Andreas Eduardo na briga

0

Andreas Eduardo luta para assumir a ponta do ranking. Foto: Ricardo Mega.
Com previsão de boas ondas, começa às 8 horas neste sábado em São Francisco do Sul a terceira e penúltima etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf Profissional (FECASURF).

 

Toda a arena do Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro está instalada na Prainha, mas as disputas podem até ser transferidas para a vizinha Praia Grande, cerca de um quilômetro de distância, pois apresentava melhores condições.

 

O evento inaugura a reta final da temporada e o objetivo dos organizadores é realizá-lo nas melhores ondas possíveis.

 

Como o limite de 96 inscritos foi logo ultrapassado, será realizada uma triagem com oito atletas para definir os últimos participantes e mais de dez estão numa lista de espera torcendo para que falte alguém.

 

Serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios e mil pontos no ranking estadual, com o campeão catarinense sendo automaticamente classificado para a elite nacional do SuperSurf, além de ganhar da Fecasurf um convite especial para disputar o WCT Brasil em Santa Catarina também no ano que vem.

 

 ?O Jean da Silva (líder do ranking) falou que estava pegando tubo em pé lá hoje (sexta-feira)?, contou Frederico Leite, vice-presidente regional leste da Fecasurf e promotor do Circuito Catarinense Profissional de 2005. Ele também já adiantou que se a Prainha continuar com ondas mexidas e irregulares, o Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro  pode ser transferido para a Praia Grande.

 

?Nossa preocupação é realizar o evento nas melhores condições possíveis e se for preciso mudar, tubo bem, podemos fazer isso sem problemas?, falou Fred, como o dirigente é mais conhecido.

 

Essa é a realmente uma atitude bastante positiva nos eventos organizados pela Fecasurf. A segunda etapa da temporada em Balneário Camboriú chegou a sofrer mais de cinco adiamentos consecutivos até que a Praia Central apresentasse boas condições para a realização de um campeonato.

 

Com isso, deu tempo até para o joinvillense Jean da Silva voltar da viagem que havia feito para participar das etapas do Circuito Mundial na Ilha Reunião e na África do Sul, pois ele nem tinha feito sua inscrição porque a data inicial coincidia com o mesmo período das provas internacionais.

 

Mesmo sob os efeitos do jet-leg e da diferença de fuso horário, ele ficou em terceiro lugar no pódio, garantindo sua permanência na primeira posição do ranking estadual e, conseqüentemente, da corrida por uma vaga no SuperSurf 2006, um dos objetivos de mais um dos grandes valores da fortíssima nova geração do surfe catarinense.

 

 Agora, Jean da Silva vai defender a liderança do ranking em casa, pois apesar de ter nascido há 20 anos em Joinville, ele mora em São Francisco do Sul e treina diariamente na Prainha e na Praia Grande.

 

Além dele, outros jovens surfistas também estão na briga direta pelo título contra o experiente Andreas Eduardo, 27 anos, de Piçarras, que venceu a etapa de Balneário Camboriú e pulou da 22a. para a segunda posição na classificação geral das duas etapas realizadas.

 

Vice-campeão nesta prova, o florianopolitano Thiago Bianchini, 18 anos, passou para a quarta colocação e em terceiro está William Cardoso, 19, de Balneário Camboriú.

 

O Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro é uma realização da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) com patrocínio das lojas Sul Nativo, ?A surf shop da galera?, da Oakley, da Freesurf e da Bully?s, com esta terceira etapa também contando com apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Central Station, Byron, Pró-Ilha e Fiberglass Foam. A competição é homologada pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com organização conjunta da FECASURF com a Associação Francisquense de Surf (AFS) e divulgação oficial dos boletins ?De Olho no Mar? pela Rede Atlântida FM.