A praia de Itamambuca, em Ubatuba, sedia a quarta etapa do SuperSurf 2004. Foto: Ricardo Macario. |
O motivo principal da mudança promovida pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) em conjunto com o Grupo Abril, foi permitir que um maior número de atletas possa competir na praia de Itamambuca.
No ano passado, os atuais campeões brasileiros Leonardo Neves (RJ) e Tita Tavares (CE) venceram a etapa, preferida pela maioria dos surfistas.
O problema é que depois de definido o calendário brasileiro no início do ano, a ASP (Association of Surfing Professionals) acabou confirmando um evento do WQS de nível máximo 6 estrelas para a mesma primeira semana de agosto no Japão.
Peterson Rosa é um dos atletas que podem voltar da África do Sul para competir em Ubatuba. Foto: Ricardo Macario. |
A decisão pela mudança foi tomada numa reunião com a diretoria da entidade durante a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Ubatuba no último final de semana. O Grupo Abril, que organiza a divisão principal, resolveu atender a solicitação e oficializou a mudança de data na última segunda-feira.
Mas, com isso, quem pode sair prejudicado são os atletas que disputam o WCT. Isso porque o prazo de realização da quinta etapa da temporada vai do dia 13 a 23 de julho na África do Sul. Porém, o Billabong Pro em Jeffrey’s Bay pode terminar antes e Peterson Rosa, Victor Ribas, Armando Daltro e Raoni Monteiro ainda terão tempo de voltar ao Brasil para competir na penúltima etapa do SuperSurf 2004 em Ubatuba.
Com a mudança de data, o prazo para a inscrição antecipada dos integrantes da elite nacional do SuperSurf 2004 também acabou sendo antecipado. Os top 64 da categoria masculina e as top 22 da feminina terão até o dia 9 de julho para efetuar a inscrição no valor de R$ 150 (homens) e R$ 75 (mulheres).
A ABRASP lembra que, por decisão do Conselho-executivo, esse prazo não será prorrogado e os atletas que não se inscreverem até esta data podem perder a vaga nessa etapa.