Mantendo o ritmo que imprimiu na primeira etapa do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2016, a ASB (Associação de Surf de Barra do Sul) repetiu o feito e conquistou sua segunda vitória no circuito na praia do Santinho neste final de semana (19 e 20/11).
Com ondas boas, na faixa de 1,5 metro, o domingo (20/11) teve sol em Floripa e a qualidade técnica dos competidores ficou ainda mais em evidência, com performances de alto nível na competição. No total, 15 equipes integram a elite catarinense deste ano no circuito, mas 13 associações estiveram presentes no Santinho. Dois times deram WO neste fim de semana: praia do Rosa (ASPR) e de Itajaí (ASPI), o que acaba prejudicando na pontuação final do ranking.
A ASB de Barra do Sul começou o último dia de competição na liderança, controlando uma boa vantagem em relação à segunda colocada, que nessa altura era Garopaba (ASG). A primeira colocação chegou ser ameaçada em certo momento, mas com a sequência de baterias em todas as categorias, o time do extremo norte catarinense se consolidou ainda mais na ponta até a vitória.
A confirmação do título veio após a final do Longboard, quando Barra do Sul não poderia mais ser alcançada, para o delírio de seus componentes. Até este ano, Barra do Sul nunca havia vencido uma etapa no circuito Surfing Games Interassociações, e 2016 tornou-se um ano especial para os norte-catarinenses com esta segunda conquista seguida da ASB. “Para uma associação que nunca havia vencido ganhar duas etapas seguidas é um bom sinal nessa reta final na briga pelo título inédito”, comentou o chefe de equipe Balu Schroeder. A única associação norte-catarinense campeã foi a ASBC de Balneário Camboriú, que conquistou nove vezes o circuito, sendo a recordista de títulos no Estado.
A briga pela segunda colocação foi eletrizante e se manteve aberta até as últimas baterias do evento. Três associações se alternaram numa disputa ferrenha pela segunda colocação. No fim, prevaleceu a Associação de Surf de Garopaba (ASG), que confirmou a bela campanha nesta etapa e terminou com o vice-campeonato. Éuma motivação a mais para a equipe do sul do Estado, que reagiu no ranking, subindo para a quarta colocação e aposta tudo na última etapa em Imbituba (SC).
Surfistas renomados são atrações – Um circuito como o Interassociações sempre atraiu grandes nomes do surf nacional para a disputa. Cada associação pode convocar um profissional para fazer parte da equipe. Na etapa de Barra do Sul (SC) neste ano, a Associação Itapoaense de Surf (AIS) contou com o reforço do ex-top mundial Jihad khodr em seu time.
Nesta etapa do Santinho, foi a vez da Associação Francisquense de Surf (AFS) buscar outro nome de peso do surfe mundial: Peterson Rosa. Frequentador assíduo das ondas francisquenses desde garoto, Peterson não pensou duas vezes em aceitar o convite da associação local para defender o brasão da cidade. Ele disputou a categoria Master e perdeu na semifinal, mas sua aparição na competição foi uma das grandes atrações no fim de semana.
Outro surfista que colaborou com sua equipe, marcando valiosos pontos para ASG de Garopaba, foi o campeão brasileiro Master Roni Ronaldo. O eterno instinto competitivo do “galego” de Garopaba está mais apurado do que nunca, e ele cravou mais uma final em sua carreira vitoriosa.
Santinho de gala – Oito categorias foram disputadas nesses dois dias de campeonato, que tem uma dinâmica diferente das demais competições. O sistema implantado é o Fast Heat, com as baterias tendo a duração de 10 minutos e cada competidor podendo surfar apenas três ondas, sendo as duas melhores computadas. Nesse tipo de competição, a estratégia é um fator decisivo que tem influência direta no resultado.
Entre os destaques das finais desta segunda etapa, a categoria Junior teve a excelente performance na vitória de João Godoy, da ASJ Joaquina, virando na última onda em cima Leonardo Mendes da ASB Barra do Sul. Pela Master, Alvaro Bacana, da ASIS Ingleses e Santinho, mostrou seu conhecimento local e venceu diante de sua torcida e seus filhos.
Convocado para esta etapa, Léo Casal conquistou a segunda vitória na competição para ASJ da Joaquina na categoria Iniciantes. A Associação de Surf da Ferrugem venceu a Infantil, com o título de Lourenço Coufal. Josimar Pita levou a ASBC de Balneário Camboriú ao lugar número um do pódio, vencendo o Longboard.
A única vitória da líder ASB de Barra do Sul veio com Gabriela Leite na Feminina, mantendo o 100% de aproveitamento nesta categoria. Na primeira etapa, realizada em setembro, Caroline Provezano também venceu pela ASB na Feminina, ratificando o domínio nesta divisão.
Pelos Mirins, Fábio Martins levou a melhor, representando a AFS de São Francisco do Sul. A última final do dia reservou um dos melhores confrontos da competição. Victor Borges descolou um belo tubo pra direita, lhe rendendo 8,75 pontos, sendo uma das maiores notas do campeonato. Borges conquistou a única vitória para ASI de imbituba, que sediará a etapa decisiva.
“O nome Surfing Games Interassociações, juntamente com o formato fast heat, é patenteado por mim e pelo vice-presidente da Fecasurf, Jordão Bailo Jr. Como sempre comento, o esforço é enorme para realizar um evento desse porte, e toda logística que ele envolve. Quando se conclui o trabalho e a gente vê que tudo transcorreu perfeitamente, a sensação de objetivo cumprido gera uma enorme satisfação”, encerrou Aurélio Ramos, promotor do circuito.
Próxima etapa – A terceira e última etapa do Vida Marinha Surfing Games Interasociações 2016 acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, na praia da Vila em Imbituba, litoral sul do Estado. O evento define o título de melhor associação de surf em Santa Catarina neste ano, classificando as 12 melhores para a elite de 2017. As quatro últimas são rebaixadas, e terão que disputar a seletiva no ano que vem que classifica as quatro primeiras para o circuito principal.
Resultado
Open
1 Victor Borges (ASI) Imbituba
2 Ramiro Rubin (ASNLL) Lagoinha do Leste
3 Caetano Vargas (AIS)- Itapoá
4 Pedro Mendes (ASG)- Garopaba
Junior
1 João Godoy (ASJ) Joaquina
2 Leonardo Mendes (ASB)- Barra do Sul
3 Thomaz Miguez (ASG)- Garopaba
4 Luan Piazera (ASBC)- Balneário Camboriú
Mirim
1 Fábio Martins (AFS) São Francisco do Sul
2 Tayron da Silva (ASG)- Garopaba
3 Calan Kortz (ASF)- Ferrugem
4 Ryan Cordeiro (AIS)- Itapoá
Feminino
1 Gabriela Leite (ASB)- Barra do Sul
2 Rafaela Gluszczuck (ASJ)- Joaquina
3 Susa Leal (AFS)- São Francisco do Sul
4 Débora Rebelo (ASM)- Matadeiro
Iniciantes
1 Leo Casal (ASJ)-Joaquina
2 Gabriel Junior (ASG)- Garopaba
3 Artur Romão (AFS)- São Francisco do Sul
4 Gabriel Junkes (ASBC)- Balneário Camboriú
Longboard
1 Josimar Pita (ASBC)- Balneário Camboriú
2 Alex Leite (ASM)- Matadeiro
3 Guilherme Weinnmann (AFS)- São Francisco do Sul
4 Marco Kammers (ASB)- Barra do Sul
Master
1 Alvaro Bacana (ASIS)- Ingleses e Santinho
2 Marcio Leal (ASBC)- Balneário Camboriú
3 Leandro Elias (ASI)- Imbituba
4 Roni Ronaldo (ASG)- Garopaba
Infantil
1 Lourenço Coufal (ASF)- Ferrugem
2 Noah Machado (ASB)- Barra do Sul
3 Caetano Silveira (ASJ)- Joaquina
4 Kael Kortis (ASG)- Garopaba
Resultado por equipes desta segunda etapa
1 Barra do Sul (ASB)- 121 pontos
2 Garopaba (ASG)- 109 pts.
3 Balneário Camboriú (ASBC)- 108 pts.
4 Joaquina (ASJ) – 105 pts.
4 São Francisco do Sul (AFS)- 105 pts
6 Imbituba (ASI)- 97 pts
7 Itapoá (AIS)- 96 pts.
8 Ingleses e Santinho (ASIS)- 91 pts.
9 Matadeiro (ASM)- 84 pts.
10 Ferrugem (ASF)- 81 pts.
11 Bombinhas (ABS)- 73 pts.
12 Lagoinha do Leste (ASNLL)- 69 pts.
13 Extremo Sul (ASESUL)- 61 pts.
14 Itajaí (ASPI)- WO
14 Praia do Rosa (ASPR)- WO
Ranking após a segunda etapa
1 Barra do Sul (ASB)- 2000 pontos
2 Joaquina (ASJ)- 1629 pts.
3 São Francisco do Sul (AFS)- 1539 pts
4 Garopaba (ASG)- 1431 pts.
5 Balneário Camboriú (ASBC) 1400 pts.
6 Imbituba (ASI)- 1319 pts.
7 Itapoá (AIS)- 1.187 pts
8 Matadeiro (ASM)- 860 pts.
9 Ferrugem (ASF)- 774 pts.
10 Ingleses e Santinho (ASIS)- 760 pts.
11 Bombinhas (ABS)- 663 pts.
12 Lagoinha do Leste (ASNLL)- 568 pts.
13 Extremo Sul da Ilha (ASESUL)- 511 pts.
14 Praia do Rosa (ASPR)- 478 pts.
15 Itajaí (ASPI)- 349 pts.