
Em comunicado oficial, João Castro organizador do Aloha Spirit, conhecido por ser o maior festival de esportes aquáticos da América Latina anunica mais novidades para 2017 e uma mudança no cronograma. Confira:
“Muito mais do que a maioria acredita, realizar cada uma das etapas do Aloha Spirit sempre bastante trabalhoso. A medida que cada escolha, cada decisão é tomada, por trás dela existiu muita pesquisa, análise dos números, consulta de atletas por amostragem, de chefes de base ou treinadores e assessorias esportivas.
Lidar com um evento onde o grande número de atletas participativos, estão lado a lado com os de alto rendimento e muitas vezes com expectativas diferentes, não é fácil. Ter muitas modalidades juntas com um calendário nacional e internacional enorme e definir datas do campeonato Aloha Spirit sem problemas para os atletas de outra modalidade ou para outros organizadores, não é nada fácil, mas o mais importante é que o Aloha Spirit é feito com gosto e sempre com o desejo de entregar satisfação.
Em 2017 as datas já estão totalmente fechadas após a mudança da segunda data, da segunda etapa que passou para 4 e 5 de junho, a pedido de algumas equipes de Va’a (Canoa Havaiana), que na data inicialmente divulgada por nós, estariam no mundial da modalidade. O calendário ficou da seguinte forma: 18 e 19 de março em Ilhabela, 4 e 5 de junho em local a definir e 23 e 24 de setembro também aguardando a definição de local. As cidades da 2ª e 3ª etapas, ainda não podem ser anunciadas, pois por se tratar de ano de troca de prefeitos ou gestão, as negociações ficaram um pouco mais burocráticas. A Ecooutdoor, no entanto, confirma que até o fim da 1ª quinzena de janeiro, tudo já estará 100% certo.
NOVAS MODALIDADES E CATEGORIAS EM 2017
VA’A / CANOA HAVAIANA
A categoria OC2 Mista volta após solicitações durante 2016;
Pela 1ª vez no Brasil surge a categoria V6 Open, separada de OC6;
Canoas OC6 terão uma nova categoria chamada “Elite” com premiação em dinheiro. As provas Open e Elite serão no mesmo horário, para que não haja a participação da equipe nas duas provas, ou a equipe é Open ou Elite. A categoria elite foi criada para a disputa entre equipes montadas com intuito de representar o Brasil em provas internacionais;
As provas Open e Elite serão transmitidas ao vivo para a arena, para a internet e está sendo negociada com um grande canal de TV. Nada certo ainda, mas caminhando;
O cronograma de largadas foi mantido para 2017, mas após a entrada da V6 e análise das largadas realizadas na tradicional prova Rio Va’a, onde muitas categorias que largam separadas no Aloha, largaram juntas nesta prova, o cronograma poderá sofrer mudanças e m breve isso já será conhecido.
STAND UP PADDLE
Entrou a categoria SUP Amador 1 Km open, masculino e feminino, para pessoas que preferem remar menos que 3, 6 e 9 Km, distâncias tradicionais do Aloha;
Troféu do 1º ao 5º colocado para a Race 12’6, para Open, 40+ e 50+;
Categoria que usará camiseta amarela identificando-a como “elite” nacional e com premiação em dinheiro;
Inicialmente a categoria Race 14’ feminino e Feminino 40+. (Será avaliada quanto adesão, para a continuidade durante 2017).
NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS
As distâncias estão diferentes e ao invés da prova de 1.500 metros, teremos uma com 1.000 e outra com 2.000 metros no mesmo horário;
A prova com 3.500 metros, no domingo, manterá o formato de largada e chegada em lugares diferentes. Esta prova será transmitida para a arena e via internet;
Ainda segue em estudo uma prova com 5.000 metros e outra em equipes, lembrando que o atleta paga um valor único de inscrição e pode fazer todas as provas que desejar.
PADDLEBOARD
Criou-se a categoria Feminino e a Feminino Adaptado, igualando-se ao masculino
Categoria Kids entra no Aloha, para crianças com idade até 13 anos e largarão junto com o supkids
APNEIA
Será uma competição realizada no sábado (eliminatórias) e no domingo (final), com transmissão ao vivo pela a Tv Aloha
Modalidade “estática” e categorias masculino e feminino.
Além do Surfski que segue com horário exclusivo para a modalidade e boa premiação como foi em 2016, o Waterman também será uma categoria bem valorizada e com possibilidades reais de boa premiação!
Em pesquisa aberta ao público, pesquisa esta que ainda está disponível, mais de 85% das pessoas disseram que as modalidades Caiaque oceânico e biathlon (natação e corrida), seriam bem vindas. Este posicionamento de grande maioria do público que frequenta o Aloha Spirit faz com que a organização comece a pensar na possibilidade de tê-las já em 2017. Concretizar isso está dependendo apenas de redesenhar o evento e ter uma segunda equipe, destacada das que já trabalha no evento, cuidando deste setor e ter na areia duas estruturas de largada e chegada, independentes.
Em 2017 já estão confirmadas algumas atividades extra competição e abertas para qualquer pessoa: Yoga que volta com tudo, Casa Tahiti, onde 12 taitianos virão ao Brasil para dividir a sua cultura através da música, gastronomia, dança e esporte, a Casa Caiçara onde uma canoa caiçara será fabricada durante o evento e onde o turista poderá conhecer e comprar peças artesanais fabricadas por nativos de Ilhabela, festival de bandas durante o “sunset” na sexta feira, feira de equipamentos que retorna de maneira ambiciosa, festa na Marina Porto Ilhabela onde acontecerá a entrega do Awards 2016, na sexta feira a cerimônia de premiação dos campeões de 2016, entre outras atrações.
As inscrições para o Aloha estão abertas e vão até dia01/03/2017.
O Aloha Spirit tem o patrocínio da Booking.com, realização associação Magna de Desportes, produção da Ecooutdoor Sports Business e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.”
Mais informações no site alohaspirit.com.br
CALENDÁRIO DE EVENTOS SUPCLUB
Saiba antes e fique por dentro das próximas competições e eventos nacionais acessando o mais completo e confiável calendário de eventos de SUP e Va’a do Brasil – clique aqui.
SupClub.com.br, o portal de todos os eventos.