Andréa Lopes é a primeira atleta a disputar 100 baterias nas duas categorias do SuperSurf desde a primeira etapa. Foto: Nilton Santos / SuperSurf. |
Lopes é a primeira atleta a disputar 100 baterias nas duas categorias do SuperSurf desde a primeira etapa, vencida por ela mesma na praia de Maresias, São Sebastião (SP), em 2000.
A atleta saiu de Saquarema, onde foi barrada nas quartas pela cearense Silvana Lima, computando 101 baterias disputadas.
Ela será homenageada pela Abril com uma placa comemorativa na próxima etapa, que rola entre os dias 7 e 11 de setembro na Costa do Sauípe, Bahia.
Foram 59 vitórias registradas num índice de aproveitamento de 58,4%. A carreira da competidora foi marcada por títulos importantes no Brasil e o pioneirismo no circuito mundial.
Lopes é tetracampeã brasileira amadora, pioneira a correr o circuito mundial da ASP, primeira brasileira a vencer uma etapa do WCT; tricampeã brasileira profissional, com dois títulos consecutivos no SuperSurf (2001 / 2002); cinco vitórias no SuperSurf; bicampeã brasileira da divisão de acesso do circuito brasileiro (2000 / 2001).
Na categoria masculina, quem está mais próximo de igualar este feito inédito da carioca é o paulista Beto Fernandes, que também parou nas quartas-de-final em Saquarema, quando completou 96 baterias disputadas, com 50 vitórias e um índice de 52,1% de aproveitamento.