O primeiro grande swell de verão atingiu o litoral sul e sudeste do Brasil no último final de semana (2 e 3/02), trazendo ondas de até 2,5 metros nos dias que seguiram em picos como Silveira (SC), Joaquina (SC), litoral de São Paulo, Grumari (RJ), Prainha (RJ), entre outros.
Os mapas de satélite indicavam uma ondulação se aproximando entre sábado e domingo, e foi justamente no domingo de manhã que os picos começaram a bombar. No sul, praias como Silveira, em Garopaba, e Vila, em Imbituba, estavam proporcionando condições raramente vistas nessa época do ano na região.
No litoral paulista, picos como Camburi, Maresias e Paúba, no norte, estavam ?over control?, para delírio da galera que não perdeu a oportunidade de botar as gunzeiras no pé. Até a rara onda de Banana?s Point quebrou, para sorte dos felizardos que apostaram no local, como o veterano Tinguinha Lima, morador de Camburi.
Em Paúba, uma onda perigosa e altamente tubular, as séries chegavam aos 8 pés plus, e os bodyboarders fizeram a festa, como conta Fábio Gimenez, o ?Macaco?. ?Fomos para o pico e nos deparamos com o maior mar que eu já vi desde quando comecei a pegar onda, há nove anos. Eram 8:30hs da manhã e o mar estava animal, com uma pressão que fazia o chão tremer. A galera na areia já estava gritando quando as morras quebravam e soltavam aquelas baforadas que só Paúba tem?, contou.
No Rio de Janeiro, picos como Prainha e Grumari proporcionaram séries pesadas de 8 a 10 pés, e a dupla de Tow-in Renato Phebo e Rafael Neto não vacilou e aproveitou as morras para treinar em Grumari. ?Para nós esse foi um dia especial, pois foi a primeira vez que surfamos em condições tão pesadas?, disse Phebo ao correspondente Waves no Rio Fernando Gaspar.
Agora chega de papo furado e confira as imagens, que falam por si só.
Boas ondas e até o próximo swell!