Altas ondas abrem SuperSurf em Maresias

0

Neco Padaratz encara Renan Rocha na terceira rodada. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf.
 A segunda etapa do SuperSurf 2004 teve início nesta quarta-feira com ondas tubulares de até 2,5 metros na praia de Maresias, em São Sebastião.

 

Os organizadores armaram uma megaestrutura para receber os melhores atletas do país e, apesar de o tempo fechado e com chuviscos durante todo o dia, o público compareceu em peso para prestigiar o show das estrelas do surfe nacional, além das diversas atrações montadas na arena.

 

Foram realizadas as duas primeiras fases da categoria Masculino, além da primeira rodada do Feminino.

 

Fábio Silva mandou bem e garantiu presença no terceiro round. Foto: Ader Oliveira.
As atenções na primeira rodada estavam voltadas para a performance dos irmãos Teco e Neco Padaratz, ambos convidados pela organização do evento. Mas, apenas Neco garantiu vaga na terceira fase da competição.

 

“Estou até com os braços dormentes de tanto remar”, reclama Neco, logo após vencer sua segunda bateria.

 

“De manhã, tinha menos onda e agora o posicionamento no mar está bem mais difícil, porque as ondas aumentaram e estão entrando sem parar, fazendo com que a gente tenha que  remar o tempo todo por causa da forte correnteza”, conta Neco, que até a semana passada disputou a perna australiana do circuito mundial.

 

André Gioranelli obteve a maior nota do dia (9.73). Foto: Ader Oliveira.
“Ainda estou me sentindo muito cansado, porque a viagem da Austrália para cá é muito desgastante. Mas, essa é a minha profissão e eu quero aproveitar todas as chances para participar do SuperSurf, pois é um circuito alucinante”, diz ele, que agora enfrenta o paulista Renan Rocha na sétima bateria da terceira rodada.

 

Na oitava bateria do primeiro round, Teco ficou em terceiro lugar e foi eliminado pelo carioca Gustavo Fernandes (1o.) e o catarinense Gustavo Santos (2o.).

 

Outras surpresas foram as eliminações dos finalistas da etapa de abertura do SuperSurf, realizada na praia da Joaquina, em Florianópolis. Os gaúchos Rodrigo Dornelles, atual líder do ranking, e Daison Pereira, não fizeram uma boa estréia e foram derrotados na segunda fase da competição. 

 

O ubatubense Edgley Santos mostrou atitude ao mandar uma batida na junção de uma onda cabulosa e foi um dos destaques do dia, levantando a galera na areia e garantindo presença na terceira fase. Outros atletas da nova geração que botaram pra baixo foram o carioca Gustavo Fernandes, autor da maior média (17.33), e seu conterrâneo Leandro Bastos.

 

Também merecem destaque o catarinense Marco Polo e o carioca André Gioranelli, que abusaram dos tubos na praia de Maresias. Polo obteve a segunda melhor média (16.60) da competição e Gioranelli conseguiu a maior nota do dia (9.73) ao entubar em uma linda direita.

 

Depois das disputas entre os homens, foi a vez das garotas caírem na água com a primeira fase do Feminino. As atletas enfrentaram as pesadas condições  e mostraram atitude ao botar para baixo. Garantiram vaga as catarinenses Juliana Quint e Camila Amarante, as ubatubenses Luiza Romann e Alice Santos, a capixaba Yries Pereira, a paranaense Michaela Fregonese, a carioca Brigitte Mayer e a alagoana Karina Barbosa.

 

As atletas classificadas, bem como as Top-8 entram na água somente na próxima sexta-feira, quando rola a segunda fase da prova. Nesta quinta, as disputas começam às 8 horas com a terceira fase do Masculino.
 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A. Esta segunda etapa em Maresias também conta com a importante parceria do Governo do Estado de São Paulo – Coordenadoria da Juventude e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, além da 89 FM, Seadoo, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS). Para obter mais informações, acesse abrasp.com.br ou supersurf.com.br. 
 

Baterias da terceira fase

 

1 Beto Fernandes (SP) x Bruno Moreira (SP)

2 Jojó de Olivença (BA) x André Gioranelli (RJ)

3 Jihad Kohdr (PR) x Ricardo Ortiz (SC)

4 Fábio Gouveia (PB) x Gustavo Santos (SC)

5 Fabrício Júnior (RN) x  Danylo Grillo (SP)

6 Alexandre Almeida (RJ) x Leandro Bastos (RJ)

7 Renan Rocha (SP) x Neco Padaratz (SC)

8 Andreas Eduardo (SC) x Edgley Santos (SP)

9 Otávio Lima (PB) x Leandro Moulin (ES)

10 Pedro Muller (RJ) x Guga Arruda (SC)

11 Costinha (SP) x Gustavo Fernandes (RJ)

12 Claudemir Lima (CE) x Fábio Silva (CE)

13 Hizunomê Bettero (SP) x Marco Polo (SC)

14 Heitor Alves (CE) x Gilmar Silva (SP)

15 Christiano Spirro (BA) x Thiago Machado (SC)

16 Armando Daltro (BA) x Danilo Costa (RN)