A relação de Alzair Russo com o universo dos water sports teve seu início na década de 70, no mítico píer de Ipanema (RJ), graças a uma prancha comprada em sociedade com mais 04 amigos. Pouco tempo depois, mudou-se para o Quebra-mar da Barra da Tijuca e, juntamente com o amigo Maurício “Morrô”, foi trabalhar em uma das poucas fábricas de pranchas da época, a extinta “Arco-Íris”, localizada no mesmo bairro. Já os primeiros passos na arte de shapear foram ensinados por Felipe Dylon (“Lipe”), proprietário das pranchas Energia, nessa mesma época.
Com muitas encomendas e a caminho de mais uma temporada no Hawaii, Lipe convida Alzair Russo para se responsabilizar por essas pranchas durante sua trip, e ensina a ele o básico do shape – um verdadeiro segredo guardado a sete chaves na época. Começava então uma longa e bem-sucedida trajetória profissional na fabricação de pranchas.
A partir daí, Russo trabalhou com nomes como Ricardo Bocão, Rico de Souza, Daniel Friedman, Jorjão entre outros pioneiros da cidade carioca. Na década de 80 passa a shapear para a Cristal Grafitti, marca que era o sonho de consumo de 10 entre 10 surfistas da época e marcou a história do surfe no país.
Em 1995, e mais de uma década de bons serviços prestados, Alzair Russo deixa a Cristal Grafitti para exercer a função de Head Shaper da recém-chegada Rusty no Brasil – fábrica de pranchas multinacional do lendário shaper californiano Rusty Preisendorfer, a convite de Pedro Bataglin.
Em 2001, movido pela vontade expandir os horizontes, ele deixa o Rio de Janeiro e viaja por vários lugares do Brasil e do mundo, passando temporadas em diversas fábricas de pranchas nacionais e no exterior até estabelecer-se em Florianópolis (SC) onde, no ano de 2006, cria sua própria marca denominada “SurFactory”, que mais tarde mudaria o nome para “Seapoxy”. Foi nesse mesmo ano que Alzair Russo teve seu primeiro contato com o stand up paddle, novidade recém-chegada nas praias do Brasil e ainda pouco conhecida.
Foi amor à primeira vista e não demorou muito para que ele começasse a remar e, claro, produzir seu primeiro SUP. As encomendas começam a chegar e ele cria, em 2007, a Tangaroa Stand Up, passando a produzir desde pranchas de SUP Wave à SUP Race.
Mas seu amor pelo SUP foi para além das plainas e a partir de 2010, o veterano do surfe foi se tornando destaque também como competidor de SUP Race, conquistando resultados expressivos na categoria amadora, destacando-se no circuito brasileiro Amador e figurando desde então entre os Top 5 de Santa Catarina nas competições estaduais, fazendo, inclusive, alguns pódios, como a primeira colocação no I Super Day, realizado em Florianópolis. Mais recentemente ele ficou com a 6ª colocação geral na categoria Race Amador do Porto Belo Festival, válido como segunda etapa do circuito catarinense.
No entanto, além de atuar como shaper e atleta, Alzair Russo também atuou nos bastidores do esporte, ajudando a trazer para o Brasil o Battle of The Paddle e colaborando intensamente com a parte técnica da prova, além de atuar em outros eventos fundamentais para o desenvolvimento do SUP nacional.
Hoje a Seapoxy é referência na fabricação de pranchas, aplicando processos ecológicos em sua linha de produção.
Seus produtos são fruto de anos de conhecimentos adquiridos em pesquisas e experimentos testados e aprovados por grandes nomes do esporte nacional e mundial, fabricantes e atletas, além de estudos contínuos na busca de inovações e aprimoramentos, sempre focados na evolução dos materiais que utiliza e oferece.
Suas pranchas podem ser encontradas à pronta-entrega nas melhores surf shops do país, ou serem fabricadas sob encomenda, mediante um atendimento altamente personalizado na sede da Seapoxy, onde o legend atua diariamente na produção e supervisão da fabricação de seus foguetes, sempre pronto a atender seus clientes e amigos com seu carisma e simpatia.
E como a criatividade e inovação são a marca registrada de sua carreira desde o início, Alzair Russo em breve lançará no mercado uma nova e exclusiva marca de bloco EPS, muito mais resistente do que os blocos comuns e totalmente impermeáveis, feitos a partir da tecnologia XPS. A criação a princípio estará disponível apenas para modelos de shortboard e longboard, mas é bem provável que em pouco tempo esteja disponível também para a fabricação de pranchas de stand up paddle. Quem conhece a energia e inquietação desse “mago das plainas”, sabe que isso é apenas uma questão de tempo. Os amantes do stand up agradecem!