Vicunha, com co-patrocínio da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), e Turco Loco. Apoio: Balin Board Shop, Surf Store Board Shop, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, S.Pro/ Karrana, Rubber Stick, Teccel e FMA Comunicação. Realização: Federação Paulista de Surf e Quebra-Mar Surf Clube.
Confira os resultados oficiais e rankings do campeonato no site www.fpsurf.com.br