A categoria feminina abriu as disputas do mundial na sexta-feira em North Narrabeen, Sydney, Austrália.
Clique aqui para ver as fotos
A peruana Anali Gomez atropelou a japonesa Nao Omura e avançou para as quartas-
de-final.
No entanto, a brasileira Marina Werneck foi barrada pela francesa Lee Ann Curren, filha do ex-tricampeão mundial Tom Curren.
A esperança de um título verde-amarelo fica agora para os paulistas Adriano de Souza,
Heitor Pereira e Thiago Camarão, que classificaram-se para as oitavas-de-final na tarde da sexta-feira na Austrália.
Entre as mulheres, a torcida é toda para a campeã sul-americana Anali Gomez, que não chegou a ser ameaçada pela japonesa que ela já havia derrotado na repescagem.
A peruana liderou toda a bateria e fechou a fácil vitória de 11,00 x 5,33 pontos com uma nota 6,17 na última onda.
Já a catarinense Marina Werneck não teve chances contra Lee Ann Curren, que começou bem a bateria e confirmou a vitória com a nota 6,33 recebida nos minutos finais.
A única brasileira no Billabong ASP World Junior Championships 2006 terminou em nono lugar, enquanto a filha de Tom Curren segue para enfrentar a australiana Nicola Atherton nas quartas-de-final, apontada como uma das favoritas ao título.
A outra é a nova top do WCT Stephanie Gilmore, que na sexta-feira surfou a melhor onda de todo o campeonato neste ano. Ganhou 9,17 dos juízes e igualou a maior nota conseguida até na categoria masculina, nas baterias disputadas nos três dias de competição.
A australiana vice-campeã mundial do WQS 2006 ainda ampliou seu próprio recorde de pontos para 14,20 na tranquila vitória sobre a japonesa Sayuri Hashimoto.
Mas, a marca foi batida pela havaiana Coco Ho, sobrinha do ex-campeão mundial Derek Ho, que detinha o recorde de nota ? 8,67 ? na bateria que também marcou a estréia da peruana Anali Gomez em Sydney.
Coco Ho entrou na água justamente quando o mar apresentava boas condições e liquidou a norte-americana Sage Erickson logo nas três primeiras ondas que pegou, todas com notas acima de 7.
Somando as duas maiores (7,83 + 7,67), a havaiana atingiu 15,50 pontos para continuar encabeçando uma das duas listas de recordes do campeonato.
Outro destaque deste ano é a ótima participação da França nesta segunda edição da categoria feminina. Três classificaram-se para as quartas-de-final na sexta-feira: Lee Ann Curren que barrou a brasileira Marina Werneck, Pauline Ado que vai pegar a favorita Stephanie Gilmore e Alize Arnaud, próxima adversária da peruana Anali Gomez.
A campeã sul-americana não encontrou dificuldades para derrotar a japonesa Nao Omura, enquanto Arnaud passou por décimos pela sul-africana Nikita Robb: 12,16 x 11,84 pontos.
Oitavas-de-final
1 Nikita Rob (Afr) 11.84 x Alize Arnaud (Fran) 12.16
2 Anali Gomez (Per) 11.00 x Nao Omura (Jap) 5.33
3 Pauline Ado (Fran) 9.50 x Airini Mason (NZ) 8.97
4 Stephanie Gilmore (Aus) 14.20 x Sayuri Hashimoto (Jap) 9.17
5 Nicola Atherton (Aus) 10.47 x Kirstie Jones (Aus) 9.76
6 Lee Ann Curren (Fran) 11.66 x Marina Werneck (Bra) 7.57
7 Coco Ho (Haw) 15.50 x Sage Ericson (EUA) 7.10
8 Leila Hurst (Haw) 11.67 x Erica Hosseini (EUA) 8.03
Quartas-de-final
1 Anali Gomez (Per) x Alize Arnaud (Fran)
2 Stephanie Gilmore (Aus) x Pauline Ado (Fran)
3 Nicola Atherton (Aus) x Lee Ann Curren (Fran)
4 Coco Ho (Haw) x Leila Hurst (Haw)