Andréa Lopes é campeã do Surftrip em Maresias

Andrea na agua, comemora ua vitoria

#Provando estar na melhor fase de sua carreira, a carioca Andréa Lopes garantiu neste domingo (21/11) o título brasileiro de surf profissional feminino. Numa disputa acirrada, principalmente coma potiguar Alcione Silva (campeã mundial no ISA World Games), Andréa venceu a 3ª e última etapa do Festival Surftrip de Surf Feminino (campeonato exclusivo para mulheres), na Praia de Maresias, em São Sebastião.

 

Com este título Andréa conquistou os três principais campeonatos do país este ano: também garantiu o pentacampeonato brasileiro amador, e a histórica e inédita vitória no WCT (etapa do RJ). Na categoria Iniciantes, criada este ano para incentivar o crescimento do surf feminino, a pequena Taís de Almeida, de Saquarema (RJ), confirmou o favoritismo vencendo a etapa e o ranking final.

 

Considerada um fenômeno, a competidora de apenas 14 anos ainda terminou como a 3ª melhor no circuito profissional (disputando o título até a semifinal) e garantiu a Goofy Girls Best Wave, prêmio extra para a melhor onda da etapa, conseguindo um 8,25. Na briga pelo título profissional, seis atletas (cinco delas do Rio) chegaram com boas chances de ficar com o título. A primeira a sair da disputa foi a campeã de 98, Brigitte Mayer (RJ), ainda nas oitavas-de-final. Na mesma fase, Alessandra Vieira, de Saquarema (campeã mundial amadora em 94), também ficou de fora.

 

Nas quartas-de-final, a campeã Andréa Lopes pegou a primeira “pedreira” pela frente, encarando Juliana Guimarães, de Niterói. Com manobras fortes, Andréa não teve dificuldades para vencer, assim como aconteceu na semifinal, com Taís de Almeida. Na grande decisão Andréa pegou Alcione, que vinha surfando muito bem desde o início da etapa, sabendo aproveitar as pequenas ondas (variando de 0,5 a 1,0 metro). Se a surfista potiguar vencesse a final, as duas terminariam empatadas no ranking final, o que obrigaria a realização de uma nova bateria de 30 minutos para definir quem seria a campeã.

 

Mas desde o começo Andréa mostrou superioridade. Ela abriu a bateria com duas boas ondas e começou a administrar a vantagem. Alcione, que em todas as baterias achou bem as ondas, dessa vez ficou um pouco perdida. Faltando dez minutos para o final, Andréa abriu mais de 10 pontos de vantagem e terminou a competição com quase o dobro da pontuação: 17,00 a 8,80. “Eu estava nervosa na duas baterias anteriores, contra a Juliana e a Taís. Na final, eu comecei bem e fui só administrado. Terminando a bateria falei para Alcione que iria marcá-la e ela reconheceu a minha vitória me cumprimentando. Agora vou iniciar uma nova fase na carreira, voltando ao circuito mundial. Quero ser campeã mundial”, comemorou Andréa, 25 anos, que foi a brasileira pioneira no circuito mundial. Mas, em 94, ela teve de abandonar o tour por problemas de saúde (anorexia nervosa).

 

Na Iniciantes, Taís de Almeida foi muito superior desde o início da competição. Na semifinal duas surfistas com chances de ficar com o título, Cláudia Gonçalves (Guarujá) e Juliana Quint (Florianópolis) foram eliminadas, deixando a briga entre Taís e a ubatubense Suelen Naraísa, Na finalíssima, Taís venceu de ponta a ponta. “Este ano foi excelente para que eu ganhasse experiência. No ano que vem vou querer o título profissional”, festejou Taís.

 

O Festival Surftrip de Surf Feminino teve co-patrocínio de Huihine, Local Motion, Redley, Hang Loose e Wagon. Apoio: prefeituras de Guarujá, Ubatuba e São Sebastião, Goofy Girls, FreeStyle e Thyola Surfboards. Organização: Associação de Surf de Ubatuba. Supervisão: Abrasp. Informações e fotos na internet: www.ubatubasurfcam.com.br e www.surfeminino.trix.net . #

 

CLASSIFICAÇÃO NA ETAPA PROFISSIONAL

1ª Andréa Lopes; Rio de Janeiro (RJ)

2ª Alcione Silva; Natal (RN)

3ª Tais de Almeida; Saquarema (RJ)

3ª Deborah Farah; Rio de Janeiro (RJ)

 

INICIANTES

1ª Taís de Almeida; Saquarema (RJ)

2ª Suelen Naraísa; Ubatuba (SP)

3ª Gisele Charleaux; Ubatuba (SP)

3ª Roberta Botelho; São Paulo (SP)

 

RANKING FINAL DO FESTIVAL SURFTRIP PROFISSIONAL

1ª Andréa Lopes 4.095

2ª Alcione Silva 3.675 3ª

Taís de Almeida 3.300

4ª Brigitte Mayer 2.940

 

INICIANTES

1ª Taís de Almeida 3.300

2ª Suelen Naraísa 2.590

3ª Cláudia Gonçalves 2.085

4ª Juliana Quint 1.890

Exit mobile version