Acostumados a superar desafios, dois atletas brasileiros estarão juntos na próxima segunda-feira (28/9), durante a primeira travessia de stand up paddle no Brasil.
A dupla é formada pelo surfista, canoísta e competidor de provas de aventura Alessandro “Amendoim” Matero, da equipe Onbongo, e pelo surfista e guarda-vidas há quase duas décadas no Hawaii, Vitor Marçal.
Os atletas remam da Laje de Santos até a Ponta da Praia (em frente ao Aquário), Santos (SP), em uma distância de 47 km.
De lancha eles vão da Marina de São Vicente em direção à Laje e retornam remando. O objetivo do desafio é difundir o stand up, modalidade que ganha cada vez mais espaço com novos adeptos em todo o planeta.
A ideia da travessia partiu de Amendoim e eles começam o desafio às 7:30 da manhã de segunda. “Esperamos completar a distância em cinco a seis horas. Vai depender dos ventos e da ondulação. Não será competição e sim um desafio. Nunca ninguém fez esse percurso de stand up e há uma grande chance de virar uma prova no futuro”, comenta Amendoim.
O stand up remete às origens das tradicionais canoas havaianas utilizadas para pesca e mesmo para surfar. É uma das variações mais antigas do surf e utilizada também como forma de locomoção. Adaptações foram feitas nos equipamentos e os havaianos passaram a utilizar estas pranchas também para surfar.