ASP: 30 anos no comando

Gold Coast, Austrália 2005

ASP comemora neste ano o trigésimo aniversário. Foto: Nancy Geringer.

Começa mais uma temporada de competições promovidas pela Association of Surfing Professionals (ASP), entidade que controla o surf mundial com os circutos WCT e WQS masculino e feminino.

 

Fundada em 1976, neste ano a ASP comemora o trigésimo aniversário.

 

São 12 etapas no WCT Masculino e 51 do WQS, isso sem contar com o Feminino, além de categorias especiais como o Longboard, Masters e Pro Júnior.

 

No momento, a associação está a todo vapor com o início do Quiksilver Pro e do Roxy Pro 2006, abertura do mundial 2006.

Australiano Wayne Bartholomew, campeão mundial em 78, está no comando da entidade. Foto: Guto Amorim.

 

A sede da entidade está localizada em Coolangatta, em frente à praia de Greenmount, conhecida como terceira seção do Superbanks.

 

Para a galera que trabalha na sede não é tarefa fácil cumprir o expediente diário de segunda à sexta-feira, entre 9 e 17 horas, de frente a uma das ondas mais perfeitas do planeta.

 

“Às vezes tenho que arrumar um ‘break’ entre uma reunião e outra, pegar minha prancha e correr para a praia surfar”, comenta Renato Hickel, brasileiro que trabalha há cerca de 15 anos na entidade, atualmente Tour Manager das etapas do circuito masculino.

 

A equipe da ASP envolve profissionais em áreas expecificas e segue os padrões de grandes empresas, movimentando anualmente divisas em torno de US$ 7.761 milhões.

 

##

 

Renato Hickel na sede da ASP. Foto: Eduardo Amorim / Superbanks Image.
No entanto, na ASP os Tops 45 são os donos, ou melhor, os acionistas. O comandante-geral é Wayne “Rabbit” Bartholomew, lendário surfista australiano campeão mundial de 1978.

 

Brodie Carr é o diretor-executivo e braço forte da organização.

 

Quem cuida da saúde financeira é o diretor Greg Bedgood.

 

Enquanto Renato Hickel trabalha nas etapas do WCT Masculino, Karen Green tem a mesma função no WCT das garotas.

 

 

Sede da ASP está localizada na Gold Coast, Austrália. Foto: Eduardo Amorim / Superbanks Image.

A equipe conta ainda com Wayne Dart e Melissa

Buckley na assessoria de imprensa,

bem como os brasileiros Mano Ziul e Robson Andueza, responsáveis pelo website e pelo sistema de scores online e toda tecnologia de transmissão ao vivo das etapas pela internet.

 

Também fazem parte da equipe a cativante Holly Thoburn, secretária-executiva da entidade, que conta ainda com uma equipe temporária nas áreas de eventos, jurídica, financeira e
comercial.

 

Os atletas são representados pelo conselho de surfistas, dirigido pelos australianos Paterson e Kierren Perrow.

 

O catarinense Ícaro Cavalheiro, representante do comitê de juízes da ASP, completa a relação do staff internacional da FIFA do surf.

 

 

Exit mobile version