Surfing Games

ASJ é campeã do Circuito

0

O cenário não poderia ser melhor para o encerramento do Circuito Vida Marinha Surfing Games 2015, que teve seu desfecho em ondas sensacionais na praia da Ferrugem, Garopaba, num final de semana ensolarado e de calor.

Após dois dias de disputas intensas, quem se deu melhor foi a ASJ – Associação de Surf da Joaquina, que esteve presente em sete finais nas oito categorias disputadas, conquistando sua segunda vitória consecutiva, e confirmando o título de 2015.

No sábado, com o mar em transformação e a presença de onze associações filiadas à Fecasurf, entidade máxima que rege o surf catarinense, o evento começou com a tradicional cerimônia das areias, onde cada equipe traz consigo um pouco da areia proveniente de sua praia, simbolizando a união de todas as associações em prol do surf catarinense.

Nesta etapa decisiva, duas associações chegaram empatadas na liderança do ranking: AFS – Associação Francisquense de Surf, vencedora da primeira etapa realizada em sua casa, São Francisco do Sul (SC) e segunda colocada na praia do Matadeiro, Florianópolis (SC) e a ASJ – Associação de Surf da Joaquina, que ficou na segunda colocação na primeira etapa venceu a segunda. Além das duas, outras associações remavam por fora em busca do título da temporada, como ASB – Associação de Surf Barra do Sul, que ficou em terceiro lugar nas duas etapas na pontuação geral, e a ASM – Associação de Surf do Matadeiro, que estava em ascensão no ranking. 

Disputa acirrada e emoção na decisão – O último dia de competição, no domingo, rolou com sol, praia cheia e ondas espetaculares (na casa de 1,5 metro) na praia da Ferrugem. A ASM da praia do Matadeiro iniciou na liderança por equipes, com uma boa diferença para as demais. Com uma recuperação sensacional a cada fase, a ASJ partiu rumo ao título numa arrancada bateria após bateria, chegando às finais a um ponto da equipe líder até aquele momento.

No Longboard, o experiente Alex Leite, do Matadeiro, conquistou a vitória de sua categoria, com esta final excepcionalmente realizada ainda no sábado. Pela Infantil, Luiz Mendes, ASB – Barra do Sul, ficou com o título e fez a festa da sua equipe. Na sequência, a categoria Master teve a vitória do surfista local e de larga experiência Roni Ronaldo, ASG – Garopaba, que fez as honras da casa e surfou em alto nível para sua torcida. A primeira vitória da ASJ – Joaquina veio com Lucas Vicente, que variou bastante seu arsenal de manobras, numa atuação impecável na categoria Junior.

A essa altura, após a vitória na categoria Junior, a ASJ – Joaquina pela primeira vez assumiu a liderança da etapa por equipes para não perder mais. Pra ratificar a primeira posição, em seguida foi a vez de mais um ASJ sair vencedor, com a vitória de João Godoi na categoria Mirim, e abrir vantagem para a segunda colocada ASM – Matadeiro.

Final Iniciantes na água, e Guilherme Marques, o “papa tudo” de sua categoria, venceu mais uma, desta vez para a ASBC – Balneário Camboriú, a associação que mais venceu o circuito interassociações desde sua primeira edição, com nove títulos. Marques venceu as três etapas deste ano, e ainda a última realizada no ano passado em Imbituba.

Na categoria Feminina, a campeã brasileira de 2015, e vice-campeã mundial na década de 2000 Jaqueline Silva, defendendo a ASJ – Joaquina, repetiu os resultados da primeira e segunda etapa e conquistou mais uma vitória. Fechando a grade de finais, a categoria Open contou com uma performance irretocável de Luan Wood, pela ASM – Matadeiro, que abusou nas manobras fortes jogando muita água a cada movimento, levando o caneco para o sul da ilha.

A disputa por equipes foi vencida pela ASJ – Joaquina, que conquistou a vitória desta terceira etapa, e conseqüentemente o título da temporada 2015. Em segundo ficou a ASM (Matadeiro), terceiro ASB (Barra do Sul).

Para Aurélio Ramos, promotor do circuito e envolvido no projeto desde a criação do Surfing Games, o resultado foi positivo em um evento que é diferenciado em sua essência.

“Em 2013 houve uma retomada deste projeto, quando realizamos apenas uma etapa. Em 2014 e 2015, formamos um circuito com três etapas e uma grande presença das principais associações do estado que estão em atividade, com ondas de qualidade em todas as etapas, o que é muito importante”, ressaltou.

“É importante essa parceria e esse aporte dos patrocinadores, como a Vida Marinha, para que o circuito continue evoluindo, e que em 2016 continue esse sucesso, com algumas modificações, como queremos implantar, por exemplo, uma seletiva que classifica quatro associações, que irão se juntar com as 12 primeiras já garantidas, totalizando 16 entidades para o circuito”, concluiu Aurélio. 

Resultados da terceira etapa

Longboard

1 Alex Leite – ASM
2 Otomar Ribeiro – ASG
3 Márcio Vilela – ASI
4 Marco Kamers – ASB

Infantil

1 Luiz Mendes – ASB
2 Leo Casal – ASI
3 Artur Romão – AFS
4 Caetano Silveira – ASJ

Master

1 Roni Ronaldo – ASG
2 Jean Thomaz – ASB
3 Guto Moreli – ASJ
4 Rodrigo Lins – ASIS

Junior

1 Lucas Vicente – ASJ
2 Rafael Venuto – ASM
3 Gustavo Ramos – AFS
4 Pedro Mendes – ASG

Mirim

1 João Godoi – ASJ
2 Leonardo Barcelos – ASI
3 Edson de Pra – ASB
4 João Pedro – ASM

Iniciantes

1 Guilherme Marques – ASBC
2 Ryan Cordeiro – AIS
3 Arian Guimarães – ASB
4 Wallace Vasco – ASJ 

Feminino
1 Jaqueline Silva – ASJ
2 Gabriela Leite – ASB
3 Camila Prado – AIS
4 Manuela Pacheco – ASIS

Open

1 Luan Wood – ASM
2 Ronaldo Silveira – ASJ
3 Alcides Lopes Neto – AFS
4 Bruno Moraes – ASPR

Por equipes- terceira etapa- Garopaba

1 ASJ (Associação de Surf da Joaquina)
2 ASM( Associação de Surf do Matadeiro)
3 ASB (Associação de Surf de Barra do Sul)
4 ASG (Associação de Surf de Garopaba) 

Ranking final 

1 ASJ (Joaquina)
2 AFS (São Francisco do Sul)
3 ASB (Barra do Sul)
4 ASM (Matadeiro)
5 ASG (Garopaba)
6 ASBC (Balneário Camboriú)
7 ASI (Imbituba)
8 AIS (Itapoá)
9 ASIS (Ingleses e Santinho)
10 ASPR (Praia do Rosa)
11 ASESUL (Extremo Sul da Ilha)
12 ASPI (Praias de Itajaí)
13 ABS (Bombinhas)
14 ASPM (Praia Mole)
15 ASMP (Moro das Pedras)