World Tour

ASP explica unificação

Marco Polo segue focado em obter bons resultados

Marco Polo é uma das novidades do World Tour em 2010. Foto: Munir El Hage.

A Association of Surfing Professionals (ASP) vai implantar em 2010 um ranking mundial unificado do ASP Dream Tour com o World Qualifying Series (WQS) para a categoria masculina.

 

O conceito do “ASP One Ranking” é fazer com que os grandes eventos da ASP – ASP Tour e os principais do WQS – determinem os surfistas que formarão a divisão de elite do esporte.

Os pontos no novo “ASP One Ranking” começam a ser computados no início da temporada 2010 no Peru, que abre o WQS com uma etapa nível 1 estrela em San Bartolo nos dias 15 a 17 de janeiro.

 

Entretanto, esta primeira temporada será o ano da transição, para que a ASP assegure-se de que os pontos estejam corretos no transcorrer dos eventos do WQS com os do ASP Dream Tour, até o fechamento do ranking no final do ano.

Abaixo um breve sumário do “ASP One Ranking” e da definição do campeão mundial. O novo sistema será iniciado em 2011, porque será a primeira temporada cheia depois do ano da sua implantação.

ASP One Ranking para 2011

1 Cada surfista passará a computar os seus oito melhores resultados no “ASP One Ranking” a partir de 2010. Estes resultados podem ser de qualquer evento do ASP Dream Tour ou do ASP World Qualifying Series (WQS).

2 No ASP Dream Tour 2011, eles começam a substituir os resultados de 2010, mas continuarão somando sempre os seus oito melhores resultados dos últimos 12 meses. Essencialmente, o ranking mudará constantemente durante toda a carreira dos atletas, pois os anos subsequentes funcionarão da mesma maneira.

3 Exemplo: se um surfista computar o resultado do Quiksilver Pro Gold Coast 2010 e conseguir um melhor no mesmo evento em 2011, só poderá registrar um deles no “ASP One Ranking”. Então, terá que trocar o pior pelo de outra etapa, ou seja, do nono melhor resultado dos últimos 12 meses, mesmo que tenha menos pontos do que o Quiksilver Pro 2010.

 

4 Os surfistas não poderão registrar o mesmo evento duas vezes entre os seus oito melhores resultados computados nos eventos realizados durante o período de 12 meses.

5 O “ASP One Ranking” vai indicar os 32 surfistas que formarão o ainda mais seleto grupo do ASP Dream Tour, que poderá ser modificado durante a temporada. A ASP está projetando que as mudanças poderão ocorrer a cada três eventos ou três meses, mas em 2010 será analisado melhor a unificação do ranking até o fim do ano.

6 Os pontos para cada temporada serão finalizados assim que o calendário do ano seguinte for anunciado oficialmente.

7 O campeão do mundo será determinado contando somente os resultados do ASP World Tour. A novidade é que todos os anos, haverá uma maior renovação entre os candidatos ao título durante a temporada.

2010, o ano da transição

A temporada 2010 será o ano da transição para o “ASP One Ranking”. Os pontos começam a ser computados no Peru, que vai abrir o WQS nos dias 15 a 17 de janeiro em San Bartolo.

 

A ASP South America também promove os primeiros grandes eventos da temporada, ambos com nível 6 estrelas, o Maresia Ceará Surf International em 26 a 31 de janeiro em Paracuru, seguido pelo tradicional Hang Loose Pro Contest de 02 a 07 de fevereiro em Fernando de Noronha (PE), primeiro “prime location” de pontuação máxima do ano na Divisão de Acesso para o ASP World Tour.

Os top 45 da ASP (os 27 melhores do ASP Tour 2009, os 15 do WQS 2009 e três convidados) começarão 2010 como nos últimos anos, no primeiro evento do ASP World Tour, o Quiksilver Pro Gold Coast na Austrália.

Depois do quinto evento do ASP Tour 2010, o Billabong Pro Teahupoo no Tahiti, a elite será reduzida para os 32 primeiros dos 45 que se qualificaram para o início da temporada. Depois da etapa final do ASP World Tour 2010 (o Billabong Pipeline Masters no Hawaii), a ASP determinará o novo grupo dos 32 surfistas para a elite de 2011, que deverá ser formado pelos 22 primeiros colocados no ranking final do ASP World Tour 2010, com os dez do “ASP One Ranking”.

ASP South America anuncia mais novidades para 2010

 

Depois de anunciar o calendário mais rico da história do WQS, a ASP South America apresenta mais duas novidades para 2010, uma etapa de nível 4 estrelas no Farol de Santa Marta, em Laguna (SC), e uma de 6 estrelas em cidade a definir no litoral norte de São Paulo. Além disso, o SuperSurf International também oficializou os locais das suas quatro etapas que vão estrear no Mundial WQS, depois de 10 anos promovendo a Divisão Principal do Brasileiro.

 

No total, em 2010 serão organizadas pela ASP South America doze etapas do WQS masculino no Brasil, mais duas no Peru e uma no Chile, uma do WQS feminino no Brasil e uma no Peru, além de duas do ASP Longboard Qualifying Series no Brasil e uma de nível máximo no Peru e seis etapas das seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP, com cinco delas programadas para o Brasil depois de serem inauguradas no Chile.

Confira abaixo o calendário da ASP South America para 2010 (Masculino e Feminino)

Jan 15 a 17 – WQS 1 estrela-M – Movistar Pro em San Bartolo – Peru
Jan 23 a 24 – WQS 1 estrela-F – Movistar Pro em San Bartolo – Peru
Jan 26 a 31 – WQS 6 estrelas-M – Maresia Ceará Surf International em Paracuru (CE)
Fev 2 a 7 – 6 star “Prime”-M – Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE)
Fev 6 a 7 – WQS 1 estrela-M – Reef Mancora Pro em Mancora – Peru
Mar 2 a 7- WQS 4 estrelas-M – SuperSurf International no Costão do Santinho, Florianópolis (SC)
Abr 21 a 2 – ASP World Tour – Hang Loose Santa Catarina Pro na Praia da Vila, Imbituba (SC)
Mai 4 a 9 – WQS 5 estrelas-M – SuperSurf International na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Mai 11 a 16 – WQS 6 estrelas-M – Saquarema Surf Pro International na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
Mai 17 a 23 – WQS 6 estrelas-M+F – Maresia Surf International na Praia Mole, Florianópolis (SC)
Mai 25 a 3/6 – WQS 5 estrelas-M – Arica Pro Challenge em El Gringo, Arica – Chile
Jun 8 a 13 – ASP Tour Feminino – Movistar Peru Classic em Lobitos, Piura – Peru
Jun 22 a 27 – WQS 4 estrelas-M – Santa Marta Pro no Farol de Santa Marta, Laguna (SC)
Set 28 a 3/10 – WQS 6 estrelas-M – SuperSurf International na Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
Out 5 a 10 – WQS 6 estrelas-M – Praia Brava, Itajaí (SC)
Out 12 a 17 – WQS 6 estrelas-M – praia a definir no litoral norte de São Paulo
Out 19 a 24 – WQS 6 estrelas-M – Oakley apresenta Rio Surf Pro International na Praia do Arpoador (RJ)
Out 26 a 31 – WQS 6 estrelas-M – SuperSurf International na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

ASP Longboard Qualifying Series

Jan 27-31 – LQS 6 estrelas – M – Huanchado Longboard Pro – Huanchaco, Trujillo – Peru
Set 16-19 – LQS 3 estrelas – M e F – Pena Bahia International Longboard Classic em Salvador (BA)
Set 23-26 – LQS 3 estrelas – M e F – Pena Pernambuco International Longboard Classic em Ipojuca (PE)

ASP South America Pro Junior Series – Sub-20

Mar 19 a 21 – Grade 3 M + 2 F – Billabong Pro Junior Series em Punta del Lobos, Pichilemu – Chile
Mar 26 a 28 – Grade 3 M + 2 F – Quiksilver Pro Junior na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Abr 16 a 18 – Grade 1 M + 1 F – Barra do Sul Pro Junior em Balneário Barra do Sul (SC)
Jul 30 a 1/8 – Grade 1 M + 1 F – Mormaii Pro Junior na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
Ago 6 a 8 – Grade 1 M + 1 F – São Chico Pro Junior na Prainha de São Francisco do Sul (SC)
Ago 25 a 28 – Grade 5 M + 2 F – Billabong Pro Junior Series em praia a definir no litoral norte de São Paulo

Exit mobile version