ASP altera nome da divisão de acesso

Neco Padaratz surfando em Sunset Beach Hawaii.

Neco Padaratz é bicampeão da divisão de acesso do circuito mundial, que agora passa a ser chamada apenas de Qualifying Series (QS). Foto: Kleber Pires.
A partir de agora, a divisão de acesso do circuito mundial será chamada apenas de Qualifying Series (QS).

 

A remoção da palavra “world” (que significa mundo ou mundial) foi aprovada na última semana pela Association of Surfing Professionals (ASP).

 

Segundo dirigentes da entidade, a palavra estava causando confusão quanto ao verdadeiro campeão mundial.

 

“Agora ficará mais claro que a ASP tem somente um campeão mundial: o campeão do WCT. Sem querer desmerecer ninguém, não podemos esquecer que o campeão do QS nada mais é do que o número 28 do ranking no ano seguinte”, explica Renato Hickel, Tour Manager da entidade.

 

Já existia um forte movimento na ASP para remover a palavra “world” do WQS. De acordo com Hickel, quando o título da divisão de acesso é conquistado por um atleta do WCT que não se classificou entre os 27 primeiros, e isso já aconteceu algumas vezes, a conotação que muitos meios de comunicação dão ao título chega a ser maior do que um vice-campeonato no WCT, ou mesmo Top 3, Top 5 ou Top 10.

 

“O caso do Brasil agora é clássico. Peterson Rosa foi Top 10 no último circuito e acredito que a mídia dará muito mais atenção ao título do WQS do Neco. Mais uma vez, não estou querendo desmerecer as campanhas de ninguém, mas crédito tem que ser dado onde crédito é devido e não resta a menor dúvida de que o título mundial e os Top 45 estão no WCT. Não podemos fazer comparações do WCT com o WQS”, finaliza o Tour Manager.

 

 

Exit mobile version