Butch Van Artsdalen

Anos dourados no Hawaii

Butch Van Artsdalen, Hawaii, 1960

Butch Van Artsdalen é um ícone do surf clássico na Califórnia (EUA). Nos anos 60 era chamado de “Mr. Pipeline”, por suas atuações inovadoras desde que Phil Edwards mostrou que surfar Pipe com estilo era possível. 

 

Van Artsdalen não fugia do estereótipo do surfista californiano da época. Abusava das bebedeiras e era um dos locais mais barulhentos e brigões de La Jolla. No entanto, o legado do seu estilo é incontestável, assim como sua moral nas ondas havaianas. Esteve no North Shore pela primeira vez em 1961, no ano seguinte foi o primeiro a surfar Waimea trocando a base de goofy para regular durante o percurso.

 

Juntamente com Phil Edwards, Butch foi um dos primeiros a surfar tubos seguidos em Pipe, com alguns registros em filmes Gun Ho!, Mar Revolto e Walk on the Wet Side, além do épico Endless Summer. 

O Hawaii foi sua paixão, mudando-se para o North Shore em 1966, onde trabalhou como salva-vidas, fazendo dezenas de resgates heróicos ao longo dos anos, mas o alcoolismo o derrotou até o final da década. 

 

Depois da morte de Jose Angel, seu amigo e companheiro de ondas grandes, que morreu durante um mergulho livre em águas profundas em 1976, Van Artsdalen acreditou que Angel se suicidou e entrou em uma depressão alcoólica. Ele morreu de insuficiência hepática em 1979, aos 38 anos. 

 

No vídeo acima, Butch mostra todo seu estilo nas ondas havaianas, em plena década de 60, bem antes da revolução das shortboards.

 

Foto de capa Reprodução

Exit mobile version