Alunos exemplares

0

Maurício Pelé fatura categoria Open. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Maurício Pelé, de Ilha Comprida, João Carlos Chaves, da Capital, e Rose Santana, de São Vicente, saíram na frente no Volcom Paulista de Surf Universitário.

 

Os três foram os vencedores na etapa inicial do circuito, encerrada no último domingo na praia de Maresias, São Sebastião. A competição, realizada em ondas de meio metro, reuniu 94 atletas de 28 faculdades.

 

Além das disputas individuais, o Volcom Paulista contou com o Tag Team, competição entre equipes em que a Unimonte/Santos foi vencedora, após uma grande atuação do

João Carlos Chaves leva melhor na categoria Paulistana. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
bertioguense Rafael Carvalho.

 

Na classificação geral, somados os melhores resultados de cada atleta, a Unaerp/Guarujá levou a melhor.

 

Em pleno Dia dos Pais, a categoria Paulistana (exclusiva para surfistas que moram e estudam na Capital, Grande SP e ABC) chamou a atenção, justamente pela presença de três finalistas que sempre têm seus pais prestigiando e torcendo na areia.

 

No mar, João Carlos Chaves, aluno de Turismo na UniSantana, teve uma disputa acirrada com Pedro Regatieri, estudante de Direito na Unip, e o atua bicampeão estadual, Michel Cardoso, que cursa Comércio Exterior no Mackenzie.

 

Enquanto isso, seus pais – Odair, Pedrão Regatieri e Pedro Cardoso sofriam na areia. Atravessando grande fase, o atual tricampeão paulistano e líder do Okdok Paulista Amador foi superior.

 

Pedrinho garantiu nos segundos finais o segundo lugar, deixando Michel na terceira posição e Rudi Scutti, ubatubense radicado em São Paulo, que estuda Administração também no Mackenzie, em quarto.

 

?Esse está sendo meu melhor ano e essa vitória agora ratificou isso. Fui duas vezes seguidas vice-campeão no Volcom e como estou no meu último ano, quero muito esse título?, disse João, que também foi nono colocado na abertura do Paulista Pro.

 

?Essa vitória vai para o meu pai, que me acompanha desde os 12 anos. Melhor presente acho que não teria para ele, que sempre me apoiou, me ajudou financeiramente. Temos uma relação muito bacana. Esse ano está sendo perfeito?, afirmou o surfista de 30 anos.

 

Quem também comemorou muito foi a dupla Pedrinho e Pedrão. ?Eu queria muito essa vitória, porque meu pai é um amigão, mas ele viu que batalhei até o fim?, comentou o surfista.

 

Na categoria Open, disputa aberta para surfistas de todo o Estado, Maurício Pelé, aluno de Educação Física na Scelisul, de Registro, superou as dores de uma torção no joelho esquerda sofrida durante o treinamento na quinta-feira e contou com a sorte de achar as melhores ondas da final.

 

Ele garantiu a vitória na metade da bateria, com duas notas seguidas ? 4,15 e 4,75, driblando as pequenas e demoradas ondas. O guarujaense Sérgio Rocha, aluno de Educação Física na Unaerp, chegou perto, precisava de apenas 3,40 pontos para virar, mas sofreu com a calmaria no mar.

 

##

 

Rose Santana vence entre as mulheres. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
?Eu vim pedindo a Deus e Ele me ajudou, porque foi por causa da natureza que venci. As ondas vieram na hora certa e depois pararam. Pelo nível forte da final, sabia que qualquer um dos três adversários poderia vencer a qualquer momento. Esse título vai para o Vale do Ribeira, para Ilha Comprida, Registro?, destacou Pelé, que está com 27 anos.

 

Sérgio Rocha terminou em segundo lugar, com o estudante de Educação Física da Unimonte, Rafael Carvalho, um dos grandes destaques do final de semana, ficando em terceiro.

 

O santista Fernando Novaes, o Miziquela, que cursa Propaganda e Marketing também na

Ronissom de Jesus voa alto e leva a Volcom Air. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Unimonte e foi a revelação entre os finalistas, terminou na quarta posição.

 

Na disputa Feminina, Rose Santana, aluna de Educação Física na Unimes/Santos mostrou um surf bem radical. Tanto que garantiu a maior somatória entre todos os finalistas, com 9,5 pontos, contra 8,65 de João Carlos Chaves e 8,90 de Maurício Pelé.

 

Com um atuação bem superior às rivais, ela não deu chances. ?Fiquei muito feliz, principalmente com o meu desempenho. Venci e convenci?, disse a surfista de 23 anos.

 

?Venho trabalhando para a conquista desse título. Treinei muito e coloquei o Universitário como minha prioridade. Agora, quero repetir essa atuação na segunda etapa para ficar mais tranqüila para a decisão?, contou a vencedora.

 

A guarujaense Kalu Freitas, estudante de Publicidade na Unaerp, que teve um grande desempenho na fase classificatória, ficou em segundo lugar. A ubatubense Jahia Bettero, atual campeã estadual universitária e líder do ranking do Okdok Paulista, que cursa Educação Física na Faculdade Módulo/Caraguatatuba, foi a terceira colocada, seguida por Patrícia Oliveira, a Ticinha, atleta local, que estuda Turismo na Brás Cubas em Mogi das Cruzes.

 

Já no Tag Team, uma disputa especial em equipes, a Unimonte virou o resultado no final, com a grande atuação de Rafael Carvalho. Dos 32 pontos conquistados, ele garantiu nada menos que 20,25.

 

O time competiu sem a surfista da categoria Feminina, mas a ausência de uma atleta não fez diferença. Completaram a equipe Vinícius Batista (Educação Física) e Alex Germano (Ciências Biológicas). A Faculdade Bertioga terminou em segundo lugar, seguido da Faculdade Brás Cubas e da Módulo.

 

Outra atração foi a Volcom Air Espetacular, uma bateria especial valendo só os aéreos, com o bertioguense Ronissom de Jesus, estudante de Administração na Faculdade Bertioga, sendo o vencedor voando de frontside.

 

Na soma dos pontos por atletas, a Unaerp terminou em primeiro lugar, com 1.800. A Unip terminou como vice, com 1.726, a Módulo veio em seguida, com 1.601, e a Unimonte foi a quarta colocada, com 1.539.

 

Na areia, a festa ficou com o Cabo de Guerra Flash Power, vencido pela equipe formada pelos surfistas Daniel Castro (Engenharia Ambiental/ Unitau), Alaur Faria (Engenharia Mecânica/ Mackenzie), Vinicius Pavone (Administração/ ESPM), Saint Clair Júnior (Fefis/ Unimes), Edmilson Alves (Fefis/ Unimes) e Thiago Giglioti (Direito/ Mackenzie).

 

A próxima etapa do Volcom Paulista de Surf Universitário está confirmada para os dias 1 e 2 de outubro, na praia de Itamambuca, Ubatuba. Mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx11) 5183 8366 ou pelo e-mail [email protected].

 

A sétima edição do circuito Paulista de Surf Universitário tem o patrocínio da Volcom pelo quinto ano consecutivo e é um evento oficial da Federação Paulista de Surf e Associação Paulista de Surf Universitário (APSU).

 

O co-patrocínio é da Star Point, presente no campeonato desde o início, e da Reef. Apoio: Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco, Flash Power, Chilli Beans, Trama Universitário, PowerBar, Aerofish, Brasil 2000 FM. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião. Realização: Ibrasurf e APSU.