Rip Curl Grom Search

Anderson e Luara vencem

0

Com ninguém menos que o campeão mundial do WCT, Gabriel Medina, como espectador, o catarinense Anderson Júnior e a carioca Luara Thompson faturaram os títulos da final nacional do Rip Curl Grom Search, principal campeonato do País sub16, nesta segunda-feira (27), na praia de Maresias, em São Sebastião. Os dois surfistas garantiram vagas para representar o Brasil na final internacional do evento, que será realizada em 2016, em algum lugar do Mundo.

Com ondas de até 1 metro, a disputa abriu a programação da Final do Rip Curl Grom Search Internacional, apresentada por GoPro, que tem a “janela” pelas melhores condições de ondas de terça-feira a domingo (3), na mesma praia de Maresias, reunindo 16 surfistas de dez países. O evento está sendo realizado no Brasil pela primeira vez, como homenagem ao campeão do WCT, Gabriel Medina, que é o anfitrião oficial da garotada.

Na competição entre os brasileiros, para definir os representantes já para o evento de 2016, o nível técnico foi alto, com disputas emocionantes. Foram seis finalistas no masculino e seis no feminino. Na decisão das meninas, Luara Thompson, surfista do Rio de Janeiro, abriu vantagem na terceira e quarta ondas, mas a pequena Thainá Hinckel, da Guarda do Embaú, em Santa Catarina, com apenas 11 anos, deu trabalho no final.

Precisava de 4,26 para virar e tirou 4,53, faltando dois minutos para o final. Luara não perdeu tempo e deu o troco rapidamente, com uma nota cinco, para garantir o título. As paulistas Louise Frumento e Melissa Policarpo completaram a final, em terceiro e quarto lugares. Louise também surfou bem e chegou a ficar perto da ponta no placar. No final, Luara somou 9,75 pontos em duas ondas, contra 8,35 de Thainá.

“Esse título representa muito esforço e treinamento. Estou muito feliz e Deus mandou aquela onda para mim no final para garantir essa conquista. Agora começa uma nova fase e quero me preparar muito bem para chegar na final internacional no ano que vem muito bem preparada, para trazer o título para o Brasil”, afirmou a surfista de 15 anos, que treina no Canto do Recreio e começou a pegar ondas aos três anos, incentivada pela irmã mais velha, a bicampeã brasileira de longboard, Mainá Thompson.

No masculino, a expectativa também ficou até o fim da bateria, com a mesma emoção. Anderson Júnior, local da praia da Vila, em Imbituba, garantiu notas seis e cinco e no final tirou um 6,25 para superar o paulista de Guarujá, Alax Soares. A diferença entre os dois foi de menos de um ponto – 12,25 a 11,35. Gabriel Ramos, de Ubatuba, ficou em terceiro, logo atrás, com 11,30, e o potiguar de Natal, Mateus Sena, foi o quarto, com 4,52 (cometeu interferência no final).

“Esse é o título mais importante da minha vida”, vibrou Anderson, que teve a vitória valorizada pela presença de Gabriel Medina na praia. “Treinei muito para isso, para chegar aqui e vencer. Quero muito disputar a final internacional, desse que é um dos melhores eventos do Mundo. Quero agradecer muito a Deus, meus pais, amigos e patrocinadores”, destacou o surfista de 16 anos, que surfa desde os 10.

MEDINA – Depois de treinar em frente de casa, Gabriel Medina quis assistir as finais da nova geração. O mesmo campeonato que já foi campeão, depois representou o Brasil e faturou o título internacional em 2010, na Austrália, sendo o único brasileiro até agora a conseguir tal feito. Viu todas as manobras do palanque onde ficam os juízes e gostou do que viu e de relembrar a sua fase de infância.

“É muito louco. Desde os oito anos eu competia nesse campeonato, estava com essa galera. E nunca imaginei que um dia voltaria aqui como campeão do Mundo, aqui onde tudo começou, para prestigiar os novos valores. Tem muita gente surfando bem. Fico feliz em ver essas novas gerações chegando e que meu título pode influenciar positivamente”, afirmou Medina.

SEXTA-FEIRA – Agora, as atenções ficarão voltadas para a Final do Rip Curl Grom Search Internacional, apresentado por GoPro. A competição será realizada nos dois melhores dias de ondas, até domingo e a organização do evento, junto com a Rip Curl já anunciou que o evento deve começar na sexta-feira.

Mas na quarta-feira à tarde uma nova avaliação será feita com a possibilidade de início na quinta-feira. “A previsão indica que sexta-feira teremos condições muito boas, mas na quarta, vamos avaliar novamente. Como temos tempo, vamos aguardar para colocar os atletas em ondas boas. Tudo indica que sexta-feira e sábado serão os melhores dias”, anunciou Fernando Gonzalez, diretor do campeonato.

“Enquanto o campeonato não é realizado, teremos várias ações com os competidores. Vamos leva-los para sessões de surf aqui mesmo em Maresias e em outras praias de São Sebastião, uma cidade incrível quando se fala em surf”, complementou Fernando.

Também nessa segunda-feira foram definidos os dois surfistas convidados que vão se juntar aos finalistas internacionais: Heitor Duarte, de Maresias, e Lorrana Lima, da praia vizinha de Juqueí. “Com eles, estamos interagindo com a comunidade onde estamos atuando. Coincidentemente, o representante oficial do Brasil, o Samuel Pupo, também é de Maresias. Então, a comunidade local estará muito bem representada e a torcida já tem seus candidatos”, disse Fernando.

Junto com Heitor e Lorraina, Samuel Pupo, campeão em 2014, o Brasil terá Kayane Reis, de Saquarema, bicampeã em 2013 e 2014 e que ano passado disputou a final internacional na Indonésia. Também estarão na disputa Len’s Arancibia (França), Raju Sena (Indonésia), Keru Batle (Nova Zelândia), Kei Kobayashi (Estados Unidos), Max “Rulo” (Argentina) e Roberto Araki (Chile), na masculina, Ariane Ochoa (Espanha), Cintia Hansel (Indonésia), Raiha Ensor (Nova Zelândia), Caroline Marks (Estados Unidos), Jaleesa Vincent (Austrália) e Leilane McGonable (Costa Rica), entre as meninas.

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search em Maresias é apresentada por GoPro – Be a Hero, com apoios de Posca e Coconut’s Maresias Hotel. Colaboração da Federação Paulista de Surf, Prefeitura de São Sebastião, Associações de Surf de Maresias (ASM) e de São Sebastião (ASSS). Cobertura da Revista Fluir e Site Waves, com divulgação da FMA Notícias e realização da Rip Curl.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DE 2015

MIRIM

1 Anderson Júnior (SC)
2 Guilherme Vilas Boas (SP)
3 Gabriel Ramos (SP)
4 Alax Soares (SP)
5 Vitor Costa (RN)
6 Mateus Sena (RN)

FEMININA

1 Luara Thompson (RJ)
2 Tainá Hinckel (SC)
3 Louise Frumento (SP)
4 Melissa Policarpo (SP)
5 Yohanna Serrat (São Vicente – SP)
6 Victória Mazzoni (Guarujá – SP)