O tricampeão mundial Andy Irons começou bem sua defesa do título do Mr. Price Pro em Durban. Foto: Tostee.com. |
O defensor do título do Mr. Price Pro não decepcionou a torcida e deu o seu show, mas acabou se classificando em segundo lugar na disputa vencida pelo australiano Jarrad Howse, que estabeleceu um novo recorde de 17 pontos nas ondas do New Píer de North Beach neste ano.
Onze brasileiros também competiram e seis avançaram para a quarta fase da competição, que termina neste domingo na África do Sul.
Brazucas marcam presença em peso na competição, que acontece na África do Sul. Foto: Tostee.com. |
Foram realizadas apenas 14 das 24 baterias da
terceira fase masculina e a quarta-feira foi encerrada com a primeira rodada feminina.
Outros onze brasileiros ainda vão disputar a terceira fase masculina e três brasileiras fazem parte das cabeças-de-chave que só entram na segunda fase feminina.
O carioca Pedro Henrique participou do primeiro confronto do dia em Durban, mas terminou em último lugar. Na segunda bateria, entraram dois brasileiros e, numa disputa muito acirrada, décimos de diferença definiram o resultado.
O norte-americano Ben Bourgeois ganhou o primeiro lugar com 12,73 pontos e o niteroiense Guilherme Herdy venceu a batalha pela segunda vaga marcando 11,96 pontos, contra 11,40 do sul-africano Paul Canning e 11,10 do carioca Simão Romão, que também acabou em 73o lugar no Mr. Price Pro, recebendo a premiação mínima de US$ 800 e 479 pontos.
A dobradinha verde-amarela também falhou outras três vezes na quarta-feira. Na quarta bateria, o pernambucano Paulo Moura passou atrás do australiano Bede Durbidge e o cearense Dunga Neto ficou em último lugar.
Na 12a, o carioca Yuri Sodré registrou a maior pontuação entre os brasileiros – 14,90 pontos – e o havaiano Frederick Patacchia ganhou a disputa pela segunda vaga do campeão brasileiro Renato Galvão por menos de um ponto de diferença: 12,60 x 11,47 pontos.
E na 14a e última bateria do dia, o sul-africano Greg Emslie impediu uma dobradinha da Hang Loose na África do Sul. O alagoano Marcondes Rocha fez a parte dele e venceu o confronto marcando 14,50 pontos, mas seu grande amigo Bernardo Pigmeu acabou eliminado logo em sua estréia em Durban, pois só conseguiu somar 12,86 pontos, contra 13,67 pontos do vice-campeão do Mr. Price Pro no ano passado, Greg Emslie.
Além de Yuri Sodré e Marcondes Rocha, a outra única vitória brasileira na quarta-feira foi conquistada pelo niteroiense Bruno Santos, que totalizou 13 pontos para derrotar o espanhol Eneko Acero (10,97), o sul-africano Royden Bryson (10,53) e o californiano Tom Curren (8,93), com o ex-tricampeão mundial e um dos maiores ídolos do esporte também sendo eliminado da competição.
##
Visão aérea de New Píer, North Beach, palco do tradicional 6 estrelas de Durban. Foto: Tostee.com. |
O sexto brasileiro classificado para a quarta rodada do Mr. Price Pro 2005 foi o paraibano Fábio Gouveia.
Mostrando estar recuperado da leptospirose que contraiu nas Ilhas Maldivas e que o impediu de ir defender a liderança do ranking brasileiro na segunda etapa do SuperSurf 2005 na praia de Maresias, em São Sebastião, Fabinho enfrentou três australianos na sétima bateria e só ficou atrás do atual líder do ranking WQS, Adrian Buchan.
Mesmo assim, o resultado foi definido por décimos: 12,26 x 12,16 pontos.
A terceira fase continua nesta quinta-feira e o primeiro confronto do dia marcará a estréia do
Depois de fazer duas finais, e vencer a etapa baiana do WQS, Adriano Mineirinho não deu sorte e foi eliminado de cara no Mr. Price Pro 2005. Foto: Tostee.com. |
Na disputa seguinte, o atual campeão mundial Pro Junior da ASP, o cearense Pablo Paulino, terá um teste de fogo contra dois australianos tops do WCT, o ex-campeão mundial Mark Occhilupo e Kirk Flintoff, além do japonês Izuki Tanaka.
Depois, na 17a bateria o paulista Renan Rocha e o baiano Wilson Nora enfrentam os havaianos Bruce Irons e Mikala Jones; o potiguar Danilo Costa estréia na 19a contra os australianos Shaun Cansdell, vice-líder do WQS 2005, Jay Thompson e Nic Muscroft; na vigésima continua o confronto Brasil x Estados Unidos com o paranaense Peterson Rosa e o carioca Marcelo Trekinho pegando Toby Martin e Drew Courtney.
O potiguar Marcelo Nunes faz sua primeira apresentação em Durban contra Roy Powers (Haw), Warwick Wright (Afr) e Ben Dunn (Aus) na 23a bateria e na 24a e última da terceira fase o cabo-friense Victor Ribas e o paranaense Jihad Kohdr pegam mais dois australianos: Taj Burrow e Jamie Thomson.
Confira abaixo as baterias da quarta fase masculina com os classificados da quarta-feira e também os confrontos envolvendo as surfistas brasileiras na segunda rodada feminina.
Quarta fase masculina
1 Jarrad Howse (Aus), Ben Bourgeois (EUA), Luke Munro (Aus) e Paulo Moura (Bra)
2 Andy Irons (Haw), Guilherme Herdy (Bra), Maz Quinn (Nzl) e Bede Durbidge (Aus)
3 Corey Ziems (Aus), David Weare (Afr), Fábio Gouveia (Bra) e Luke Stedman (Aus)
4 Brian Toth (P.Rico), Nathaniel Curran (EUA), Adrian Buchan (Aus) e Tom Whitaker (Aus)
5 Russell Winter (Ing), Travis Logie (Afr), Eneko Acero (Esp) e Frederick Patacchia (Haw)
6 Jake Paterson (Aus), Aritz Aranburu (Esp), Bruno Santos (Bra) e Yuri Sodré (Bra)
7 Josh Kerr (Aus) e Marcondes Rocha (Bra) aguardam seus adversários
8 Nathan Webster (Aus) e Greg Emslie (Afr) aguardam seus adversários
Segunda fase feminina
4 Jacqueline Silva (Bra), Lisa Hurunui (Nzl), Falina Spires (EUA) e Nikita Robb (Afr)
6 Pauline Menczer (Aus), Marie Pierre Abgrall (Fra), Suelen Naraisa (Bra) e Holly Beck (EUA)
11 Silvana Lima (Bra), Emmanuelle Joly-Thomas (Fra), Jessica Mattews (Afr) e Michelle Hill (Afr)