A trajetória da surfista Andréa Lopes sempre foi repleta de momentos de emoção, superação e também uma dose de obstinação, reflexo de sua constante luta pela excelência.
Exemplo de vitalidade, saúde, energia, força e disciplina, a atleta de 35 anos provou porque é um dos ícones do surf feminino ao garantir o vice-campeonato no SuperSurf 2009, a elite nacional.
E por muito pouco, apenas 40 pontos, ela não chegou ao inédito pentacampeonato. O resultado serve como uma injeção de ânimo para seguir firme em busca de novas conquistas na carreira que já completa 22 anos.
“Foi reflexo de toda a minha dedicação, treinamento e disciplina durante o ano. Estou mais ágil, mais forte e mais focada do que nunca, pronta para enfrentar as meninas e dar trabalho”, vibra a atleta patrocinada pela AntiQueda.
No currículo, a surfista carioca ostenta os títulos de campeã brasileira em 1999, 2001, 2002 e 2006, além de uma vitória memorável no World Tour (a primeira brasileira no Feminino), também em 99.
No SuperSurf deste ano, Andréa foi vice na etapa inicial, no Guarujá, terceira na disputa seguinte, em Ubatuba e nona colocada em Florianópolis. “Foi o que pesou no final”, argumenta a competidora.
Na etapa final, no Rio de Janeiro, Andréa foi a terceira colocada e garantiu o vice, por uma diferença de 40 pontos, 2.360 a 2.320 para Suelen Naraísa.
Para 2010, Andréa promete voltar com toda carga e ainda mais preparada, ratificando a sua condição. “Quero estar mais competitiva ainda, com mais confiança, melhorando cada vez mais e seguindo com as coisas que me fazem bem. Com certeza, podem esperar que estou vindo com o motor ligado”, avisa Andréa, que completa 36 anos no dia 1 de dezembro.
Junto ao pentacampeonato, Andréa tem outros planos para o futuro próximo, como reativar a sua escola de surf e concluir a faculdade de marketing. “Também quero me dedicar mais às palestras, mostrando a minha experiência de vida como atleta. Tocar o coração de todos com a minha lição de vida. As palestras estão cada vez mais vivas na minha cabeça”, afirma. “Mas com certeza, o grande objetivo é o pentacampeonato”, reforça.
Andréa reforça a sua preparação com o treinamento funcional, orientada pelo professor Fabio Gilho. O trabalho visa equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência, com exercícios específicos.
“Em tudo na minha vida eu busco o novo, a motivação. Como sou atleta de alta performance, quero treinar bem dentro e fora da água, ficar mais forte, mais ágil, mais dinâmica, com reflexo melhor, o corpo inteligente e, melhor ainda, prevenindo lesões e otimizando o meu tempo”, relata a surfista.
Superação Pioneira do surf brasileiro Feminino no Circuito Mundial, a carioca Andréa Lopes sempre foi pautada pela busca da perfeição. Mas o extremismo e o perfeccionismo acabaram prejudicando a sua trajetória, culminando com a anorexia, em 1994.
“No auge do abismo, cheguei a pesar 38 quilos. Era pele e osso. Sem saber o que fazer da minha vida. Hoje sei que você não precisa ser extremista, abrir mão de muitas coisas para conseguir um objetivo. Tem de usar o seu emocional e racional”, fala a atleta.
A reviravolta começou cinco anos depois, com a vitória na etapa do então WCT, em 1999. Na sequência vieram os títulos brasileiros e em janeiro de 2007, foi capa da Revista Playboy, chegando ao oposto da fase negra.
Além da AntiQueda, Andréa Lopes tem os patrocínios de Lui Lui e HB Sunglasses. Apoio: Free Style e Rhyno Foam.