O primeiro Fórum Regional do Mar começou na última quarta-feira no Centro de Eventos da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) em Torres (RS).
O evento tem o objetivo de integrar o público científico e acadêmico, organizações civis, governamentais e privadas, das áreas de saúde, meio ambiente e turismo, na gestão dos ambientes costeiros.
Outro objetivo é compreender a biodiversidade e os bens naturais como elementos vitais para o desenvolvimento turístico e qualidade de vida.
Com a presença de muitos pesquisadores e palestrantes, a ideia é estimular o recolhimento, gestão e partilha de informações referentes aos ambientes costeiros, para promover intercâmbios sistemáticos entre as áreas de saúde, meio ambiente e turismo.
No primeiro dia foi prestada uma homenagem ao agrônomo e ambientalista Nabor Guazzelli. A partir desta edição do Fórum o prêmio Mérito Ambiental Nabor Guazzelli, que será entregue para destaques e personalidades que militam em defesa do meio ambiente.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito municipal de Torres, João Alberto Cardoso, Leila Afonso, representante do ministério do Meio Ambiente, Gustavo Canella, secretário municipal de Meio Ambiente de Torres, Carlos Freitas, presidente da Associação dos Surfistas de Torres (AST), entre outras autoridades.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Torres, Gustavo Canella, explicou como surgiu Fórum do Mar. “Sentimos a necessidade de aproximar pessoas que pensam e realizam atividades em prol da preservação ambiental. Batemos na porta da Cadiz e da Corsan que de pronto se engajaram em nosso projeto. Todos estão de parabéns”, comenta Gustavo.
O presidente AST, Carlos Freitas, destacou a importância de unir a sociedade para a preservação ambiental. “Desde que assumi a AST sempre busquei agregar pessoas nesta luta. Sempre buscamos preservar o meio ambiente. Os surfistas, banhistas, todos em nossa cidade, devem viver em harmonia com o mar. Este Fórum serve para debatermos ideias e chegarmos a soluções de velhos problemas em nossas praias”, aponta Carlos.
Depois da abertura oficial, o professor chileno Sérgio Molina apresentou a palestra Turismo Creativo: o fim da competitividade.
“Para ter um bom aproveitamento com o turismo criativo é necessário romper com barreiras, abrir o pensamento para o novo. O turismo criativo depende de aproveitar todas as capacidades que existem na comunidade, é preciso ativação da memória”, afirma Molina.
Outra atividade de destaque foi o workshop Gerenciamento Costeiro: planejamento e gestão, mediado pelo professor da Ulbra Torres, Walter Nisa Castro Neto.
O evento reinicia nesta quinta-feira a partir das 14 horas.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site Forum do Mar ou entre em contato com a comissão organizadora pelo telefone (0xx51) 3664-1411.